terça-feira, 25 de agosto de 2009

Relato Nova Friburgo 50 km

Frase do dia:
Onde há vontade há um caminho (Provérbio norte-americano)

Mais um fim de semana incrível que a corrida me proporciona.

Cada dia me apaixono mais por esse esporte maravilhoso que me gratifica a todo momento e me oferece a oportunidade de fazer muitos amigos, a quem já considero como irmãos.

Foram 3 dias de imersão neste mundo de longas distancias, ainda desconhecido por muitos mas que cresce a cada prova. Sei que somos chamados de loucos, mas essa loucura é crescente em todo o mundo e o fato é que me proporciona muito prazer em cada metro alcançado e em cada desafio cumprido.

Que venham mais desafios e mais amigos!!!

Vamos ao relato da 3ª Supermaratona de Nova Friburgo – 50 kms

Dormi muito bem e acordei cedinho (4 hs), onde tomamos um café e seguimos caminhando( Eu, Ésio,João, Nilson e Hideaki) até o local do ônibus que nos levaria até o local da largada no Hotel Rio dos Frades em Teresópolis.

A paisagem e o reconhecimento da corrida de dentro do ônibus foram deixados pra trás pelo sono e pela neblina.

O ponto positivo era o tempo frio e sem chuvas, propício para corridas desta natureza.

A euforia antes da largada com o encontro dos irmãos Acorjianos do Recife e dos irmãos Marathon Maniacs de todo o Brasil, deixavam pra trás a ansiedade típica de todo corredor antes de uma corrida importante.



Ésio, João, Julio, Amorim, Nilson e Hideaki

Ancorado e um pouco convencido pela sequência de corridas oficiais em 2009 (7 maratonas e uma ultra-50 km), estava confiante e sentia que estava num dia ótimo.

Dada a largada e passada a euforia, refleti muito nos 1ºs kms sobre meu condicionamento, pois não tinha treinado como deveria, e ao mesmo tempo não queria fazer feio na minha estreia com a camisa dos Marathon Maniacs.

Instigado pela disputa interna de ganhar do MM João Gabbardo ( muito experiente e conhece o percurso na palma da mão), larguei forte e já o ultrapassei no km 3.

No km 10 com 48:31, estava me sentindo muito bem e continuei num ritmo forte pra mim até completar a meia maratona em 01:52:30, mesmo com toda aquela subida.



O lindo visual e o tempo frio eram um estímulo a mais para continuar forte.



Já tinha sido ultrapassado pela turma da Acorja ( Henrique, Pâmela, Flávio) e pelo amigo vegano, Alberto Peixoto e seu companheiro BF de Curitiba.

De vez em quando, olhava pra trás e nem sinal do “Doutor”.

No km 30 com 02:4329, comecei a sentir um pouco o cansaço, e anestesiado pela beleza do lugar, comecei a tirar fotografias, curtindo mais a corrida, mas perdendo um pouco o ritmo.



Neste momento da corrida a rapadura que eu tinha levado já não estava dando conta e eu sentia muita fome, parando para comer bolacha, banana, doce, mas ainda nem sinal do João.

No km 37 com 03:34:55, olhei pra trás e vi aquela cabecinha branca e aquela camisa amarela dos MM chegando pertinho de mim..



Torci que fosse uma miragem, pensei que fosse mentira, mas era mesmo o “misera” João Gabbardo, que me ultrapassava muito confiante.

É admirável sua força e superação, mesmo depois de ter feito uma corrida forte como a de Bombinhas na semana passada.

Parei mais uma vez para fotografar a bela ultrapassagem, admitindo a derrota parcial e dando-lhe os parabéns, mas gritei pra ele que não iria entregar os pontos facilmente. Passou dando “tchauzinho”.



Agora o percurso era uma descida maravilhosa e forçava o ritmo cada vez mais focando o meu algoz, cada km mais perto de mim.

Temi por uma contusão no pescoço do meu amigo, pois contei 186 vezes em que ele olhou pra trás , e já prometi dar-lhe de presente um lindo retrovisor na próxima disputa.

Continuei a perseguição, agora cada vez mais perto, mas eis que acontece o inesperado...
A atriz global Priscila Fantin, pára o carro bruscamente e insiste em fazer umas fotografias comigo.




No momento não percebi que fosse uma armação do Doutor, mas para não ser indelicado com a garota, fiquei ali uns 3 minutos para a sessão de fotos, e ...

Cadê João???

Pernas pra que te quero? Pra correr rápido.

Fecho a maratona em 03:57:21, mas ainda faltam 8 kms.

Nos kms finais sou ultrapassado pela “lenda” LULA , meu presidente da Acorja:



Nos últimos 2 kms, num sprint final já avisto a camisa amarela e a cabeça branca bem pertinho.
Acho que vai dar!!!


Corro,corro,corro e ...

Eu perdi pra João Gabbardo!!!

João – 04:38:15 X Júlio – 04:40:43 (tempo oficial)

Obs.: Quando vi na linha de chegada a amizade entre Sabine (esposa do João) e a global Priscila Fantin, cai na real e percebi o quanto fui ingênuo em cair no truque do doutor.

Resultados da prova no site:

http://www.prodesporte.com.br/novo/resultado/introducao%20resultados.html

Pontos positivos da corrida:

Percurso maravilhoso
Invasão Recifense em Nova Friburgo




Encontro com os Marathon Maniacs
Feliz surpresa com o resultado de Ésio Cursino
Pâmela e Juliana Job, 2° e 3° lugares no geral feminino
Henrique com extraordinários 4:03
Flávio Lemos (voando), Almir e Enildo arrebentando
Lula com o 2º lugar na faixa
Postos de água a cada 4 kms
Lanche providencial no km 30

Pontos negativos da corrida

Contusão do MM Nilson Lima – Uberlandia
Atriz global Priscila Fantin infiltrada na corrida, atrapalhando minha performance

CONCLUSÃO

Corrida histórica que vai ficar marcada para sempre na minha memória e a certeza de que nunca mais vou assistir Fantin, Fantástico, Faustão...

10 comentários:

  1. Oi Júlio !

    Eu não sabia que essa linda garota que esta na foto ao seu lado era artista da Globo, a Priscila Fantin parou o carro duas vezes para me ajudar, na primeira vez ela me deu uma cocada branca muito saborosa, na segunda vez ela perguntou se eu precisava de mais alguma coisa, eu falei para ela que queria só bater uma foto dela, ela que além de linda é muito simpática deixou e sorriu como uma sereia.
    Ela era a Sereia da Super Maratona e nós os navegantes a ponto de espatifar em algum rochedo na beira da estrada.
    Parabens para você e toda simpatica turma dos corredores de Pernambuco e do Marathon Maniacs.
    Eu já coloquei todas as fotos que fiz no meu site:
    http://www.superpinguim.com.br/
    Para visualizar as fotos de 2009 você tem que baixar um PLUG-IN da Microsoft, é facil, rapido e gratuito.
    Abraços !

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela determinação!
    Mas, pense no que te falei em Friburgo: Fazer Treino de Ritmo e Eliminar o álcool principalmente perto das maratonas. Caso contrário, não vais conseguir melhorar muito a tua performance... E, conseqüentemente, curtir a corrida por muitos anos...
    Grande abraço Vegano
    Alberto Peixoto

    ResponderExcluir
  3. Quam parou para tirar foto de quem?
    Você da Priscila Fantin ou ela de você?
    Ela te passou a foto?
    Abração,
    Rodrigo Damasceno
    #1761

    ResponderExcluir
  4. Ola Julio, em seu proverbio da frase do dia acrescentaria ainda: "Onde há VONTADE existe um caminho... e onde há uma BOA VONTADE, existem vários caminhos". E esta boa vontade está sempre presente em você e toda turma pernambucana. Conhecer vocês foi uma grande conquista do ano. Parabéns pela performance e o desafio saudável com o amigo João, que nos motiva a assistir de camarote, aliás nos deixa até ancioso para saber o resultado, mas também nos leva no embalo. Acho que me esforcei para ver o duelo mais de perto e me dei mal. Não consegui nem mesmo ver a Priscila. Seria um consolo. rsrs. Ah! Que tal dar o troco nos EUA? Grande abraço. Nilson.

    ResponderExcluir
  5. Júlio meu amigo, meus parabéns pela prova de Friburgo, fiquei o dia inteiro pensando nela, que pena que não pude ir, mais com certeza ano que vem vou querer está nela e espero que vc vá também. Cara esse jogo de quem passa quem com o João tá virando novela hein, que cara sortudo hein, conheceu a Priscila...AHHH quer dizer que foi o João que levou ela para tirar vc de concentração esse João não é fácil não...
    Bom já que vc gosta de desafio anote ae:

    Nos dias 12 e 13 set a Loja The North Face trará o Ultra DEAN Karnazes para correr 24 horas pelas rua de Sp, aproveite que a loja está convidando alguns corredores e se cadastre também veja mais detalhes no site abaixo:

    http://www.thenorthface.com.br/desafio24horas/index2.html

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. OI, Ó EU AQUI, EU TAVA OIANU U SEU BLOG .AI EU GOSTEI DIMAIS ,TANTO É QUI EU VÕ TA SIGINDU OCE .SI OCE QUIZÉ SIGUI EU VOU FICA FELIZ DIMAIS ;FICA COM DEUS ;ABRAÇO DU MINERIN DI MINAS

    ResponderExcluir
  7. Oi Julio,
    Voce ganhou um post lá no mdeu blog:
    http://maratonistapernambucano.blogspot.com/2009/08/relato-nova-friburgo-50-km.html
    Abraço
    Harry

    ResponderExcluir
  8. Oi Julio,
    Voce ganhou um post lá no meu blog:
    http://www.webrun.com.br/comunidade/blog/home/id/2#912
    Abraço
    Harry

    ResponderExcluir
  9. Oi Julio !
    O Dean Karnazes é um dos melhores ultramaratonistas da atualidade, mas esse outro ultramaratonista que vou lhe apresentar é um Cabra da Peste, se chama Yannis Kouros, e olha que se tratando de ultramaratona acima de 1 até 6 dias ele da um baita "couro" no Karnazes.
    Acabo de escrever sobre um dos maiores, "para não dizer o maior" corredor de longa distâcia da atualidade, é sobre o grego Yannis Kouros.
    Ele consegue correr essa prova de 600 km SP-RJ "sozinho" indo e voltando na maior tranquilidade, não se conhece ninguém que consiga aguentar o ritmo dele para ultradistâncias de provas de até 6 dias.
    http://marcosvianapinguim.blogspot.com/2009/08/yiannis-kouros-lenda-das-ultramaratonas.html

    ResponderExcluir
  10. Oi, Julio:
    Quer dizer que "armaram" contra vc, meu caro: Rsrsrs. mas, fala a verdade: vc queria uma foto coma Priscila, não é? Rsrsrs. Parabéns pela performance! Quando eu crescer (o que vai ser difícil, rsrsrs) quero ser igual a vc!

    ResponderExcluir