segunda-feira, 21 de abril de 2014

Maratona do Fim do Mundo 2014 - Ushuaia

Frase do dia:
"Uma pedra intransponível para o pessimista é uma pedra de apoio para o otimista." (Eleanor Roosevelt)


Demorei pra aparecer, pra correr, pra postar, mas estou de volta ao meu cantinho.
Aos amigos que vem aqui de vez em quando, quero que saibam que mesmo sendo a minha primeira maratona em 2014, sigo com o mesmo propósito de fazer a minha maratona 100 em 2018.
Essa foi a de número 52 e o objetivo é de fazer mais 9 esse ano de 2014. 

Dessa vez eu exagerei e fui parar literalmente no FIM DO MUNDO.
E de novo a organização do Montain Do na pessoa de Kiko e a experiência positiva da maratona do Deserto do Atacama, me fizeram convencer Chris, minha mãe(Dulce) e minha irmã Mônica a me acompanhar em mais esse desafio em terras estranhas kkk.

O Fim do Mundo é na cidade de USHUAIA na Argentina e é a capital da Província da Terra do Fogo.



"A cidade cresceu lentamente ao longo da primeira metade do século XX, organizando-se em torno da instalação de um grande presídio, que trouxe muitos funcionários administrativos e atraiu novos colonos, mas também fez com que se formasse uma impressão sombria sobre o local.
A partir da metade do século o presídio foi extinto, a cultura se diversificou e o progresso se deu mais rápido, com a instalação de diversos serviços, a melhoria na infraestrutura urbana e a criação de incentivos governamentais para a fixação de novos residentes. Atualmente a cidade é um importante pólo turístico da Argentina e se tornou famosa com o slogan da Ciudad más austral del mundo (A cidade mais austral do mundo)".


Pra variar, não sabia nada de altimetria nem tipo de piso, mas levei tênis de trilha e "tênis normal". No congresso técnico, Kiko aconselhou correr com tênis de trilha, mas conversando com amigos corredores e sentindo que não iria chover, arrisquei o tênis normal. E fiz a escolha certa. A trilha difícil era somente de uns 5 kms e o restante era de estrada de barro. 




Neymar é sem dúvida melhor que Messi


Aqui uma foto com o casal amigo Amorim e Lídia, companheiros de muitas maratonas pelo Mundo.


Com a torcida de Chris, Mamãe e da mana Mônica não poderia fazer feio nessa maratona. Muito bom esse apoio familiar. Eu não podia estar aqui nesse fim do mundo sem essa força de vocês. Obrigado pela companhia, pelo dengo e pela torcida.



Nos primeiros kms, sabedor da pouca dificuldade e imprimi um ritmo forte (pra mim rsrsrs).
Já na marcação indicativa dos 10 KM, vi que a organização tinha errado feio na conferência da quilometragem.
Quando passei na meia maratona meu Garmin mostrava quase 23 kms. A bronca maior foi na trilha mais pesada do percurso. Teve um km que fiz em 11 minutos. Morrendo de medo de me machucar, andei bastante...
Sabendo que tinha uma diferença em torno de 2 kms, forcei no final e cheguei inteiro e fazendo um resultado SUB 4 horas.

Resultado Oficial

Tempo: 3:57:04
Colocação Geral: 51 de 196 concluientes
Faixa etária de 45 a 54 anos: 12 de 42



Comemorando com Mamãe

Que medalha linda!!! Essa é a minha maratona de número 52

Vinhomorando com Amorim e o secretário de esportes de Ushuaia

Depois ainda deu uns trotezinhos pra conhecer as belezas naturais desse belíssimo FIM DO MUNDO.