sexta-feira, 31 de julho de 2009

Tabira em festa

BLOG TABIRA HOJE
A notícia na hora certa!

SÁBADO ACONTECE A PRIMEIRA CORRIDA AMIGOS DA NATUREZA

No próximo dia 1º de agosto acontece a primeira edição da Corrida Amigos da Natureza. o evento é realizado pela ACORJA – ASSOCIAÇÃO DOS CORREDORES DO BAIRRO DA JAQUEIRA (RECIFE-PE) em parceria com a Secretaria de Juventude e Meio Ambiente.
Confira a programação:
6H DA MANHÃ – CONCENTRAÇÃO, VERIFICAÇÃO DE PRESSÃO E AQUECIMENTO DOS ATLETAS EM FRENTE A IGREJA MATRIZ;

7H DA MANHÃ – LARGADA DA MINI MARATONA NA PRAÇA GONÇALO GOMES PERCORRENDO O SEGUINTE ROTEIRO:
AV. RAUL PEREIRA AMORIM
AV ANTONIO PEREIRA AMORIM
RODOVIA JOÃO PAULINO DE MELO
ESTRADA DA FAZENDA NOVA ATÉ A LOCALIDADE DENOMINADA “PONTO CERTO” SEGUINDO DAÍ ATÉ O POVOADO DA BORBOREMA PERFAZENDO UM PERCURSO TOTAL DE APROXIMADAMENTE 14Km ATÉ O SEU FINAL

10H DA MANHÃ – PLANTIO SIMBÓLICO DE ÁRVORES NO POVOADO DA BORDOREMA;

12H DA MANHÃ – RETORNO DOS PARTICIPANTES EM ÔNIBUS PRÓPRIO E ENCERRAMENTO DA I MINI MARATONA AMIGOS DA NATURTEZA NO BAR DO ARROZ (SÍTIO POCINHOS)

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM! CALCE O SEU TÊNIS E VISTA SUA CAMISETA E VENHA PARTICIPAR DESTE GRANDE EVENTO ESPORTIVO E AMBIENTAL.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Mais da Ultra Maceió-Recife


Frase do dia:
"O saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes." [ Cora Coralina ]
Relatos de amigos Acorjianos e fotos desta inesquecível Ultramaratona Maceió-Recife:
Jacqueline Rego
Pessoal,
Foi realmente maravilhoso!!! Indescritível!!!
Na 2a. feira eu ainda estava flutuando, meio sem acreditar que tinha conseguido me superar.Além de ter sido um treino muito bom, foi também uma experiência de vida espetacular.Certamente, após uma experiência como essa, evoluimos não só como atletas, mas como pessoa.
Foi muito legal o espírito de colaboração entre os integrantes de nossa equipe. A vibração de um com a superação do outro. Flávio, Tom, Júlio, Paulo Sobral!!!As brincadeiras sadias, com Júlio e Paulo Sobral que eles, por sinal, deveriam me agradecer, porque a "onda" que eu tiro com eles, vale mais que um gatorade. ("Júlio, tu é mago, cuida em comer carne vermelha não, misera!!!"

À organização e logística de Flávio Lemos, a equipe não tem palavras para agradecer.O carinho e a compreensão de todos os componentes do grupo, uns com os outros, nos fez esquecer o cansaço e manter o sorriso e o bom humor ao fornecer apoio ao companheiro que estava correndo.

Na verdade podíamos sentir a satisfação de todos durante toda o percurso. O verdadeiro espírito de solidariedade e cooperação. Quero também registrar agradecimento às demais equipes que vibraram conosco. Nos incentivaram no percurso.Palavras e até aplausos de incentivo!!!Valeu mesmo pessoal!nhac nhac

Flávio Lemos





Três frases ficarão guardadas em nossa memória:
· Dessa vez saímos do prumo da normalidade (flávio)
· Nós sofre, mas nós gosta...(P. Sobral)
· Ai ai ai... que equipe do ca...(time)

"SE AVEXE NÃO" chegou em último lugar com muito orgulho sim senhor, mas ficou em 1º lugar no coração de nossas famílias. Desculpe-nos, mas nosso time teve de longe a melhor performance em matéria de sinergia e integração, parece que foi escolhido a dedo. Foi mais que uma prova, foi um desafio, um prazer correr sem esse espírito de competição e sim de superação. Minha nossa que sol fez naquele sábado... quanta serra...às vezes não quero ne lembrar (rs rs rs), quanta incerteza do clima no domingo, que calor...PQP. Parabéns a todos os integrantes do SE AVEXE NÃO! Obrigado a todos. Vocês fizeram a diferença. Na verdade substitui nosso amigo Paulo Lins (Picanha) por questões de contusão que logo estará de volta. Senti muita falta de alguns amigos que prefiro não citar mas poderiam estar conosco. Quem sabe nas próximas, vcs não sabem o que perderam. Segue nosso rendimento para guardar em nossos corações.

Parabéns a todos os atletas, vcs são ultramaratonistas. Qta garra vcs tem.
Agradecemos a todos que deram apoio durante o percurso a mais essa "doida jornada", vcs são show...
Somos também muito grato a todos aqueles (parentes, amigos e família) que suportaram nossa "insanidade", compreenderam nossa intenção e porquê não, incentivaram e torçeram por nós.
Não poderia de deixar de parabenizar ao grande líder Lula e nosso amigo Almir, posso literalmente imaginar o incansável trabalho e coragem de fazer esse evento, Vcs não sabem o que estar por trás de todo esse planejamento, e a troco de quê?.......... amor e crença no que se faz.

Agradeçemos ao Senhor nosso DEUS, que estava com toda certeza acompanhando em todos os momentos os atletas durante cada metro de nosso percurso e abençoando nosso propósito. Se tudo isso aconteceu e da forma que aconteceu, é porque teve seu consentimento. Obrigado DEUS, porque vc é muito bom. Obrigado por existir a família ACORJA.

Como sempre diz nosso líder Lula, VALEU CAMPEÕES!!! aguardem futuros ultra-desafios.

Paulo Sobral


Se tivesse que definir um nome para a nossa equipe,cometeria certamente alguma injustiça,pois um nome só seria pouco,então vamos lá....sintonizados;cúmplices;irmãos;amigos;apaixonados por um propósito comum e por ai vai....!!!Muito obrigado a todos integrantes(Jaque,Flávio,Júlio,tom)!!!
Queria também agradecer a DEUS por tudo correr bem com esse desvio do prumo da normalidade,como Flavinho Lemos bem citou!!Lula e seus colaboradores fiéis com sempre impecáveis e melhor ainda,inspirando pessoas a realizar esses sonhos que cada vez mais,somente parecem ser inatingíveis,somente parecem......!!!!!
Obrigado a todos vcs por um final de semana perfeito, irretocável!!!!Amo todos vcs!!!

Juliana Job



Então vamos lá:

*Uma frase,não!Uma música:"...e ainda se vier,noites traiçoeiras,se a cruz pesada for,Cristo estará contigo,o mundo pode até,fazer você chorar,mas Deus te quer sorrindo..." *Um homem:Almir!Coração valente,um herói nesses dois dias,se agigantou,enquanto nossos corações estavam apertados,aflitos,apreensivos...e chegou!!!
Bravamente,como um guerreiro Acorjiano,fazendo jus a famosa frase de Lance Armstrong:A dor é temporária,mas se você não desistir,o orgulho será eterno..."

*Um momento: Enquanto corria e o desânimo diante das ladeiras parecia querer tomar conta,de repente vinha Lula:"-Minha filha,você está muito bem,muito bem,vamos lá guerreira!",ou Levi:"-Vamos Ju,você está bem demais...",ou Almir:"-Vai gostosa,já está terminando...",ou Paz,sempre cantando,ou Mousse de chocolate:"-Vai delícia de abacaxi..."como não ter gás para seguir em frente... *Um lugar:O matinho...kkkkkkkkkkkkk!!!Minha equipe sabe muito bem porque. ...E agora,como disse a Lula,quando vejo as outras pessoas,sinto que somos diferentes de alguma forma.Esses dois dias se tornaram eternos,neles em si:momentos,pessoas,lugares por onde passamos...que fazem tanta coisa ganhar um lindo sentido!!!

A corrida é fantástica,mas as pessoas com as quais treinamos,tenho certeza,foram unidas por Deus,para melhorar a vida umas das outras. Obrigada a Deus,porque me dá ânimo,saúde,amigos e lugares tão lindos para correr. Obrigada a minha Equipe:Almir,Levi,Paz...nós fomos cúmplices,um só corredor feito em cinco,uma só vontade.
Obrigada Lula(O Semeador de Sonhos),meu amigo...nossas conversas no percurso,suas palavras...por isso sempre digo:onde você for,eu vou atrás!!! Obrigada a todos os meus amigos,companheiros de estrada,desbravadores malucos,NÓS IREMOS AINDA,MUITO MAIS LONGE!!!
Dedico essa corrida a minha família,em especial a pequena Beatriz,a mais nova estrela em minha vida,o meu mais novo estímulo...








segunda-feira, 27 de julho de 2009

Ultramaratona Maceió- Recife

Frase do dia:
"Nós saimos do prumo da normalidade!!!". (Flávio Lemos, ao comentar a nossa loucura de participar dessa ultramaratona)

Simplesmente sensacional!!!!

A 3º Ultramaratona de Revezamento da Acorja de 273 kms foi um sucesso.

Sinto um orgulho muito grande de ter participado dessa corrida histórica.
O convívio íntimo desses 2 dias com minha equipe foi muito importante para fortalecermos uma amizade para sempre. Paulo, Jacque, Flávio e Tom, obrigado por cada um desses momentos que me fortaleceram espiritualmente e para sempre ficarão guardados no meu coração.

Todos as 7 equipes e os sortudos 35 participantes sempre que passarem por aqueles 273 kms de Maceió até o Recife, sentirão uma alegria e uma emoção única para toda a vida.

Todas aquelas dificuldades como aquele SOLZÃO do primeiro dia, aquelas ladeiras sem fim, aquela cumplicidade das equipes, as brincadeiras, a disputa metro a metro, a beleza do cenário, culminando com a solidariedade e a união de todos, fizeram com que a ACORJA se unisse mais e desse um grande passo a desafios maiores.
Agradecimento especial ao nosso grande comandante LULA. Valeu Campeão!!!!!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

3ª Ultramaratona de Revezamento - Maceió-Recife

Frase do dia:

"O amor é o significado final de tudo o que nos rodeia. Não é um simples sentimento, é a verdade, é a alegria que está na origem de toda a criação." [ Rabindranath Tagore ]

Continuo a semana sem treino, mas o desânimo está passando...
E tem que passar mesmo, pois amanhã vai ter a 3ª Ultramaratona de Revezamento da ACORJA.

Serão 273 kms, e cada equipe será formada por 5 corredores. A minha equipe terá Jacqueline, Tom (ex gordo), Flávio Lemos, Paulo Sobral (meu padrinho) e o cansado "Julinho de Seu Júlio".

Serão 2 dias de corridas. A largada será na praia de Pajuçara - Maceió, em frente ao Hotel Íbis.



O largada será às 5:00 hs e , cada atleta fará um percurso de 27 kms , chegando até a linda cidade praiana de Maragogi - AL. O total deste primeiro dia será de 135 kms. Dormimos um sono tranquilo, já que no outro dia cedinho recomeça a competição.


O 2º trecho sai de Maragogi, também às 5:00 hs , e o ponto final após 138 kms, será no Parque da Jaqueira, sendo que o primeiro corredor fará 30 kms, e os demais já com o SOL na cabeça, fazendo 27 kms até a apoteose final.

Vou levar o laptop e quando estiver no apoio vou informando os progressos de cada equipe.
FUIIIIIIIIIIIII.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Um treino para ser esquecido

Frase do dia:
"Não há nada mais irônico ou contraditório do que a vida em si." [ Robert De Niro ]

Tem dias que a gente prefere esquecer. Que era melhor ficar dormindo o dia todo...
Bom, em relação aos meus treinos de corrida, pela primeira vez experimentei uma sensação diferente. É como se as pernas estivessem pesando uns 100 quilos, um cansaço , um mal estar, resumindo, foi um treino péssimo.

Meu plano era fazer 10 kms num ritmo forte. O clima nublado ajudava, e até que comecei bem.
No km 4, já estava querendo parar. Me senti impotente, cansado, chateado e outros "ados".

Li uma vez em uma revista, que existe um hormônio (cortisol) que é liberado na corrente sanguínea toda vez que nos chateamos ou estamos um pouco estressados. O remédio é administrar o estresse emocional do dia a dia e evitar os treinamentos "nesses dias".

É esperar os próximos dias para ver se esse tal hormônio cortisol saia de mim!!!!

domingo, 19 de julho de 2009

42.195 metros X Forerruner GPS 305

Frase do dia:


"O que importa na vida não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!" [ Cora Coralina ]


Mesmo perdendo essa preciosidade com apenas 6 meses de uso e sem nenhum motivo aparente, sou fã incondicional do relógio forerruner 305 da Garmin. Comprei outro logo em seguida, na Maratona da Disney (sem garantia). Agora correr sem ele, é como se faltasse alguma coisa...


Já estou de olho no 310, uma evolução do 305. Bateria com 20 horas ( olha a COMRADES aí) e resistente a água (50 metros de profundidade).




Assim como criar um blog ele é um grande aliado tecnológico para os corredores amadores.


Fazendo um comparativo das 5 maratonas Brasileiras que participei este ano, houveram algumas distorções com a distância correta, os famosos 42.195 metros.

Fica uma pergunta no ar:
Os organizadores estão querendo aumentar os nossos limites, ou há imprecisão nesses GPS????


Maratona

Maratona de Florianópolis (19/04) Garmin 42.400 metros Diferença 205 metros


Maratona de Porto Alegre (24/05) Garmin 42.580 metros Diferença 385 metros


Maratona de São Paulo (31/05) Garmin 42.620 metros Diferença 425 metros


Maratona do rio de Janeiro (28/06) Garmin 43.090 metros Diferença 895 metros


Maratona de Brasília (12/07) Garmin 42.740 metros Diferença 545 metros

sábado, 18 de julho de 2009

Longão da Acorja

Frase do dia:
"Ajudar as pessoas que precisam é uma parte boa e essencial da minha vida, um tipo de destino." [ Princesa Diana ]

Um pouco cansado, mas feliz de correr com a Acorja mais um longão.
Com essa turma não dá preguiça de acordar tão cedo, além de diminuir a "ingesta" alcoólica na sexta. Tem que dormir cedo, senão perde esse encontro animado de viciados corredores!!!

O percurso total era de 27 kms, mas eu fiz 10,5 kms até a entrada de Brennand e voltei com meu mano Clode pela Caxangá, até o viaduto do Carrefour, completando 20 kms.
Depois fui caminhando até a Jaqueira para esperar a galera, tomar o famoso café Acorjiano e "escutar" as conversas compriiiiiiiidas de Murilo - Bode.



sexta-feira, 17 de julho de 2009

Recordar é viver

Frase do dia:



Amanhã tem o longão de 27 kms do Parque da Jaqueira até a Usina de Brennand, retornando ao parque.

No ano passado em 15/03/2008, fiz uma parte deste trecho, pois ainda era muito "novo" em corridas. Foi um dia muito especial em que pela primeira vez corri com a "lenda" LULA.
É animador constatar minha evolução. Devo muito a vocês amigos Acorjianos.

Copiei do meu blog antigo o relato deste dia inesquecível!!!


15/03/2008
Eu corri com a "LENDA"

A emoção de correr com a "lenda" Lula da ACORJA foi demais. Saímos às 5:30 da Jaqueira. Tinha em torno de 35 corajosos corredores. Uns iriam até a Universidade Rural e os "doidos" foram até Brennand (abraçam o pé de manga) e voltam pra Jaqueira(27 km). Eu fiz a escolha de ir até Brennand acompanhando Paulo Sobral,Ricardo e a "lenda" Lula.

Consegui chegar e beijar o pé de manga ,agradeci pela excelente oportunidade de estar entre aquelas "feras" e continuei sozinho até a Rodoviária (TIP).

O percurso que eu fiz foi de aproximadamente 15 km e conclui num tempo de 1 hora e 21 minutos. Até agora estou excitado e agitado. A endorfina hoje está transbordando.Estou muito feliz . Vê meu sorriso:

quarta-feira, 15 de julho de 2009

De volta aos treinos

Frase do dia:

"Se o tempo é o mais caro, a perda de tempo é o maior dos desperdícios." [ Benjamin Franklin ]

Depois da difícil Maratona de Brasília, já estou de volta aos treinos.

Ontem corri 7 kms no parque da jaqueira em ritmo lento, somente pra dar uma relaxada na dolorida musculatura.

Hoje acordei às 4:30 da manhã (é muita secura!!!), e fui até a praia de Boa Viagem para o treinamento de areia fofa com a Acorja.
Fiz 10 kms em 1 hora e 06 minutos, intercalando areia fofa e areia dura.
É um treino muito forte e que exige muito, mas para os desafios que virão no futuro, tenho plena consciência que estou no caminho certo.

A preguiça de ter que acordar tão cedo é esquecida tão logo encontro os amigos da Acorja e vemos o sol nascer na bela praia de Boa Viagem. Imperdível!!!




Informações adicionais


Andar fortalece e modela as pernas, tonifica bumbum e barriga, ativa a circulação e aprimora a capacidade cardiovascular e respiratória. Até aí, nada de novo. Porém, quando você opta por praticar a caminhada na areia, acaba acrescentando intensidade ao exercício e sai ganhando em benefícios. “Nessa superfície chega-se a gastar 2 vezes mais energia do que na esteira ou no asfalto, porque o terreno oferece resistência extra”, destaca o professor Ronaldo Rumão, da academia Fit Arena (SP).

Coxas, panturrilhas e bumbum são as partes mais solicitadas durante o treino na areia. Quando a praia escolhida é de areia fofa, então, dá-lhe também esforço abdominal, a fim de manter o equilíbrio diante das irregularidades do pavimento e da dificuldade de deslocamento.
Todo cuidado é pouco.


Mario Sérgio Andrade Silva, diretor técnico da assessoria esportiva Run & Fun (SP), alerta para o perigo de encarar a caminhada na areia como um relaxamento. “É mais agradável do que andar na academia ou na rua, mas também mais pesado, pois oferece sobrecarga. Por isso é importante estar condicionada, seguir um programa de treinamento de acordo com o seu preparo físico e ir com calma”, diz.


Uma dica é alternar terreno duro num dia e fofo no outro, para não desgastar demais a musculatura e passar o dia seguinte dolorida. Antes de começar, atenção ao circuito: nas praias de terreno inclinado o ideal é procurar um trecho plano, geralmente afastado do mar. Já na areia fofa, os desníveis no solo são um prato cheio para torções e incidentes no percurso. Tênis próprio para caminhada, principalmente quando for andar em terreno duro, é indispensável para evitar acidentes ao pisar em pedras, espinhos, conchas pontiagudas ou pedaços de vidro. Fora isso, o calçado ameniza a sobrecarga nos joelhos, tornozelos e coluna, protege contra a alta temperatura e impede a formação de bolhas pelo atrito do pé com o solo.


terça-feira, 14 de julho de 2009

Direito de resposta

Frase do dia:
"A sabedoria é uma construção sólida e única, na qual cada parte tem seu lugar e deixa sua marca." [ Michel de Montaigne ]


Amigos:

Em primeiro lugar peço desculpas pela demora na resposta. Chegamos quase meia noite de Brasília. Hoje foi uma segunda feira cheia de compromissos profissionais e agora escrevo esta mensagem num vôo para São Paulo.


Pensei inicialmente em responder a provocação do amigo Júlio relembrando minhas últimas semanas. Tudo começou no dia 21 de julho quando participei da Volta do Lago. Quem correu ontem pode ter noção o que significa correr 86 km (pouco mais de duas maratonas), num percurso muito pior que o da maratona de domingo, com trilhas, barro, áreas inundadas, descendo e subindo morros por trilhas. No final de semana seguinte, Urubici no sábado, 50 km subindo de 900m a 1800m de altitude por trilhas escorregadias e embarradas e completando o final de semana maravilhoso com a Maratona do Rio de Janeiro (quase um passeio na pista). Isto talvez explicasse o mau resultado de ontem. Pensando bem, não foi um mau resultado, isto está refletido na alegria estampada da foto de chegada, por ter completado em 5 meses, 5 maratonas e 5 ultras (1 de 24h, 2 de 100km, 2 de 50km).


Ele próprio, Julio Cordeiro, faz referência a diferença de idade, mas isto também não justifica pois aos 53 anos faço coisas que não fazia nem com 30 anos. Então como explicar o ocorrido? Como o pequeno maratonista Julio Cordeiro venceu o grande maratonista João Gabbardo? (palavras dele!!!).


Foi quando uma luz entrou pela pequena janela do avião e me iluminou com a resposta:
O Inter é o melhor time do mundo e já perdeu pro Náutico de Recife!!!! Então pronto, está explicado.

Respondida a provocação, quero fazer uma declaração. Tem sido muito legal o convívio que temos estabelecido nos encontros para nossas corridas. A de Brasília foi a melhor. Tivemos tempo de reunir no sábado, almoçar, jantar, passear pela Esplanada, reunir novamente uma hora antes da prova, durante a prova e depois da prova.


Tem aparecido gente nova mas sempre com o espírito alegre e solidário, estamos competindo conosco e com nossos objetivos, tão diferentes para cada um de nós, mas igualmente importante para todos.

Quando se conhece um pouco mais da história de cada um do grupo, fica sempre uma emoção guardada e uma sensação de vitória pessoal. Espero ter outra provas como a de Brasília, não da corrida, mas da convivência que nos foi proporcionada.

Quanto ao Julio, isto não vai ficar assim. Vamos nos encontrar em outras provas e o INTER não costuma perder duas vezes consecutivas para o NÁUTICO.

Um grande abraço a todos que estiveram em Brasília. Em especial ao meu vencedor JULIO, O SUASSUNA MARATONISTA.

João Gabbardo dos Reis

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Maratona de Brasília - Relato

Frase do dia:
"O homem nasceu para lutar e a sua vida é uma eterna batalha."(Thomas Carlyle)


Minha 8ª maratona oficial, 6ª deste ano, meu 2º pior tempo, e com certeza a mais difícil e desgastante de todas que participei.

A descontração antes da largada com muitas gargalhadas com a roupa fashion de Ésio, os "Baleias"desesperados atrás de um banheiro mas que finalmente conseguem fazer o "número 2" dentro do Ministério da Justiça (quanta honra cagar no judiciário), e aquela inquietante pergunta sobre quem iria ganhar do grande ultra maratonista - Dr. João Gabbardo.





Marathon Maniacs: Ésio (#1635), João Gabbardo (#1131), Sabine (#1559), Nilson (#1084), Hideaki (#1024), Júlio (#1585)


Depois da "infelicidade" do extravio da mala, relaxei e tomei umas cervejas no dia anterior. Sem a minha rapadura e com vestimenta nova, senti que o dia seria muito difícil. O "famoso" clima seco" e com o sol forte, aliado a pouca quantidade de maratonistas inscritos (180) era um prenúncio que a minha situação não era muito boa.

Com um susto do tiro de canhão na largada, saí forte, mesmo sabendo que iria sofrer no final.
O percurso de subidas e descidas, pegava feio na região das Embaixadas, mais a distribuição de água a cada 3 kms, gatorade, coca cola e malto dextrina em alguns pontos foi muito boa.

Fechei a meia maratona já "cansado" e por muitas vezes lembrei da frase do amigo Paulo Picanha que diz: "Que porra é que eu tô fazendo aqui????"

Mas ainda tinha um motivo pra comemorar, pois o amigo João Gabbardo estava um pouquinho atrás de mim e a "cara" dele estava cansada igual a minha.

A segunda metade foi de lascar...
Meus amigos Nilson Lima, Maurício , Alberto Peixoto, e o "feioso brancoso" de Curitiba passaram facilmente por mim.

Sem apoio popular, com muita dificuldade intercalei trotes lentos e pequenas caminhadas, mas sempre olhando para trás pra ver se via uma camisa amarela dos Marathon Maniacs.

No km 37, morto de cansado e com 03 horas e 30 minutos, vi que não daria pra fechar em sub 4 horas. Continuava olhando pra trás...
Nos últimos kms contei com uma ajuda de um popular (Ednaldo) que me deu laranja e batata frita que me ajudaram a não desmaiar.

No último km e já com um torcicolo no pescoço de tanto procurar João , corro lento e faço uma reflexão sobre essa "coisa feia" de ser tão competitivo.

Penso comigo mesmo: Porra, João Gabbardo além de ser um cara nota 10, tem muito mais corridas na minha frente. Além de ser uns 12 anos mais velho está numa série muito grande de corridas de longa distância. Além das que fizemos juntos, ele tem nas costas Cubatão (100 kms), Urubici (50 kms), etc.
Lembro da primeira vez que nos conhecemos na Maratona de Florianópolis e eu sem nenhuma vergonha lhe pedi para tirar uma foto comigo. Estava ali diante de um grande ídolo!!! Coloquei envaidecido no meu blog logo no dia posterior.
E a sua gentileza na noite anterior em que além de mostrar a cidade de Brasília, economizou os 14 reais que tinha reservado para gastar de táxi. E a simpatia de Sabine ??? Minha cabeça fervilhava e o pescoço já não movia mais...

Que FAIR PLAY magnífico seria cruzarmos a linha de chegada juntos, selarmos uma grande amizade e acabar de vez com essa "competição interna" de amadores metidos a besta.

Quando vislumbro a última subida e vejo o pórtico da chegada com Sabine (esposa do João) a sua espera, e sem poder olhar pra trás resolvo todas as minhas dúvidas.

Num último esforço e correndo mais forte pra cruzar com dignidade , mas com um tempo sofrível de 4 horas e 10 minutos, sem mexer o pescoço, ainda busco as forças forças finais no tapete da chegada pra gritar bem alto:

Foto com a "fera" das corridas e sua esposa Sabine

sábado, 11 de julho de 2009

Cadê minha mala???

Frase do dia:
"Ri melhor quem ri mais alto." [ Raul Santos Seixas ]

Era melhor ter feito feito essa moça da foto, ou seguir as orientações dos corredores experientes como Miguel Delgado (Baleias).



Por que eu não lembrei das recomendações da Revista Contra Relógio???

Fazendo a mala. A regra básica é fazer uma mala compacta, mas que tenha tudo que você precisa para correr a prova, caso a sua bagagem despachada extravie. Tem gente mais econômica, que calcula minuciosamente cada item condicionado na mala e aqueles que preferem pecar pelo excesso. Respeitando os limites de peso (5 kg) e do que é permitido carregar dentro da aeronave, não há mal algum em levar uma roupinha mais transada para o dia anterior, dois pares de tênis, um livro ou até um tocador de MP3 para distrair durante as horas de vôo. O que não pode é deixar de ter, em sua mala, os 10 itens básicos para o dia da prova. Vamos a eles:
- 1 par de tênis
- 1 par de meias
- Shorts ou calça para correr a prova
- Camiseta(s) para correr a prova
- Top (no caso das mulheres)
- Vaselina
- Boné ou viseira
- Comprovante de inscrição e material para retirar o kit da prova
- Carteira com documentos pessoais
- Passaporte

Agora F-D-U!!! Minha mala foi extraviada!!!!
A gente pensa que só acontece com os outros. Todas as pessoas pegando suas maletas, saindo satisfeitos. A esteira finalmente para e fico com aquela sensação de vazio... E agora??? Calção, meias, tênis... PQP.
Essa minha primeira visita a Capital Federal não começou bem. Será que algum deputado ou senador levou minha mala????

Mais nem tudo foi ruim. O lado bom da história é que revi meus amigos maratonistas de todo o Brasil. Almoçamos, colocamos as conversas em dia, marcamos novos desafios e posamos para fotos:

A noite nos encontramos novamente no jantar de massas no Pier 77.







sexta-feira, 10 de julho de 2009

Run Day

Frase do dia:
"Uma experiência nunca é um fracasso, pois sempre vem demonstrar algo. "(Thomas Edison)

Run Day - Maratona Brasília (Brasília - DF)

Data do Evento 12/07/2009

Local do Evento
Brasília - DF


Site da Prova http://www.mksesportes.com.br/
Organizador
MKS Sports
Informações gerais sobre o evento

Essa prova será realizada com 3 distâncias diferentes, assim podemos atender a todos os níveis de corredores.Será montado um percurso de 21 km onde teremos as seguintes provas : 8,5km, 21 km e 42 km.


Estrutura da prova :Tenda de hidratação a cada 3km, Banheiros Químicos a cada 3km.
Estrutura de chegada: Tenda de massagem,frutas,gatorade, guarda volumes, medalha de participação.

Características do percurso:

O percurso, realizado no Plano Piloto, sofreu algumas alterações na última edição depois de dois anos sem ser disputada.
Tem algumas subidas e passa pelos pontos famosos da capital do Brasil.
O grande adversário costuma ser o clima quente e seco, entretanto a última edição contou com a temperatura agradável de 24 graus. Água a cada 3 km.

Espero um grande número de participantes e uma boa organização para que a cada ano tenhamos mais maratonas no Brasil e uma em Recife organizada pela ACORJA.

PORQUE NOSSAS MARATONAS TÊM MENOS PARTICIPANTES QUE HÁ 25 ANOS???

Um dado chama a atenção na história das maratonas brasileiras. Em meados dos anos 80 uma das maratonas que acontecia no Rio teve mais de 6 mil concluintes. Hoje nossa prova de maior número de participantes, a de São Paulo, não alcança 2.500. Por que essa involução?
Para entender essa aparente contradição, considerando-se o crescimento da população e a "explosão" das corridas de rua nos últimos anos no país, é necessário voltar no tempo. Nos anos 80 as corridas no Brasil eram poucas e quase todas extremamente mal organizadas. A grande exceção era a Maratona do Rio promovida pelo Jornal do Brasil, que a realizava nos mesmos moldes do que melhor acontecia no exterior. O resultado dessa excelência era que os corredores brasileiros optavam por correr os 42 km, por falta de alternativas. Ou seja, quem queria fazer uma prova com ótima organização, só tinha uma alternativa: a Maratona do Rio.
Quando outras corridas de menor distância e bem organizadas começaram a aparecer, o óbvio aconteceu: grande parte dos corredores migrou para esses eventos, pela maior facilidade de participação. E essa reviravolta só se acentuou nos últimos anos, com o aparecimento de excelentes revezamentos, em que basta fazer 5 km para se "tornar um corredor".
Por outro lado, muitos poderiam lembrar que é conhecida a incrível sensação de completar uma maratona, nada parecido com o que se sente numa prova de 10 km ou mesmo numa meia. Sem dúvida, só quem já fez os 42 km sabe do que estamos falando, daí o grande sucesso que são as maratonas pelo mundo.
Na opinião da revista, isto não se repete no Brasil porque os organizadores não buscam melhorar as condições para os participantes. Lá fora, Estados Unidos e Europa notadamente, onde as maratonas são várias centenas, quase todas acontecem nas épocas de clima frio/ameno (março a maio e setembro a novembro),
Aqui as condições climáticas não são tão favoráveis (exceção para Porto Alegre, em maio, e eventualmente para São Paulo em maio/junho), então seria fundamental que as largadas acontecessem bem cedo, para minimizar um pouco a temperatura, que como se sabe é o principal adversário dos corredores de longa distância.
Enquanto não houver essa preocupação, continuaremos sendo um país em que boa parte dos maratonistas enfrenta o desafio dos 42 km apenas no exterior (vide as centenas de brasileiros em Nova York, Paris, Chicago, Berlim, Buenos Aires e agora também em Punta del Este).

Tomaz Lourenço - Revista Contra Relógio

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Ronaldo

Frase do dia:
"Vencer a preguiça é a primeira coisa que o homem deve procurar, se quiser ser dono do seu destino."(Thomas Wittlam Atkinson)

Hoje acordei tarde e perdi o treino das ladeiras, por causa de um certo "Ronaldo do Curintia". Mesmo só gostando do Náutico, torço pelo "Gordo" e ontem depois dos 3 gols, acho que ele está correndo mais do que eu nos 10 km, e já merece uma chance na Seleção. Eu também quero fazer parte da seleção que vai correr o desafio Nike 600 km. Vou lutar pra participar!!!
Ontem pela manhã fiz o treino com a Acorja no Sítio dos Pintos.
Foram 15 kms e fiz um tempo de 1 hora e 26 minutos.

Viajo no sábado para Brasília para mais uma maratona.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Maior corrida das Américas

UMA BOMBA NO MUNDO DAS CORRIDAS !!!!!!!!!!!!

A ACORJA, com certeza vai participar, e eu tô dentro!!!!


Ir de São Paulo até o Rio de Janeiro… correndo.
Se você é um apaixonado pela endorfina e sentiu os músculos aquecidos só de pensar no assunto, comemore. Após uma longa expectativa do que a Nike havia preparado para os corredores esse ano, anunciamos oficialmente a Corrida SP - RJ, Desafio dos 600K, o maior revezamento já realizado nas Américas!
É isso aí. Os corredores que estão dispostos a encarar um dos maiores desafios de suas vidas sairão no dia 22 de outubro do Parque do Ibirapuera, correndo, rumo à Cidade Maravilhosa, ponto final da prova, no dia 25. Serão 20 equipes, divididas em 12 atletas cada, sendo dez titulares - com o mínimo de três mulheres -, além de um atleta reserva pra cada sexo.

A infraestrutura da prova será única e jamais foi visto nada parecido em eventos de atletismo no Brasil. O percurso inclui as mais belas paisagens da rodovia Rio-Santos, ou seja, o sonho de estar correndo uma prova inédita terá como cenário o visual incrível dos litorais paulista e fluminense.
Não pense que o conforto e o apoio constante da Nike aos atletas será um mero detalhe. A cada uma das três noites, os participantes serão acomodados nos pontos de parada que estão no roteiro, um para cada dia, também conhecidos como Nike Villages. É lá que os atletas terão o descanso, a alimentação adequada, o suporte médico e farão a preparação da equipe para a etapa do dia seguinte.


Outra inovação nunca antes utilizada em uma prova com esse formato é a cronometragem, que será feita pela tecnologia Nike+. Todo atleta terá a sua pulseira marcando as informações de tempo, ritmo, distância e calorias queimadas, além do monitoramento constante de seu rendimento.
Faltou alguma coisa? Acho que não. Agora é caprichar ainda mais nos treinos, segurar a ansiedade e não desgrudar do blog para saber muito em breve todas as informações sobre inscrições, percurso e outros detalhes da prova!
Os 600K estão chamando…
Fonte: Nike Corre

Ladeira do Morro da Conceição

Frase do dia:
"A confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito."(Ralph Waldo Emerson)

Ontem assisti o filme A Longa Corrida, sobre a COMRADES. Um presente que ganhei do amigo corredor e blogueiro Jorge Maratonista do Rio de Janeiro.
Como um apaixonado por corridas me identifiquei bastante.Foi bom sentir a emoção e saber que é isto que eu quero fazer no dia 30 de maio de 2010.
Mas o caminho é longo e árduo e mesmo com chuva e muita preguiça acordei cedinho pra cumprir minha planilha de treinamento.
Sei que tenho que fazer musculação (odeio)e treinar muitas ladeiras(tô adorando).
Hoje corri 10 kms subindo a ladeira do Morro da Conceição por 2 vezes.Até o fim do ano quero subir essa tão temida ladeira no passado por 10 vezes!!!



Mapa da elevação do percurso

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Ar seco de Brasília - Dicas para vencê-lo

Frase do dia:
"A dificuldade é um severo instrutor. "(Edmund Burke)

Algumas dicas para quem como eu vai enfrentar o famoso ar seco de Brasília na Maratona do próximo domingo:

Treino com baixa umidade

Aprenda a dosar os treinos de corrida quando o tempo estiver bem seco
Por Odara Gallo

Além do calor desconcertante, o ar parece queimar as narinas. O suor nem chega a molhar a pele e já é evaporado ou desviado pelo corpo para suprir as reservar de água. A sensação de cansaço chega mais rápido do que deveria e sua resistência parece não ser mais a mesma. Essas são algumas das conseqüências de treinar com o tempo excessivamente seco. Em algumas cidades como São Paulo e Brasília, os corredores sofrem muito com essas condições climáticas e uma adaptação na rotina de treinos é necessária.

Local e horário certo:
Transferir o treino para um horário mais cedo pode ser uma boa alternativa para aproveitar a umidade da noite e não sofrer com o calor. Segundo o treinador, o período entre 5h e 7h é o ideal para se exercitar com esse tipo de clima.
Isso porque o atleta terá a hidratação muito mais facilitada do que em um local aberto, ou seja, não terá dificuldade para carregar a garrafa de água ou isotônico, e ficará mais protegido do sol e do calor. “A pista também é uma ótima opção para essa época do ano, pois a hidratação e o acompanhamento do treinador ficam mais próximos. Além dos parques e bosques, que oferecem sombra”, disse Rodrigo Albuquerque.

O que vestir?
A escolha de o que vestir também faz diferença quando se treina com o tempo muito seco. O suor, além de eliminar água e sais minerais, tem a função de regular a temperatura corporal. Afinal, não existe nada mais refrescante do que tomar um ventinho com a pele molhada para refrescar. Com o tempo seco, o corpo tende a absorver todo tipo de líquido para se hidratar e a sudorese fica comprometida. Por isso, escolha roupas ainda mais leves para facilitar a regulagem da temperatura do corporal.

O que beber?
Como a hidratação deve ser redobrada com o clima desfavorável, vale utilizar acessórios para facilitar na hora de beber água e isotônico no meio do percurso do treino. “As mochilas de hidratação vêm sendo muito utilizadas pelos corredores. Elas são anatômicas, não atrapalham na corrida e conservam a temperatura do líquido”, indicou o técnico.

Mudança na planilha
É claro que qualquer mudança no treinamento deve ser analisada e discutida com o seu treinador, mas vale considerar diminuir o volume e aumentar a intensidade. “Quando podemos optar por modificar as variáveis do treino, costumamos reduzir em 20% o volume semanal e dar maior prioridade aos treinos curtos de intensidade maior”, explicou o treinador. “Podemos ainda cuidar melhor da parte técnica e dar ênfase aos exercícios educativos, de flexibilidade e os funcionais”, completou.

Respire bem
Os atletas que têm problemas respiratórios devem ter um cuidado ainda maior com os treinos nessa época do ano. Algumas atitudes durante o dia podem fazer a diferença na hora da corrida:
- Evite locais com ar-condicionado. Esses aparelhos deixam o ar ainda mais seco e podem dificultar a respiração;
- Umedeça as narinas com soro fisiológico durante o dia. Hidratar os tecidos do nariz ajuda a evitar o desconforto causado pelo tempo seco;
- Nos treinos, procure realizar uma respiração correta, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Isso porque a baixa umidade deixa o ar ainda mais poluído e, como o nariz é um filtro natural do ar que entra no corpo, respirar pela boca faz com que o atleta leve mais sujeira para dentro.

4º Longão Ecológico de Aldeia

Frase do dia:
"O sucesso nunca é definitivo e o fracasso nunca é fatal. É a coragem que conta."(George F. Tiltonood)

Sábado aqui em Recife, choveu demaaaais. Acordei preocupado de não haver corredor suficiente para realizarmos o nosso 4º Longão Ecológico em Aldeia.

Mas a galera da Acorja é "fominha" demais por corridas e apesar daquele "dilúvio", uns 25 maratonistas estavam lá firme e forte sob a liderança da "lenda" Lula para um longão de somente 30 kms...

Como eu venho de muitas maratonas e no próximo domingo já tem outra (Brasília), fiz apenas 15 kms, ao lado de Flávio e Bartolomeu, que correram comigo no Rio de Janeiro.

Depois um banho de piscina e uns "gatorades espumosos".

Fotos dessa galera corajosa que não tem não abre nem pro trem!!!!!


Tom e Almir-misera

Jacqueline


Juliana e a rainha das ladeiras - Pâmela

Paulo Sobral liderando a ACORJA

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Frase do dia:
"A vida é em parte o que nós fazemos dela, e em parte o que é feito pelos amigos que nós escolhemos."(Tennessee Williams)

Depois de um descanso exagerado de 5 dias, amanhã estarei voltando a minha feliz rotina de treinos.
Estou com muitas saudades da galera da Acorja, e louco que chegue logo nosso longão ecológico de Aldeia.
As fotos abaixo são da nossa última corrida em Aldeia. Não tem como perder esse percurso maravilhoso. Então aguardo todos amanhã às 5:30 no Parque da Jaqueira.







Resultado Oficial

Frase do dia:
"Você não pode confiar em seus olhos quando sua imaginação está fora de foco. "(Mark Twain)

Meus números na maratona do Rio de Janeiro:


Mapa do percurso:

Resultado oficial:
Comparativo 2009 e 2008
Maratona do Rio 2009:_______________ Maratona do Rio 2008:
Tempo líquido: 3:55:24 __________________Tempo líquido: 4:13:25
Geral - 819 de 2164
Masculino – 753 de 1868__________________ Masculino - 867 de 1623
Fx Masculino – 154 de 345

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Maratona do Rio de Janeiro 2009

O dia da maratona é único. Já um pouco experiente na minha 7a maratona aindo sinto uma emoção forte em cada prova. Cada uma tem seu significado e o seu valor, mas essa teve um gostinho diferente
Essa foi especial, pois foi onde estreei exatamente há um ano atrás, e onde levei e incentivei meu irmão Clode a experimentar esta sensação indescritível de completar esses 42.195 metros.
Maratona no Rio de Janeiro é sinônimo de sucesso. É sem sombra de dúvida o percurso mais bonito de todas as maratonas Brasileiras.
Antes da largada encontrei os amigos Acorjianos Enildo, Melo, Ésio, Bartolomeu e Flávio Lemos.
Aqui um encontro com para fotos com Clode, Alberto Peixoto e Marcos Alexandre Elias (3o lugar geral)
Aqui foto com o Pernambucano Marcos Antonio Pereira, que logo depois comemoraria o título de grande campeão desta maratona com o tempo de 2:17:12. Parabéns!!!!
Com o tempo nublado, larguei junto de Alberto e Bartolomeu. Corremos num ritmo confortável os primeiros 10 kms, num tempo de 53 minutos.
Estava me sentindo muito bem e terminamos a meia maratona em 1 hora e 48 minutos.
Já tinha passado a Praia da Macumba, Recreio e Barra da Tijuca, e agora tinha aquela subida difícil da Niemeyer. Bartolomeu já tinha disparado e continuei com Alberto até o km 33 num tempo de 2 horas e 53 minutos.
No "filé" do percurso cansei... Fiquei um pouco triste, e com a certeza que ainda preciso conhecer muito meu corpo.
Caminhei no Leblon, trotei em Copacabana, fiz muitas contas pra terminar em menos de 4 horas.
Só tinha uma maneira...voltar a correr.
Fiz isso nos últimos 4 kms e cheguei com 03:55:24.
Os últimos 500 metros foi como no ano passado de total emoção.
Acho até que chorei mais!!!
Depois foi comemorar com minha Chris e esperar a chegada de Clode.


Com Clode e Jorge Maratonista

Eu, Miguel, Clode, Hideaki e Jeff Bishton

Maratona do Rio de Janeiro - Prévia

Depois de "lotar" meu blog do uol de postagens, vou continuar aqui no blogspot a sequencia da minha história nas corridas.

Sábado antes da Maratona

Depois da entrega do kit, fomos para casa de Amorim Porto. Um churrasco para os apaixonados por maratonas. Estava lotado, e conheci muita gente nova e revi vários amigos.

Turma reunida para fotografia


O grande treinador Branca

Sabine - Porto Alegre MM# 1559

Hideaki São Paulo MM # 1024

Nilson - Uberlandia MM # 1084

Jeff Bishton Flórida USA MM # 434 Titanium

eu e o anfitrião Amorim Porto MM # 1218

Eu, Harry,Amorim, Branca e Ésio. Agachados: Maria Eugênia, Hide, Jeff e Clode

A noite o encontro foi no restaurante La Mole, em Botafogo. Outra festa de encontro com mais corredores, que não estiveram no almoço da casa do João Amorim.

Eu e Miguel Delgado do blog Baleias: http://baleias-corridaderua.blogspot.com/

Com o amigo Alberto Peixoto do blog overrruning: http://overrunning.blogspot.com/

Marathon Maniacs