quarta-feira, 6 de março de 2013

Super Maratona Rio Grande-RS 2013 - O CARA

Frase do dia:
"Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar." (Carlos Drummond de Andrade)

O Rei Roberto Carlos escondeu de todo mundo, mas me revelou neste domingo um grande segredo.


Seu Antonio - Esse é realmente "O CARA", mas depois eu explico.



Agora posso dizer que realmente "comecei" o ano de corridas em 2013. 
Não tão bem como eu desejava, mas tô muito feliz por mais um desafio conquistado.

O lugar escolhido foi Rio Grande - RS que realizou a sua XX Super Maratona de Rio Grande, com um percurso tradicional de 50 kms. Essa foi a minha 3ª corrida nessa pacata cidade do interior que foi fundada em 1737, fica quase na divisa com o Uruguai e também foi a 1ª capital do Rio Grande do Sul.
E essa conquista foi a de número 49 (42 kms ou +). Tô quase na metade do meu desafio das 100 maratonas nos meus 50 anos em 2018.

Viajei com o amigo Ésio Padilha-PE na sexta feira, alugamos um carro em Porto Alegre e no sábado pela manhã já estávamos na entrega do kit e depois um passeio pelo praia do Cassino -  balneário mais antigo do Brasil.

Essa praia do Cassino também se destaca por constar no Guiness Book como a maior praia em extensão do mundo, tendo mais de 254 kms de comprimento, se estendendo até o Chuí.




Depois do jantar de massas, com a companhia do casal Raulino e Eliete fomos direto pra pousada, onde conheci O CARA.
Fala mansa, simpático, gentil, bom de conversa, um verdadeiro "gentleman".

Confesso que fui dormir pensando se aquele CARA terminaria uma corrida de 50 kms num tempo inferior às 6:15 minutos do tempo limite da prova. Quem viver verá, pensei.

Depois descansei bastante, dormi bem e agora era aguardar o momento da largada.

Aqui com os amigos de longa data das maratonas:
Com Ésio e Luis
Com Oswaldo, Raulino e Ésio
Largada
Depois de um início de ano sem treinos "consistentes" e com essa bronca de 50 kms pela frente, tinha que apelar mesmo pelo condicionamento antigo.
A minha estratégia seria de fazer a primeira metade (25 kms) sem parar e depois levar na boa e terminar sem sofrimento o restante.

Logicamente que eu queria fazer um sub 5 horas como em 2009 e 2011, mas com um único longão de apenas 21 kms esse ano, vi que seria impossível. Não tem jeito, tem que treinar muito!!!

O tempo nublado no início da prova era um bom motivo pra realizar a minha estratégia.

No km 10 estava muito bem com 50 minutos e... O CARA passou voando por mim e ainda me chamou pra acompanhá-lo. Como???

Simplesmente não acreditei e pensei: esse CARA vai quebrar...


No km 21 com 1:50 ainda bem de pernas e nem sinal do CARA.
Quando cheguei no km 26 precisei de uma massagem na coxa e o sol começou a mostrar a sua CARA e eu nem com binóculo via mais o CARA.

A partir daí a corrida se resumiu a uma caminhada de 150 metros e um trote de 850 metros até o km 42, que fechei em 4:26


Chegando ao fim da maratona ainda restavam 8 kms pela areia da praia do Cassino. O excelente apoio de hidratação de um lado e o sol forte e o vento contra me fizeram caminhar mais e correr menos ainda.
Caminhava 300 metros e trotava 700...
Deu até vergonha na CARA...



Como a estratégia e o tempo foram pro espaço o que me restava era curtir os últimos kms e ver o que tinha acontecido com o CARA.
Aquele vai e vem de ambulâncias me deixava um pouco preocupado...
Será que ele desistiu???

Naquela imensidão de areia cheguei animado no km 49. Agora era só mais 1 km.



Fiz o último km "correndo" pra não fazer feio na linha de chegada e conclui com fôlego, mas sem "pernas" com o tempo de 5:36:07

GARMIN

Alegria estampada na CARA por mais uma conquista

Chegada de Luis(outro CARA) - Pernambucano de Curitiba

Comemorando a 117ª medalha de Luis entre maratonas e ultras

Sim e o CARA???

Conheci o filho do seu Antonio Martins no aeroporto de Florianópolis logo depois da sofrida K 42 de Bombinhas. Essa mesma corrida que me derrubou por um mês...
Com certeza uma das provas mais difíceis do mundo.

Quando eu ouvi aquela pessoa de uns 50 anos comentando que o seu Pai tinha feito a K42 de Bombinhas, fiz um comentário para o pessoal da Acorja:"Isso é um irresponsável!!! Como é que um ser humano bom de juizo deixa uma pessoa de + de 70 anos fazer uma corrida dessas..."
Eu ainda não sabia quem era o seu Antônio...

Terminando a historinha real, encontrei seu Antonio no final da corrida já tomado de banho e de CARA muito feliz.

Concluiu em 5:03 minutos os 50 kms.

 Antonio Martins 71 ANOS Tempo Liquido 5:03:20 RITMO 6:04

Fiz a reverência ao agora mestre e o pedi humildemente uma foto ao seu lado. Me sentia uma formiga ao lado de um elefante.

O encontro com esse CARA vai mudar a minha vida pra sempre.
A foto com esse CARA vai estar na minha sala de medalhas como um valioso troféu.

Vou pedir a Deus para quem sabe um dia eu também seja um CARA como o seu Antonio, e que possa ajudar de alguma forma muita gente, nesse mundo extraordinário das corridas.


Vida longa seu Antonio - O CARA



Campeão na categoria + de 70 anos



12 comentários:

  1. Valeu campeão !!! Por mais uma vitória em grande estilo - 50KM de Rio Grande, tive o prazer de fazer esta prova ao lado de vários Acorjeanos, a prova não é fácil além do sol, alguns trechos com piso com desniveis e concluir uma maratona 42km - Vem o presente que são 08 kilometros de areia, mas a paisagem e a beleza da praia do Cassino é encantadora e estimula o atleta a concluir a prova.
    Parabéns Julinho pela sua garra e determinação, aproveito o espaço para parabenizar o nosso amigo Esio por mais uma missão cumprida.
    Valeu Campeões !!!!
    Quando tiver mais velhinho, quero correr feito o CARA (Sr. Antônio Martins)71 anos, concluir esta prova com 05:03:20 e uma média por kilometro de 06:04 - Parabéns Cara !!
    Abraço
    LULA HOLANDA

    ResponderExcluir
  2. Grande Julio.
    PARABÉNS pela 49ª conquista. Sua Meta será atingida rapidinho. Acredito sinceramente nisto.
    Imprevistos a menos de 3h fizeram-me desistir de minha mais longa aventura de moto (1500 km de Londrina a Rio Grande)para correr a prova.
    Em 2014 lá estarei.
    Grande e verdadeiro abraço.

    ResponderExcluir
  3. Essa corrida é sensacional,está no rol das minhas preferidas!!Fizemos em 2011 com vários Acorjianos feras!!Parabéns por mais uma no currículo!1Mostrou que tem um lastro muito bom de corridas adquirido com o tempo!!Esse veinho aí é muito fera(71 anos nao é fácil)!!Abs:Paulo Sobral!!

    ResponderExcluir
  4. Hei Júlio,

    Parabéns por mais uma conquista.... Quanto ao cara..eu tive o prazer de conhece lo nas 24hs de Campinas em que fiquei abismada com garra e determinação desse ser humano maravilhoso... Correu o tempo todo e deu banho em muita gente inclusive eu. Segue o resultado dele nas 24hs/2012 ANTONIO MARTINS DOS REIS 62 voltas 168.950km 23:29:03...É mole ou quer mais. Bjks.

    Meire/BH-MG

    ResponderExcluir
  5. Cabra, parabéns por mais um super desafio vencido. Muito legal o testemunho com o Sr. Antonio. Virou inspiração para todos nós. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Júlio,
    Você impressiona! Terminar essa prova treinando longão de 21 km é algo fora dos padrões.
    Você também é O CARA. O Cara da ACORJA que muito nos orgulha!
    Seu Antônio é um fenômeno, um talento que não foi achado pelas autoridades olímpicas, mas que continua correndo e, pelo jeito, feliz.
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  7. Meus parabéns!! A supermaratona foi marcada por vários encontros desta natureza. O pessoal é fantastico e a prova oferece todas as dificuldades que um corredor gosta. Acho que fiz uma boa escolha para começar minha carreira em longas distâncias. Até a proxima!!

    ResponderExcluir
  8. Seu Antonio é o cara mesmo; ele é minha inspiração para continuar correndo. Uma pena que por falta de patrocínio, ele talvez venha a sair do circuito das grandes maratonas. Além de grande esportista é também um ser humano fenomenal; se mantém ativo e trabalhando dando exemplo para os mais jovens...

    ResponderExcluir
  9. julio esta homenagem fez e faz parte da minha história,agradeco eternamente pelo carinho ,pelas palavras,e saiba que vendo seu histórico de vida pelo mundo,desejo que DEUS lhe acompanhe sempre,,na matragtona poa em 2015 procurei,pedi para seus amigos lhe avisarem e vi que chegamos juntos ,diferença de 3 minutos......JULIO INFORMO COM PRAZER UE SOU TRICAMPEÃO MUNDIAL EM 24HORAS COM RECORDS 187..6KMS.,178KMS. E 175KMS.ESTE ANO VOU TENTAR O TETRA ,EM AGOSTO FUZILEIROS NAVAL PRECISO FAZER 175 KMS.E NAS 48 HRS.252.6 KMS.EM 2013 E 244.8 EM 2014 ,NA CATEGORIA FIZ MAIS NOS DOIS ANOS, EM 2014 ESTADFOS UNIDOS FEZ 223 EU 244.KMS....-ESTAREI EM SETEMBRO NAS 48HRS.EM GUARUJÁ EM AGOSTO 24HR.FUZILEIROS,TORÇO PARA NOS ENCONTARMOS E QUERO DAR UM ABRAÇO .

    ResponderExcluir
  10. JULIO ,ALÉM DE PUBLICAR ,PEDIRIA SE PUDESSE COLOCAR EM MINHA PÁGINA DO FACEBOOK ANTONIOREISREIS.FIZ COMENTARIO EM SUA PAGINA .........

    ResponderExcluir
  11. publicar com os comentarios no facebook

    ResponderExcluir
  12. publicar com comentarios gerais e visualizar face

    ResponderExcluir