domingo, 11 de outubro de 2009

Recife,Olinda,Wanjiru e eu

Frase do dia:

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)

Hoje, depois de assistir a excelente maratona de Chicago pela TV, fiquei com muita vontade de correr.

Ver o Queniano Wanjiru correr a maratona em 2:05:41 é para enlouquecer e apaixonar todo corredor amador.

Numa demonstração de um pouco de "irresponsabilidade", calcei o tênis, liguei o GPS, peguei a câmera fotográfica e sai às 12:30 e num calor insuportável de mais de 30 graus correndo pelas ruas do Recife e Olinda.

Sempre mostro as belezas da minha cidade, mas hoje fiquei assustado com o descaso dos nossos governantes em relação ao lixo acumulado nestas 2 lindas cidades.

Como eu queria que os prefeitos de Recife (João da Costa) que está na terceira administração Petista e Olinda que nos últimas duas administrações foi governada pela Comunista Luciana Santos que elegeu o seu sucessor Renildo Calheiros (irmão do Renan Calheiros) tivessem comigo nesses 20 km.

Logo nos primeiros kms, ainda em Recife passo no canal do Arruda (maior estádio de Pernambuco) e descubro o por que os jogadores do Santa Cruz não conseguem treinar com toda essa sujeira na vizinhança e estão amargando a 4* divisão. Recife 1X0 Olinda.

Saio dali "voando"e chego na divisa dos dois municípios. O lixo e as palafitas daqui pertence aos dois. Ponto para as duas cidades. Recife 2X1 Olinda.

Agora já pertinho da cidade alta, avisto lá em cima o Convento de Santa Gertrudes, e o lixo imperando aqui embaixo.


Agora sofro para subir as ladeiras de tantos carnavais e faço uma pequena pausa para uma água de côco e tento respirar um pouco de ar puro, apesar de tanta sujeira...

Depois da hidratação,corro até a Igreja da Sé, um dos principais pontos turísticos de Olinda.
Aqui os turistas tem que se desvencilharem do lixo e das calçadas esburacadas. Recife 2X2 Olinda.

Agora o treino fica mais fácil, apesar do calor intenso, pois é só descida.Como fui mais rápido, vi menos lixo.

Menos lixo, mas o que é isso????

É isso mesmo, um comércio de ferro velho em plena pista... Recife 2X3 Olinda

Decido voltar por outro caminho ( "a esperança é a última que morre") e quando chego novamente na divisa das duas cidades nas proximidades da Escola Aprendizes de Marinheiros, não acredito no vejo:


Imagine um marinheiro bêbado andando nesta ponte(???) e caindo nesta água(???). Mais um ponto para as 2 cidades.

Elas merecem, elas merecem... Recife 3X4 Olinda.

O ritmo da corrida cai drasticamente pelas paradas para registrar essas imagens e pelo sol que parece queimar minha pele.

Chego na Avenidade Governador Agamenon Magalhães que une as duas cidades e não consigo nem olhar para o canal.

Muito cansado vou caminhando alguns metros e penso num castigo merecido para esses dois prefeitos e...

Encontro um lugar excelente para os dois mandatários destas lindas cidades, infelizmente tão mal administradas.

Primeiro façam este percurso (percurso do lixo), que com certeza vocês se internarão aqui no Unicordis(emergência do coração). Depois da alta, venham aqui no vizinho que com certeza mudará de nome para Igreja Jesus Cristo dos Piores Prefeitos dos Últimos Anos.

Voltando a minha comparação com o incrível Queniano Wanjiru:

Wanjiru correu 42,195 kms em 2:05:41 e quebrou o recorde da maratona de Chicago e eu corri 20 kms em 1:41:oo. Quanta diferença!!!

Hoje Wanjiru ganhou mais de 100.000 dólares e eu gastei 4 reais em água de côco e água mineral.

Todos os Quenianos se orgulham pela conquista de Wanjiru e eu me sinto sujo e manchado entristecendo um pouco aquele Orgulho de ser Pernambucano.

Para refletir e educar:

A produção de resíduos é inerente à condição humana. Cada pessoa produz cerca de 300 quilos por ano e como um processo inexorável, tornou-se um problema de difícil resposta, que exige a reeducação e comprometimento do cidadão. O que acontece com o lixo depois que é jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhido diariamente?

O tempo que a natureza leva para decompor alguns dos produtos...

Papel: de 3 a 6 meses;
Pano: de 6 meses a 1 ano;
Filtro de cigarro: 5 anos;
Chiclete: 5 anos;
Madeira pintada: 13 anos;
Nylon: mais de 30 anos;
Plástico: mais de 100 anos;
Metal: mais de 100 anos;
Borracha: tempo indeterminado;
Vidro: 1 milhão de anos.

7 comentários:

  1. Julio: É muito triste ler tua mensagem e verificar a situação e o descaso como é tratado nosso saneamento básico em duas cidades que são verdadeiros cartões postais do nosso país. É vergonhoso.
    Estamos com muitas saudades. Já são três provas que não temos tua presença e uma maratona sem a presença de Julio Cordeiro fica pela metade. Nos vemos na Praias e Trilhas. João e Sabine.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Julinho pela redação. Infelizmente é impressionante a sujeira de nossa cidade. Eu sempre passo por perto do canal do arruda, que é meu caminho do trabalho, e sempre me surpreendo com a sujeira. É certo que algumas vezes a prefeitura limpa, mas não é constante. Entretanto, vale salientar a má educação das pessoas (na nossa viagem para maratona de Porto Alegre, lembro da limpeza do mercado público de lá. Impressionante ! ). É certo que isto bate também em nossos governantes, pois se não roubassem tanto, teria mas verba para educar os "cidadãos" com o mínimo necessário. É lastimável. Nós corredores podemos dar uma contribuição mínima, não jogando os copos, garrafas, sachês de gel e outras guloseimas que utilizamos durante as corridas, no chão. É pouco, mas já é uma contribuição. Além de outras em nossa casa, trabalho, etc. Parabéns pela reflexão

    ResponderExcluir
  3. Vcs estão cobertos de razão!!Melancólica essa situação!!!Como diz Ricardinho,também muito se deve a má educação da grande maioria!!Façamos pois, a nossa parte e contribuindo para uma melhora nesse panorama.Parabéns pelo relato!Vc que é tão entusiasta da beleza do Recife,também mostra o lado triste da nossa realidade!!

    ResponderExcluir
  4. É inacreditável o descaso com a limpeza urbana de duas cidades tão lindas, uma inclusive, Patrimônio Histórico da Humanidade.
    Como pernambucana fico envergonhada em constatar tamanha falta de cuidado e de amor dos nossos governantes com Recife e Olinda.

    ResponderExcluir
  5. Cordeiro, infelizmente tenho que concordar com a mensagem acima, a muito nenhum prefeito das duas cidades não faz nada em relação a limpeza urbana. É triste e ao mesmo tempo revoltante vc andar por Recife e vê tanta sujeira nas ruas e, além do lixo, tem também verdadeiras crateras espalhadas pelas ruas do Recife, um absurdo tudo isso.

    ResponderExcluir
  6. Júlio, infelizmente esse descaso é nacional, nos munícipios litorâneos só se cuida da orla, aqui no ABC Paulista, que não é litorâneo, não se cuida de quase nada, ameaçou chover e enche tudo devido ao lixo. Muito bom seu post porque não adianta esconder debaixo do tapete.

    ResponderExcluir
  7. Caramba! Você destruiu a minha imagem de Recife! Rsrsrs. mss, acho que este problema é geral! Vc viu aqui? Rsrs. Vamos fazer a nossa parte!

    ResponderExcluir