quarta-feira, 6 de maio de 2020

Maratona de Santa Cruz de La Sierra - Bolívia

20/08/2017 - Bolívia - Santa Cruz de La Sierra
Minha 93* maratona/ultra

Convidado pelos amigos das Minas Gerais, Nilson Lima, Wu e Miguel, aceitei a empreitada de fazer a maratona de Santa Cruz. Seria a oportunidade de aumentar o meu rol de Países visitados. Sabia pouco da Bolívia e de Santa Cruz de La Sierra.

Algumas informações relevantes:

Juntamente com o Paraguai é um dos dois únicos países das Américas que não possuem saída para o mar.


A Bolívia tem grande diversidade linguística, como resultado de seu multiculturalismo. A Constituição da Bolívia reconhece 37 línguas oficiais, além do espanhol. Assim, é o segundo Estado com o maior número de idiomas oficiais no mundo, só perdendo para a Índia ,que tem 46. Estas incluem as línguas das nações indígenas nativas, como quíchuaaimará e guarani.


A Bolívia tem a segunda maior reserva de gás natural na América do Sul



Santa Cruz de la Sierra é, atualmente, a maior e mais populosa cidade da Bolívia. Localiza-se no centro do país, nas margens do Rio Piraí. Possui uma altitude de 416 metros. A cidade é a mais importante do Departamento de Santa Cruz. Também é considerada o motor econômico do país. Foi fundada em 1561 e tem cerca de 1 756 926 habitantes.



Bolivia map | Bolívia, oficialmente Estado Plurinacional da ...





Fui de Gol para São Paulo e mais um voo para Santa Cruz de apenas 2horas.
Encontrei com Amorim no voo e esperamos os outros amigos mineiros no aeroporto. Wu e Miguel tinham feito as reservas pelo booking. Estranhei muito o fato do valor ser muuuuuito baixo. 38 dólares por 03 noites é pra desconfiar kkkk.



Quando chegamos lá, Amorim deu um pulo e disse: eu não fico nessa espelunca Júlio. Nem foi conferir o quarto e se mandou pra procurar outro hotel. Quando entramos no quarto começamos todos a rir. Uma verdadeira bagunça, tudo sujo e o banheiro "compartilhado" tinha sido "higienizado" em 05/01/2015, portanto faziam 2 anos e meio kkkkkk.







Fazer o que? Compramos uns vinhos e umas cervejas num mercado próximo e saímos pra conhecer a cidade. Tomei um choque ao perceber o quanto a cidade era pobre. 
A entrega do kit foi no maior shopping da cidade e mostrou também a grande desigualdade existente no País, assim como no Brasil. 


No outro dia já estávamos lá na linha de largada para mais uma maratona. 
Seria a terceira edição local dessa organizada maratona patrocinada pela Adidas. 

Adidas Maratón Santa Cruz de La Sierra

Uma maratona pequena com apenas 220 concluintes. Infelizmente daquelas que a gente faz um ↺  "visto" e fica apenas na lembrança boa dos momentos com os amigos. 
Andei muuuuito nos kms finais e completei em quase 5 horas.
Pra ser exato em 04:51:24








Depois de mais uma medalha internacional no peito um brinde com os amigos maratonistas.
Agora faltam apenas 07 maratonas para a centésima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário