terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Frase do dia:
"Um ser que se habitua a tudo, eis a melhor definição do homem." [ Fedor Dostoievski ]

Um pouco chateado por não concluir o longão do último sábado de 51 kms, onde fiz somente 16, tento retomar a rotina dos treinos.

Fiquei triste por mim, mas ao mesmo tempo orgulhoso com os 7 amigos-herois acorjianos que concluiram este percurso dificílimo.

Parabéns a todos que participaram , em especial a Pâmela,Veridiano,Tom, Cesinha, Paulo Sobral, Juliana e o nosso Presidente Lula. Vocês são feras!!!!


E os meus treinos para a Comrades????

No início deste ano escolar, fiquei com a árdua mas gratificante missão de levar e acompanhar os meus pequenos na nova escola.
Não basta ser pai... Tem que participar!!!
Isto de certa forma está atrapalhando nos treinos, pois não gosto de treinar a noite.
Em relação a mudanças nos horários dos treinos, existem muitas divergências de opiniões. Aqui vão 2 opiniões de treinadores renomados do Brasil:

O melhor horário depende de atleta para atleta, tem atletas que tem rendimento melhor logo pela manhã e outros após o serviço a tardezinha ou a noite.
Eu prefiro pela manhã, pois nosso organismo está bem descansado e temos um rendimento melhor e a própria atividade física o fará mais dinâmico em seu trabalho durante o dia.
As vezes nem sempre quando se sai do trabalho ou escritório estamos dispostos a treinamento em função do desgaste ocasionado durante o dia, por isso é melhor pela manhã, já que a maioria das provas também é pela manhã acostumando assim ao horário dos seus treinos.
Normalmente o melhor horário do dia para treinamento fica próximo ao final de tarde, já que é nesse momento que seu corpo está mais "disposto" segundo a teoria dos ciclos circadianos.
Entretanto, isso além de individual, é treinável e pode ser modificado, permitindo aos corredores correrem de acordo com sua disponibilidade de tempo.
A corrida a tarde permite também que se faça uma ingestão calórica e de carboidratos ao longo do dia que sustentará a atividade.
Quem corre pela manhã muitas vezes treina com as reservas de glicogênio baixas devido ao longo tempo de jejum durante o período da noite.
Bom o certo é que ou pela manhã, a tarde ou a noite, o que não pode é ficar parado!!!
Tenho todo o carnaval para recuperar minha ausencia efetiva nos treinos.
Esta imagem abaixo também vale por um longão, não acha???



4 comentários:

  1. Grande Júlio.
    pena que não foi desta vez que corri contigo! Tava tão ansioso que não esperei em Igarassu, parti num leve trote para Abreu e Lima quando comecei a ver os "feras". Reconheci a Pamela, o Paulo Sobral, o Almir "misera" com a Juliana Job (foi quando perguntei: Cadê o Julio?. Ela respondeu que vc tava mais atrás e perguntou se eu era o cara do blog). Quando a lenda Lula passou por mim, juro que me arrepiei. Como você não apareceu, voltei os 6 Km trotando leve, mas feliz por mais um dia sem sedentarismo.

    ResponderExcluir
  2. Fica tranquilo mano,pois todo fera tem seu dia de indisposição.Não há de ser nada!!Continua cuidando de sua alimentação,horas de sono e rapidamente estás detonando junto a Acorja!!Linda foto dos rebentos na escola(Filhos bem criados são pérolas que brilham todo tempo)!!!Abs e sábado estaremos na sua seara para mais um longuinho da Acorja!!!

    ResponderExcluir
  3. Ola Júlio,
    Estou tentando voltar aos treinos e até a sexta tentiva não consigo passar dos 8,4km. Quanto ao horario dos treinos, tambem prefiro pela manhã mas já percebi que rendo melhor no final da tarde.

    ResponderExcluir
  4. Ei Júlio
    com certeza essa imagem não vale só um longão, mas vários...
    Parabéns pelos filhotes e pela determinação.
    Também vou acompanhar seus treinos para a Comrades (prova que muito me emociana quando assisto), vou estar na torcida.

    Um grande abraço

    futuramaratonista.blogspot.com

    ResponderExcluir