domingo, 23 de agosto de 2020

Trilhos e Trilhas

Frase do dia:
“A natureza nunca nos engana; somos sempre nós que nos enganamos.” (Jean-Jacques Russeau)

Fiz algumas maratonas no passado em trilhas como Búzios, Bombinhas, Urubici, Praias e Trilhas. Já tinha esquecido do quanto é bom essa interação com a natureza, as belas paisagens, os trechos difíceis e sinuosos, a imprevisibilidade da chuva e da mata fechada modificarem drasticamente o percurso em minutos, mas principalmente a solidariedade bem peculiar das pessoas que participam desse tipo de corrida.
Enviei uma mensagem pra Feiju pedindo pra participar de um treino com o Trilhos e Trilhas.
Ele me autorizou a participar e eu acordei cedinho e às 5:05 estava chegando no lugar da largada. 
Mesmo com algumas caras conhecidas como Flávio Lemos que conheço desde o meu início lá em 2007, Rodrigo, Paulinho, Enildo e Anita da Acorja. Feiju e Dr. Adriano em que fizemos a muralha no ano passado. CH, André, Adriana, Cleide e outros dos treinos das ladeiras
Mesmo com toda essa galera conhecida, cheguei tímido e desconfiado.  
Escutei alguns falando baixinho - ele sabe o que é tiririca????
Pensei que fosse o humorista. No relato abaixo eu conto a diferença kkkk
Com um calção curto e uma camiseta me senti estranho vendo a galera toda paramentada com calças, camisas de manga longa, Camel Back...
Nem água eu levei kkkk
Me senti um estranho no ninho é verdade, mas a recepção que tive me deu forças pra não desistir. Por um momento pensei em dizer que tinha recebido um telefonema e teria que resolver um problema...
Nem deu tempo. Foi somente tirar a foto e foi dada a largada. 



Passamos pelo elefante branco, a Arena de Pernambuco e fomos em busca das trilhas dos Timbus, da casa abandonada, do malassombro, da fábrica de drogas, do Camboja e outras que esqueci os nomes.


Depois de um percurso de mata fechada fui apresentado oficialmente a tão falada TIRIRICA.
Essa bichinha tão bonitinha aos olhos, mas tão cortante no tecido epitelial me fez ver já no início da trilha que nunca podemos subestimar o adversário e sempre respeitar a natureza.


Nutgrass Cyperus rotundus02.jpg

Cyperus rotundus, mais conhecida como tiririca, ou junça, é uma planta pequena, de rápido desenvolvimento, pertencente à família Cyperaceae, e ao gênero Cyperus. Produz pequenos tubérculos de alto poder regenerativo (um único tubérculo cortado pode dar origem a várias plantas) ricos em fitormônios, sendo usado inclusive na produção de mudas de outras plantas por estaqueamento. É uma planta de difícil controle no campo, quer seja por controle mecânico (capinas) ou mesmo por herbicidas
É provável que o local de origem da tiririca seja a Índia.



Já nos primeiros kms da trilha a mão e a perna foram devidamente batizados pela tal Cyperus rotundis.
A dor foi anestesiada pela beleza da trilha e as brincadeiras do grupo. Muitas risadas somadas as dificuldades dos terrenos em que eu nem lembrava mais da tiririca.
Paisagens de tirar o fôlego. 

















Depois de muita subida, descida, muitos galhos, bambus, tiriricas, lama, quedas, terra e um pouquinho de asfalto, enfim chegamos VIVOS. 
Xinguei Sena, CH, Vovô Noiado e Feiju por muitas gerações kkkk
Depois de 23 kms em 03:24:32 (exatamente o meu RP na maratona de Paris em 2012) me senti muito cansado e também muito feliz por ter sido tão bem acolhido por esses novos irmãos que a corrida me deu.
Obrigado de coração a cada um de vocês pelo privilégio de fazer parte desse grupo.


7 comentários:

  1. Excelente texto, transmitu com perfeição o que nos leva a ficarmos apaixonados por este esporte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo Guilherme. Correr com amigos e em contato com a natureza é simplesmente sensacional

      Excluir
  2. Muito bonito o relato e vi muita sinceridade. Só não entendi porque me XINGOU? te levei a cada lugar lindo rsrsrsrs. Grato pela sua presença SENHOR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diz a música: Ser chamado de SENHOR por um SENHOR... Ai dento--Tô acabado mesmo kkkkk

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk queria eu ser como o SR.

      Excluir
  3. Showww!!! Amo de Paixão 😍🏃‍♀️🌳🌳🌵

    ResponderExcluir