terça-feira, 28 de setembro de 2010

Maratona de Foz do Iguaçu 2010 - Relato

Frase do dia:
Ninguém tem a felicidade garantida. A vida simplesmente dá a cada pessoa tempo e espaço. Depende de você enchê-los de alegria. (Brown)



Nesta Maratona Internacional de Foz do Iguaçu venci mais um desafio e conquistei uma medalha inédita. 
Minha 18ª maratona oficial foi muito especial, pois além de rever muitos amigos e fazer outros, levei a reboque minha Chris, minha irmã Mônica e minha prima Lívia que fizeram a corrida de 5 kms e acho que estão se empolgando para serem futuras viciadas em corridas.
Também completei com êxito a 5ª do Desafio das 6 Maratonas Brasileiras.
Foi a  mais organizada e mais difícil das maratonas Brasileiras que já participei.
Excluindo a Praias e Trilhas que é considerada uma ultramaratona de 84 kms.
Com uma participação muito grande de Pernambucanos ( eu, Ésio, Henrique, Nice, Ju Job, Paulo Picanha, Flávio Lemos, Paulo Gustavo, Benedito, Válter e Francisco) ,cheguei sexta feira e depois de comprar muambas no Paraguai (depois conto da compra do meu begeberry), fui almoçar no sábado em Puerto Iguazu - Argentina na companhia de Chris, Henrique-Nice, Paulo Gustavo-Mãe, onde brindamos com uma excelente cerveja Quilmes.

Depois fomos ao Congresso Técnico (novidades em maratonas), ouvimos muitas dicas do "primo" Vanderlei Cordeiro e o encontro sempre esperado com os amigos maratonistas. Os Baleias estavam em grande número e secretamente apostei 10 cervejas que nesta maratona Wu ganharia de Miguel.


Após a entrega do kit um encontro dos Pernambucanos com Vanderlei Cordeiro. Depois um bom jantar de massas e a volta para um merecido descanso no hotel.

Dormi muito bem, acordei cedinho e dei uma espiadinha pra ver o tempo e previ que seria um bom domingo para correr, ou seja, sem o sol forte e sem chuva. Acertei na mosca. O tempo durante a corrida foi totalmente favorável para uma excelente corrida.

Antes da corrida posando com a turma do Desafio das 6 Maratonas Brasileiras

Aqui a total integração da Acorja com os Baleias

Para amenizar o nervosismo pré-prova vale tudo. Eu por exemplo dancei um frevo-forró-funk-axé- tudo misturado com o amigo maratonista Francisco.

Cada qual com seu ritual.
Uns pulam, uns correm, outros gritam, muitos rezam.
Diferentes rituais  pré-prova que todos nós maratonistas estamos acostumados e respeitamos bastante.
Mas os "tiques" que mais me chamaram a minha atenção foi a dos amigos Baleias em que não posso declinar os nomes por motivos óbvios de censura prévia. Quem quiser descobrir é só ficar de olho (se tiver coragem) nas próximas maratonas pelo Brasil e pelo mundo.

Esse Baleia-piaba segura a cabeça chacoalhando o próprio cérebro, querendo entender o motivo de tanta insanidade. Com o olhar perdido lá no horizonte ele tenta em vão deixar esse vício de corridas de longas distancias... 

Esse Baleias-sem cabeça (juizo), tenta a muito custo procurar o próprio pintinho.

Aqui nesta foto é vítima de pensamentos maldosos dos concorrentes maratonistas.


Se os Baleias acharam o juizo e o pintinho eu não sei, mas quando deu a largada eu sai concentrado em busca da conquista de mais 42.195 metros na minha carreira de corredor.
Apesar da minha experiência de 17 maratonas e 4 ultras, cada maratona é diferente e essa em particular era um desafio a mais por ser considerada por muitas maratonistas como a mais difícil do Brasil.
Estudando um pouco o percurso e sabedor das muitas ladeiras, decidi impor um ritmo mais forte na primeira metade e corri uns 6 kms juntinho com Ju Job que depois disso disparou e me deu um "cambão" de 18 minutos... Pense numa "maga" que tá correndo!!!.
Mesmo assim consegui um bom tempo de 1:46 na meia maratona.
A segunda metade foi uma catástrofe e pude constatar a "fama" da mais difícil maratona do Brasil.
O sobe e desce constante me fizeram despencar o rendimento e fui ultrapassado por um 'mói" de corredores de todas as idades.
Depois de entrar no parque das aves restavam 11,5 kms e eu fazia muitas contas pra ver se chegaria em sub 4 horas.
Algumas "brigas" com corredores como Christian (Desafio 6 maratonas), Flávio Lemos (Acorja), Wilson (5 Comrades), Marcos (corredor novato em maratonas de Maringá), me fizeram acelerar um pouco no final e consegui com muito esforço um tempo de 03:56:32.
Ganhei algumas disputas, perdi um montão, e conclui feliz mais uma maratona.
O choro no final foi uma prova de quanto esforço eu fiz para a concretização de mais um grande desafio.


Depois foi só comemoração com os amigos:



Ju Job orgulho da Acorja no pódio

Eu e Chris nas maravilhas das cataratas







22 comentários:

  1. Júlio,
    Parabéns por mais uma maratona. O relato está bonito e especial, mas a última foto está espetacular! A mordida na medalha com as cataratas em segundo plano ficou um exagero de composição.
    Valeu!
    Gilmar
    http://www.fotocorridagilmar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Julio, parabéns, e que venham as próximas. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Sensacional o post parabéns por mais esse Desafio!
    Júlio muito obrigada pelo carinho,uma pena não poder ver você e marcamos um treino,mas voltarei a essa cidade linda,fui com a Mamy e ela queria ver tios e amigos de infância,fiz ótimos treinos em cidades do interior,como Gravatá,Pombos,Caruaru,Barreiros e outras cidades que não me recordo,pernambuco e uma cidade que recebe muito bem os Paulistas amei a recepção e ir a lugares aonde tive contato com cavalos,bois,cabras foi demais,aqui em são paulo tem muito carro,prédio e estress de cidade grande.

    Mais uma vez obrigada pelo carinho e bons kms.
    Fabi =D

    ResponderExcluir
  4. Pô, sacanagem com os cetáceos. Esqueceu de falar (ou deixou suspense para o relato do miguel) se ganhou as cervejas. Parabéns por mais uma!

    ResponderExcluir
  5. Uauuuuuuuuuu...que relato,digno da fantástica prova de Foz.Sei lá,não rodei o mundo em corridas,nem tenho tantas no currículo,mas essa prova foi de uma organização marcante,acho que reuniu um percurso de beleza indescritível(porque sair da Usina de Itaipú até as Cataratas do Iguaçu,não é pra qualquer lugar naõ!),com o empenho,organização e logística impecável que o SESC tem,mais a vontade de fazer bem feito do povo paranaense(isso era geral),mais apoio de água,serviço médico,bloqueio das ruas,transporte dos atletas,alimentação,premiação no horário...tudo sincronicamente organizado,permitiram que a mais dificíl maratona do Brasil(é o que dizem!),se tornasse extremamente prazerosa...tenho orgulho de ter participado dela!Ju

    ResponderExcluir
  6. Eita Júlio, 18 min de poeira é de lascar ...rsrsrrs É melhor vc intensificar os treinos pra não perder de mim também...kkkkk
    Brincadeiras à parte. Belo relato. Uma pena não poder ter ido. Mas seu relato é tão cheio de emoção que nos dá uma breve sensação do que foi. O flagrante baleias foi ótimo.. bjbjbj

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo relato e por mais um desafio completado!!(Currículo de gente grande já!!!).Que festa bonita, quando se reúne a turma da Acorja com Baleias e essa interação é que nos faz acreditar cada vez mais como o esporte une quando deixamos isso acontecer!!Saúde para todos e vcs estão fazendo bonito com a Acorja lá fora!!Ano que vem estarei lá,se Deus quiser!!

    ResponderExcluir
  8. Nada abalará a amizade Baleias-Acorja, sei que Lula não autoriza a atuação Paparazzi na equipe a flagrar momentos de extrema intimidade, realizados de forma reservada e comedida em local discreto e apropriado de modo a proteger as parcelas mais delicadas do corpo humano gordo submetido a esforço físico de contato repetitivo. A luta contra as assaduras exige sacrifício e medidas drásticas e por isso às vezes o gordo atleta está sujeito a ação das poderosas teleobjetivas que o perseguem em sua preparação para prova de longa distância.

    ResponderExcluir
  9. Valeu campeão!!!Como sempre você dando show de
    relato - Considero uma das mais bela maratona do
    nosso país, porém dificil, não dei muita sorte quando fiz esta beleza de percurso - ano passado
    estava muito quente, durante o percurso alguns atletas sofrendo e não conseguiram completar a prova, Graça a Deus consegui 04:07.
    Parabenizamos todos atletas da ACORJA E BALEIAS
    vocês são verdadeiros Gladiadores, em especial a
    nossa Juliana Job, parabéns nos orgulhamos de você o céu é o limite, estamos sempre orando por
    todos, não podemos esquecer das Acorjianas Christinne, Mônica e Lívia o importante é participar e dar os primeiros passos, parabéns garotas.
    Miguelzinho não fique triste, nós amamos você e os Baleias do jeitinho que vocês são, realmente
    vamos ter um conversinha a respeito da atuação dos nossos Paparazzi, creia amigo estas fotos não seram divulgadas. assina o Presidente LULA.

    Abraço
    LULA HOLANDA

    ResponderExcluir
  10. me diverti muito com seu post, júlio!!!

    que festa vocês fizeram em foz!!!

    parabéns a ju job, que fez muito bonito... arrasou mesmo!!!

    mas que flagra com os amigos Baleias rsrsrsrsrs

    é, faltou dizer quem ganhou: Wu ou Miguel?! ;)

    conheci o blog das irmãs cordeiro, e já estou acompanhando a aventura das meninas!

    parabéns!
    amei seu relato!!!

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Pô, Júlião!!! Você sacaneou os amigos de Baleias... kkkkkkkk
    Dessa vez não correu descalço... Eu também venho encontrando dificuldade em lugares com asfalto, mas o importante é tentar corrigir a pisada, não é mesmo?
    Parabéns pela Maratona, nesse ano você mandou bem, hein. Vai fazer Curitiba também?
    Forte abraço!
    @joelleitao
    http://corredordisciplinado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Salve, salve Julião,
    relato pra lá de legal. Foi um prazer reencontrá-los agora em meu estado.
    Tenho no momento dois sentimentos guardados em mim: revolta e ansiedade.
    A revolta é por saber agora por que a mão do Miguel estava oleosa quando fui desejar a ele boa prova.
    Já a ansiedade é para relembrar a história do begeberry. Atravessou mais de 3 mil km para levar tombo dos "hermanos".
    Grande e sincero abraço
    Silvio - Londrina/pr

    ResponderExcluir
  13. Meu irmão, foi maravilhoso ver você correr mais uma maratona, esse mundo saudável das corridas e os novos amigos lhe fizeram muito bem, você hoje é outra pessoa e um ser humano muito melhor.
    Fique certo que om seu incentivo e "pressão" já fui mordida pelo "bichinho" das corridas. E ontem, mesmo depois da viagem de ônibus pra Tabira, corri 3 km. Só falta combinar com meu joelho pra ver se ele deixa eu correr os 10 km.
    Estou lhe esperando pra fazer o percurso de sábado´, você já tem algumas alunas inscritas para esse treino.
    Parabéns pela díficil Maratona de Foz do Iguaçu!
    Beijão

    ResponderExcluir
  14. Bolhas nos pés - roçamentos
    Existe o Creme NOK Akileine sport. Linha oficial da seleção da França dos jogos olímpicos de Pekim
    O creme NOK é um creme protetor contra atritos para Preparação da pele submetida às fricções (pés, axilas, virilha, seios,...)
    Ele limita o risco de acidentes cutâneos: queimaduras, bolhas (flictenas).Reforça a epiderme e a protege dos roçamentos ligados aos equipamentos do esportista e aos roçamentos pele contra pele.Torna o sistema articular mais flexível

    Estudos Laboratoriais
    Comparado á uma região não tratada, o produto permite um aumento mínimo da vermelhidão oriunda de roçamentos padronizados no lado do pé dez minutos após aplicação do produto: -9,34%. Este efeito não é mais observado 30 minutos após aplicação: +5,95%.

    Comparado á uma região não tratada, as medições efetuadas no nível do calcanhar mostram um aumento mínimo da vermelhidão oriunda de roçamentos padronizados dez minutos após aplicação do produto: -4,39% e 30 minutos após aplicação: -9,59%.
    consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda):

    www.asepta.com ( da França )
    www.asepta.com.br ( no Brasil )

    a Época Cosméticos no Rio, Farmácia Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet pela dermexpress
    espero ter contribuído de alguma forma

    ResponderExcluir
  15. Meuu irmão, você quando veio para maratona de Tabira perguntou por que eu não corria, sinceramente nunca pensei em correr, pos até caminhar era cansativo. Eu e Irnael conseguimos correr quinta, 29 de setembro 7km em uma hora. Beijo. Te amo.

    Mirna Cordeiro.

    ResponderExcluir
  16. Rapaz, que beleza!! Mas eu achei que você fosse correr com aquele treco bonito no pé, o tal do Vibram...

    ResponderExcluir
  17. Minhas pernas já não permitem... A Melhor Idade tem dessas coisas, mas vale a pena estar presente e lúcida para vibrar e me emocionar com as corridas da filharada: Julinho, Mônica, Mariana e Mirna.
    As vezes me bate uma saudade sem limites do meu irmão DONCA. Vocês herdaram dele essa vontade de enfrentar os desafios das corridas sem pensar em prêmios a não ser o de transpor a linha de chegada. Com a minha bênção, desejando que a cada treino ou corrida vocês respeitem e agradeçam a Deus pela beleza natural do percurso, seja no sertão ou no mar,com rios secos ou cachoeiras transbordantes. Dulce Lima

    ResponderExcluir
  18. Como caracterizar os relatos que li?
    Cada um melhor que outro! Que familia pra escrever bem! Parabens pelas corridas, pelos relatos! Tenho acompanhado sempre!

    Veronica SObral

    ResponderExcluir
  19. Que festa não foi? Maravilha! Vou ter que aguardar João Guilherme crescer um pouquinho mais para fazer companhia a vocês nas viagens. Um cheiro! Mariana

    ResponderExcluir
  20. Julio, Parabéns por mais esta conquista!
    Com este sobrenome tinha que ser ultramaratonista! Concluir este desafio não é para qualque um. Estou me preparando para estreiar numa ultramaratona e você com certeza servirá de estimulo, para minha conquista pessoal.
    Criei um blog recentemente para trocar informações sobre ultramaratona, visita lá!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  21. meu nome é leticia eu quero desejar parabens para quem organizou essa corrida foi de mais eu corri com as crianças da categoria de 11anos á 12 tava muito legal eu fiquei em 1ºugar corri 500 metros tava muito chou eu sou de PORTO UNIÃO e quero agradecer por voceis de fóz do iguaçu terem recebido com tamto carimho muito obrigada e de novo PARABENS FÓZ DO IGUAÇU.

    ResponderExcluir
  22. Salve Julio!!!
    Estou te devendo está visita a tempos!!! Rsrsrsrsr...
    Parabéns pela sua Maratona em Foz, foi um prazer
    correr ao seu lado. Foi minha estreia em Maratonas e foi tudo maravilhosamente bem, melhor estragaria!
    Só uma correção, me permita!
    Nos 11 km finas a gente entra no "Parque Iguaçu, onde estão as Cataratas, e não no Parque das Aves, que fica do outro da br.
    Vc tem uma bagagem e tanto, Parabéns pelo seu empenho e determinação.
    Espero que vc e seus amigos tenham sido bem
    tratado aqui no Paraná!
    No mais lhe desejo bons treinos e ótimas corridas.
    Abaixo segue um link de fotos da Maratona de Foz, não sei se já tinha visto, mas em todo caso
    aqui esta:http://picasaweb.google.com.br/107109389731806771021/IVMaratonaDeFoz?feat=directlink#

    Abração amigo
    A gente se vê!

    http://marcao1977.blogspot.com/
    http://twitter.com/Marcosborntorun
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile
    Ps: Passa seu email pra te mandar uma foto nossa!!!

    ResponderExcluir