quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Recordar é viver

Frase do dia:
"O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente." (Mário Quintana)


Hoje bateu uma saudade danada...
Faz um tempão, mas eu revirando o meu antigo blog, achei a minha primeira participação no treino das ladeiras com os amigos Ricardo Magalhães (deu uma paradinha nas corridas- volta logo Ricardo!!!!) e o grande Murilo Bode (ainda voando).
4 anos depois já com a galera toda da acorja, vou amanhã para mais um treino de ladeira. Mais experiente, calejado pelas maratonas, mas como continua difícil aquela ladeira...



28/02/2008 

Eu e o grupo ACORJA

Ontem Marcelo me ligou dizendo que não ia ter o longão. Fiquei triste pois quinta-feira era o dia que eu queria dar uma esticada pra pegar resistência. E agora? Vou correr sozinho pra onde? Ligo pra Mané pra saber do grupo Acorja ( associação dos corredores da jaqueira)e ele me diz que às quintas-feiras do Acorja tem o percurso dos morros do Recife e que sai ás 5:30 da manhã e é bastante "pesado".
Acordo cedo e animado pra mais esse desafio. Chego na Jaqueira às 5:25 , e vejo somente 2 corredores e a notícia que o grupo já tinha partido.Eles me convidam pra ir de encontro ao grupo e eu loucamente topo. Ricardo 37 e Murilo 28 e eu o coroa da turma quase quarentão vamos em direção a avenida norte. Ricardo me diz que essa subida ( Alto José do Pinho ) é a mais íngreme. No meio da subida já fico um pouco pra trás mas não desanimo e consigo acompanhá-los um tempinho depois. Depois a descida da ladeira novamente pra Avenida Norte.
Agora Ricardo me previne pra segurar um pouco pois estamos subindo para o Morro da Conceição. Quase morro literalmente aos pés da Santa , mas consegui também chegar lá. Depois o percurso foi : mercado da encruzilhada - açude de apipucos - ladeira da Faculdade Marista. Murilo já não conseguia nos acompanhar , mas eu forcei muito e ... cheguei. Não descansamos nem 1 minuto e já estávamos correndo novamente tentando alcançar o grupo que estava a uns 800 metros à nossa frente. Depois, Poço da Panela - Santana e voltamos pra Jaqueira. Consegui chegar com os últimos do grupo.Agradeço em particular a Ricardo e Murilo pelo meu "batismo".
O percurso não sei ao certo mas acho que é em torno de 14 km.
Meu tempo foi 1 hora , 25 minutos. Frequência média 162 --  Frequência máxima 172
Gostei do Grupo Acorja. Há 5 meses atrás era um sonho participar de corridas com eles.
Espero que eu participe mais com esses campeões.

 


Aqui uma das primeiras fotos com o grupo Acorja


domingo, 19 de fevereiro de 2012

Maratona de Sevilha-Espanha 2012

Frase do dia:
"O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro. "
( Franklin D. Roosevelt ) 



Mais uma maratona completada.
Foi a minha 35 maratona oficial, que somando com as minhas 6 ultra maratonas, vai dar um total de 41 corridas num total de 3 anos e 5 meses.
Quem estiver lendo meu blog pela primeira vez pode achar uma loucura, mas deixo aqui um conselho: entre para esse "mundo" das corridas de longas distâncias e com certeza você encontrará gente muito mais louca que eu. 
As vezes repito a frase célebre do meu amigo acorjiano Flávio Lemos que numa corrida de revezamento, fala ainda meio tonto depois de correr muitos kms debaixo de um sol escaldante de 40 graus: "Nós saimos do prumo da normalidade !!!" rsrsrsr. Ou você não acha um disparate sair do "cidade do carnaval (Recife)" e vir pros cafundó dos judas pra correr uma maratona em pleno domingo de carnaval????

Já que eu estava passeando com a família, esticar a viagem para Sevilha não seria um despropósito...rsrsrsrs
Essa maratona era completamente desconhecida pra mim e sabia somente que iria encontrar outros dois brasileiros ilustres. Meus amigos ilustres e loucos também eram o Luis Antonio e a Denise (RJ), ícones da maratona no Brasil.
Infelizmente nos vimos rapidamente em plena rua perto do estádio olímpico e não tivemos o prazer de ficar mais tempo com esse casal maravilhoso que conhecemos na maratona da Disney-2009 (minha 3 maratona).


Chegamos em Sevilla e fomos direto pra "feira"da maratona.
Uma feirinha muito mixuruca e que não merece nenhum elogio...





Depois foi correr pro hotel e tentar descansar o máximo, pois a semana tinha sido muito cansativa.
Com muitas maratonas internacionais, me sinto no direito de comentar e quem sabe ajudar alguém que pretende correr um dia essa maratona.
Não gosto muito de criticar até pelo fato de entender o quanto é difícil organizar uma maratona.
Sabedor do fato também de que esta corrida não está no nível das grandes maratonas (Berlim, Chicago, Paris), comparando com outras como Punta del Este, Madri, Toronto, Las Vegas...) foi uma maratona apenas RAZOÁVEL.
Daquelas em que quando você termina repete umas 100 vezes: nunca mais...
Uma corrida com 5.500 inscritos e que 4349 concluiram abaixo de 5 horas merecia muito mais. Para se ter uma ideia, na maior maratona  Brasileira em 2011 (Rio de Janeiro) concluiram 2622 atletas.
Então dava pra esperar mais aqui em Sevilha...



Aquecimento no Estádio Olímpico



O percurso apesar de ser totalmente plano pecou pela ausência de passagem em pontos turísticos. Aquela expressão que todo maratonista fala de que conheceu "toda" a cidade, não se aplicou pra mim aqui, e saí com a ligeira impressão de corri apenas por ruas comuns.
O público presente em alguns pontos também não entusiasmava os atletas.
A boa hidratação contrastou com a ausência de bananas, carboidrato em gel, sal,etc. Só tinha água e laranja...


Essa galera na minha torcida particular compensou tudo
O tempo frio ajudou bastante e fiz até um bom tempo na passagem da meia maratona. A segunda metade foi uma catástrofe... Do km 35 até o km 40, andei que só a gota serena.
A animação final nos últimos 3 kms se deu com a participação ativa do meu filho Henrique(13 anos), que me deu uma força muito grande e correu do meu lado estes 3 últimos kms e cruzamos com a Bandeira do Brasil a linha de chegada com 03:50:54.
Valeu por mais uma medalha, mais uma conquista pessoal e a presença da minha família.

Pra não perder o costume. (cervejinha ruim também)

Resultado final: http://imd.sevilla.org/ftp/clasif_maraton/2012/general.pdf

Tempo líquido: 03:50:54 - média de 5 min e 30 seg/ km
Geral: 2577 de 4349 que concluiram 
Obs.: A organização só coloca os resultados sub 5 horas
Categoria (faixa etária): 593 de 914

Comemoração final

Sendo ajudado pelos pimpolhos

Com a minha Chris

Denise Amaral na entrada do Estádio Olímpico (gritamos feito loucos, mas ela não escutou)

Almoço pós maratona (ai que saudades da comidinha de casa...)

Mais uma mordida pra coleção

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Valência

Valencia é conhecida como a cidade das Artes e das Ciências e tem um complexo arquitetônico, cultural e de entretenimento simplesmente espetacular.
Uma pena passar somente 24 horas nesta cidade.Nem deu tempo para um treininho...
Umas fotos da cidade:





Amanhã vamos pra Sevilha. 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Treino em Barcelona

O frio diminuiu e sai pra treinar um pouquinho. Foram somente 9 kms com muitas paradas para fotos num dos lugares mais belos do planeta: BARCELONA. Essa cidade é linda demais!!!!

Las Ramblas

Oceanário

Casa Mila (la pedreira)

Camp Nou

Amanhã seguimos de trem para Valencia e no sábado vamos pra Sevilha, onde no domingo encaro a minha 41 corrida acima de 42 kms. Tô "fungando" e a gripe que me pegar, mas eu vou me doar ao máximo e tentar fazer o meu melhor tempo.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Jogo do Real Madri

Vou passar o carnaval correndo...
Domingo de carnaval tem a Maratona de Sevilha.
Ontem aqui em Madri, realizei um antigo sonho: assistir um jogo ao vivo do Real Madri.
Show de bola!!! Real 4 a 2 no Levante, com Cristiano Ronaldo tendo uma atuação de gala e marcando 3 gols. Kaká entrou nos últimos 10 minutos e pouco fez no jogo. O frio aqui está de lascar... Ontem a noite passei o maior frio da minha vida (-7 graus). 
O Náutico esteve presente no Santiago Bernabeu e deu sorte ao Real Madri.rsrsrsrs



Vídeo do gol de pênalti de Cristiano Ronaldo. A tremedeira do câmera aqui se deveu ao frio.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Maratona do Deserto do Atacama 2012

Frase do dia:
 A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio. (Martin Luther King Jr.)

Nada como estrear o ano de 2012 das corridas com o pé direito. Apesar de um início de ano desastroso do lado pessoal em que tive uma grande perda e tive que suportar uma enorme tristeza, segui o curso da vida e fiz a minha primeira corrida do ano de 2012.

Talvez pelo fato de ser uma maratona diferente de tudo que eu tinha feito até agora, de ser no deserto mais árido do mundo, de correr numa altitude de 2600 metros acima do nível do mar, de fazer um monte de amigos novos, e ainda disputar com o amigo Paulo red bull Sampaio, aceitei esse novo desafio sem pestanejar.

A maratona começou mesmo na viagem de ida. Recife-Campinas, dormi em São Paulo e depois São Paulo-Montevideo, Montevideo-Santiago, Santiago-Calama e ônibus de Calama até San Pedro de Atacama. O cansaço bateu forte e juntou com uma dor de cabeça forte, que depois descobri ser por causa da altitude.
Mas todo maratonista é muito forte e tem que se adequar às condições de cada lugar.
Ficamos com a sexta e o sábado para passear, conhecer os lindos lugares de San Pedro (indico a todos), se adaptar a altitude, descansar um pouquinho e esperar ansioso pela corrida.
Umas fotos antes da guerra:








Correndo com Amorim na altitude de 4172 metros



Reconhecendo o percurso no vale da morte
Arriscando a vida com Chris (ainda bem que perdi as 187 gramas que tinha ganho em 2011). A pedra não cedeu...





A concentração de sal nestas lagoas é tão grande que os corpos não afundam. Quem entra ali flutua como no Mar Morto.
Salar de Atacama

Com os amigos de Uberlândia


amigos antes da guerra

Com os novos amigos Ralph e Raquel

Eduardo e Bianca de Vitória-ES

Depois da festa antes da corrida, agora é colocar sebo nas canelas finas e partir para o desconhecido...
Nunca antes tinha participado de uma prova em que não sabia nada do que tinha pela frente. Só sabia que ia ser muito difícil. Fazer o que então???? Correr. Simplesmente colocar um pé na frente do outro e torcer, rezar, pedir a Deus pra concluir bem os 42 kms...
Quando largamos não estava sentindo os efeitos da altitude e forcei o início e no único trecho de asfalto fiz 5 kms em 24 minutos. 
As belíssimas paisagens do percurso, deixaram para trás a altitude e Paulo red bull. Batia de novo em mim aquela vontade de correr e superar mais um desafio. Sabia que iria entrar pra história dessa corrida inaugural e queria muito também ficar bem colocado.
As paisagens tentavam mas não conseguiam tirar o meu fôlego e eu estava muito bem até encontrar aquela duna. Nunca esquecerei de ti, maldita montanha de areia fofa...

Quase chorei de dor pelo esforço sobre humano que fiz pra subir aquela montanha. Lembrava a todo instante de 2 personagens em que um animava e outro metia medo em mim.
1- O organizador da prova Kiko (parabéns pela organização e coragem de fazer uma prova dessas), que falou antes no congresso técnico que quem passasse a duna conseguiria terminar a corrida.
2- Amorim falava a todo instante naquele sotaque português; "Júlio caralho, deve morrer umas 3 pessoas nesta corrida, pois faz parte da estatística".
Depois de conseguir vencer a fera, fazia as contas, olhava pra trás pra ver se via Paulo de mãe(não via nem de binóculos) e forçava um pouco mais nos últimos 8 kms.


Um pouquinho antes da largada já erguia as mãos agradecendo a Deus por mais uma vitória na minha vida.
4 horas e 37 minutos de muito esforço e um 33 lugar na classificação geral masculina dos 110 que concluiram a excelente corrida do deserto do atacama.
Uma corrida que tem tudo pra dar certo pela organização e carinho feito pela equipe do Montain Do e que com certeza fará parte do calendário de provas de todo corredor que gosta de desafios.


Depois foi só comemoração com os amigos.

Com Nilson e João(2 lugar geral)

Com a minha chris

Com Eduardo - Vitória ES

Recebendo a medalha da lhama

Amigo Áureo Importante 
turma amiga de BH

Amorim e o troféu (custava 300 dólares)


P.S: GANHEI MAIS UMA VEZ, DE NOVO E NOVAMENTE DE PAULINHO RED BULL