segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Contagem Regressiva para a Maratona de Berlim

Maratona de Berlim tem história e recordes

No dia 20 de setembro, às 9h local, partirá a 36ª edição da Maratona de Berlim, do World Marathon Majors (WMM), o circuito das maiores maratonas mundiais.


Os mais de 40 mil participantes terão chegado de todos os cantos do mundo,(inclusive 1 corredor da cidade de Tabira, no estado de Pernambuco); alguns em busca de recordes mundiais e outros "loucos" por quebras de recordes pessoais ,pois o percurso da prova, plano e rápido, propicia a cada ano a quebra de tempo.

É por isso que Berlim é a maratona com maior número de quebras de recorde mundial: de 1998 até agora já foram conquistados seis, como em 2008, quando o etíope Haile Gebrselassie estabeleceu a marca das 2h03 minutos e 59 segundos.

Eu como o único representante Tabirense prometo uma disputa metro a metro com o Etíope!!! Te cuida Haile!!!

A história da prova remonta a 1974, quando a cidade de Berlim ainda era a capital da Alemanha Oriental e o mundo tremia frente à ideia de uma guerra nuclear entre as potências.
Naquele ano, 286 atletas percorreram uma pequena rua, próxima ao estádio do clube de futebol SC Charlottenburg Berlin.
Nascia o que viria a ser uma das maratonas mais cobiçadas do circuito. Hoje se trata de uma corrida de massas, de alto nível.

Na edição de 2008, 35.913 pessoas atravessaram a linha de chegada, ultrapassando a marca de 1 milhão de espectadores. A condição climática é muito favorável (entre 10 e 15 graus), e o prêmio ao vencedor é de 500 mil dólares. Sugestivo? Sim, e o percurso, ainda mais.



O local de largada e de chegada é o Portão de Brandemburgo, símbolo da unificação após a queda do Muro - foi somente em 1990 que a maratona se deu no que antes foram os dois lados de Berlim, na Guerra Fria.

Hoje, os corredores passam por alguns dos locais mais conhecidos da cidade, como a Potsdamer Platz e o Reichstag, a histórica sede do Parlamento.

7 comentários:

  1. Tá chegando a hora da Acorja brilhar em Berlim!!!Vamos nessa!!Naquela montagem,júlio,eu faria vc chegando na frente do Etíope e joao Gabardo atrás dele!!Que tal a idéia....!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Julio:
    Espero que vc encontre a Giovanna e seu marido, Leo, em Berlim! Boa sorte, ótima maratona para vocês!

    ResponderExcluir
  3. Boa Viagem e Boa Prova. Espero que seu tempo diminua. Deixe para apreciar a paisagem outro dia. Tire muitas fotos de mamãe e aproveite esse momento com ela. Um cheiro!

    ResponderExcluir
  4. Julinho, boa viagem e boa maratona. Aproveita a viagem também, Budapeste e Viena são cidades belíssimas.
    Beijjos pra tu, Chris e Dona Mena.
    Ei, cuidado em Mamãe... rsrs

    ResponderExcluir
  5. A montagem ficou ótima só vc mesmo amigo Júlio, boa sorte nesta maratona.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. vai se lascar seu doido!

    ResponderExcluir