segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Maratona de Curitiba 2012

Frase do dia:
"É preciso sobreviver para atingir a idade da realização, para ser feliz. Não vale sair antes do jogo terminar" (Tom Jobim)

Usando uma expressão conhecida, "calça de veludo ou bunda de fora", resolvi arriscar em voltar a correr numa maratona oficial.

Os treinos das últimas 2 semanas não me deixavam muito animado e praticamente não falei com ninguém que iria tentar completar a maratona de Curitiba. Corri no feriado da Proclamação dia 15 com a Acorja 20 kms como o teste final e nada senti no joelho. 
Sentia mesmo a falta de ritmo e o receio do joelho voltar a doer...

Combinei com os amigos Amorim(RJ) e Nilson(MG) e no "apagar das luzes" fiz a minha inscrição.

Animado com o sonho das minhas 100 maratonas nos meus 50 anos parti para mais uma conquista, essa de número 48 e a minha terceira em Curitiba. 
Corri ali em 2010 com um tempo de 03:48:29 e em 2011 tive a felicidade de fazer o meu melhor tempo em maratonas no Brasil com a incrível marca (para mim) de 03:26:32 ficando na colocação 141 em 1217 concluintes e 23 de 187 na minha faixa etária.

Agora o meu objetivo era bem menos audacioso. Queria apenas completar a maratona e afastar aquela sensação de impotência que me aconteceu na maratona Pró Adidas no Rio de Janeiro em setembro último, onde pela primeira vez desisti de uma corrida.
Também queria "testar"  o meu joelho e sentir a confiança necessária para continuar correndo corridas de longas distâncias.

Pra completar a dificuldade e aumentar um pouco mais a emoção, comprei um tênis novo na entrega do kit um dia antes da maratona e resolvi correr com ele no outro dia. 
Já fiz isso muitas vezes sem nenhum problema com os da Saucony (marca preferida e modelo-Kinvara), só que desta vez a "invenção" era maior, pois a única vez que usei um tênis da marca Asics, foi num longão de 26 kms há uns 3 anos atrás. 
No final do treino vendi um nimbus 11, 12, sei lá ao amigo Flávio Lemos no final do longão por 50% a menos do que eu comprei e com um único dia de contato com os meus pés e ainda assim acho que fiz um excelente negócio. 
Os tênis da Asics parece que não se moldavam aos meus pés e depois disso ainda provei alguns em feiras de maratonas, mas nunca sentia confortáveis e confiáveis. A partir desse dia sempre que tinha oportunidade criticava os tênis dos Japoneses da Asics.

Na entrega do kit na loja Pro Correr vi a "propaganda" do que se dizia o tênis mais leve do mundo, com apenas 122 gramas.
O nome da "pena" é Piranha SP4 e botei o "bicho" nos pés e deu uma corrinha na loja. Pensei: esse bicho foi feito pra mim.

Paguei, levei pro hotel e entrei no Dr. Google pra saber de algumas características e fiquei um pouco ressabiado pelas indicações de apenas corridas curtas e no máximo meias maratonas.


A principal característica desse modelo é a leveza, o cabedal em mesh, foi desenvolvido com uma construção mínima, que permite um excepcional calce, respirabilidade e mínimas costuras que evitam qualquer tipo de irritação. A sensação do uso deste calçado é como se não houvesse nada entre os pés e o solo, porém sem deixar de lado o conforto e a estabilidade.

O Piranha SP 4, possui a entressola em Solyte, o que permite melhor resposta nas passadas, maior leveza e uma plataforma extremamente confortável e mais reta, isto para que os pés fiquem mais próximos do solo, permitindo maior distribuição do peso do atleta, estabilidade e velocidade.
A Sola exterior é composta pelo DuoSole, que proporciona leveza, flexibilidade, durabilidade e melhores propriedades de tração.
Indicado para distâncias de até meia maratona, o novo Piranha SP 4 é perfeito para os corredores que procuram por um tênis rápido, veloz e que desejam ter uma experiência com um calçado mínimo em treinos e competições.
Fui dormir encucado e pensando em qual tênis iria usar, o velho e bom Saucony Kinvara 3  ou o novato sem  um único treino sequer.
Acordei bem e decidido de testar mais uma novidade no meu currículo de loucuras. Se eu já corri 1 maratona descalço e 2 maratonas com as sapatilhas five fingers, por que não arriscar esse tal tênis?
Fui com o amigo Amorim e ainda apostei umas cervejas pós maratona...



José Maida-PR, eu, Amorim-RJ e Oswaldo-SP
Juntos temos quase 300 maratonas
José Maida de Curitiba fez a maratona nº 138

Como sempre a impecável maratona de Curitiba nos dá o apoio  necessário pra fazer uma grande corrida. A largada às 07:15 (horário de verão), a hidratação sem defeitos e o tempo ajudando, tinha mesmo que dar o meu máximo.
Coloquei o corredor virtual para um ritmo de 5:50 pra finalizar em 4:10. Já seria um bom resultado. Logicamente se fizesse um sub 4 horas seria bom demais...
Minha estratégia era correr 25 kms sem parar e ver o que dava pra fazer até o final.
Nos primeiros 2 kms senti um pequeno desconforto no pé esquerdo e pensei que o "piranha" fosse me deixar na mão. Ledo engano. O bicho é porreta  e parece que vc corre descalço.
Fechei os 10 kms em 50 minutos e a meia em 1:47. 
Conversei um pouco com o Rodney Wenke, que me passou "voando" e fiquei mirando o "mestre Branca" e o amigo Oswaldo Poggi. No km 28 passei o mestre e mesmo diminuindo o ritmo, vi que dava pra fazer um sub 4 horas. 
Fui administrando e cheguei muito bem e sem dores no joelho com 03:49:17.
Belo retorno às pistas e ao convívio com os irmãos maratonistas.
Ah, o tênis é fora de série e ganhei do Portuga e de Nilson!!!! kkkkkkkkk

315 metros a mais
Comemorando com Nilson
Com a medalha
Obrigado a todos os amigos que estavam na torcida por mim
2013 tem mais
Bons treinos a todos

11 comentários:

  1. Parabéns Julio por mais essa conquista.
    Espero que o joelho não incomode mais.

    Abraço.

    Douglas
    corridaporprazer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Orgulho!
    És fonte de inspiração Ídolo Tio Maratonista!
    Meus primeiros 5km faço questão que sejam com você viu? Mas ainda tenho que treinar um tempo para alcançar tal objetivo!
    Parabéns pelas conquistas.
    Beijos,
    Adriana Cordeiro

    ResponderExcluir
  3. Parabéns mais uma vez por sua conquista. Participei desta prova, mais nos 10km, e bati o neu recorde pessoal, é sempre bom receber um pernambucado nesta cidade fria. Que venha outras maratonas.

    Abçs
    lily

    www.lilymartins.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ps.: Fotos gratuitas no site www.vivoesportes.com.br

    ResponderExcluir
  5. êta menino danado!
    sou sua fã!
    tu arrasa até quando não treina, né?!
    já nasceu foi voando:)

    parabéns, Júlio!
    por mais essa conquista, mas principalmente, por essa garra contagiante!
    terminei de ler seu relato doida pra dar uma provadinha nesse tal piranha:)
    gosto muito de tênis leve, tão leve que a gente se sente correndo descalço!

    parabéns, de montão!
    e que venham logo essas duas maratonas que tão faltando pra você interá essa conta das 50:)
    tô na torcida, sempre!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Júlio,
    Esse joelho estava carente, só queria sua atenção para funcionar 100%.
    Tempo espetacular para uma maratona cheia de ladeiras.
    Agora, correndo com o piranha, a admiração só aumenta.
    Um grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  7. Muita garra e determinacão,características básicas do vencedor!!Valeu,mais uma maratona para a coleção!!Abs:Paulo Sobral!

    ResponderExcluir
  8. Comeu pena de fênix cabra? Se não comeu, usou dela no tênis.
    Parabéns pelo retorno! Você é O cara.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Grande Júlio!!
    Feliz pelo seu retorno às corridas.Não tinha dúvidas de que isto ocorreria. Em relação ao novo tênis, pode passar no departamento de marketing da Asics que tem um cheque para você, pois pense num relato que serve por mil propagandas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio Maratonista "Fênix" Cordeiro, parabéns!
      Estou com Gilmar, esse joelho estava carente de atenção e de kms.

      Excluir
  10. Vamo lá! Outra Maratona na caixa! Mais uma, mais uma!

    ResponderExcluir