quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O ser Ultramaratonista

Frase do dia:
"Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Como nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo. "(Buda)

Inquieto e atrevido como sou ,ando me perguntando por que fazer distancias cada vez maiores? Por que não ficar somente em maratonas??? Minha mãe vive me pedindo pra correr somente pela "saúde". Será que estou exagerando???


Já estou pesquisando algumas provas para 2010.


Confirmada a Comrades -89 kms-, graças a Paulo Picanha, pois as inscrições acabaram em 27 horas, busco uma nova ultra para o 2º semestre.


O que faz com que um corredor procure voos mais altos????


Eu procuro desafios e emoções maiores, mesmo sabendo dos percalços do caminho. Passar 14 horas e 51 minutos como eu fiz em 2 dias no Desafio Praias e Trilhas, correndo,trotando,andando,engatinhando é algo extraordinário. Passa um filme inteiro da sua vida nessas corridas e algumas respostas para os problemas cotidianos podem ter resoluções ali no km 5, 30 ou 60.


Fica também para mim aquela sensação de bem estar e de me sentir psicologicamente mais fortalecido a cada desafio completado.


“Mente é tudo: músculos – peças de borracha. Tudo que eu sou, eu sou devido à minha mente.” Paavo Nurmi (NOAKES,1991).


Por outro lado, descobrir novos amigos, novos países, novas cidades, novas estradas, novos caminhos, novas montanhas, que me dão muito prazer, são estimulos diários para os treinamentos extenuantes do dia a dia de todo candidato como eu a ultramaratonista.


Muitos fazem críticas que gostamos de sofrer. Será verdade???

A verdade é que em corridas longas é possível esquecermos a nossa vida e viver outras, como se trocássemos de corpo e alma. Podemos naqueles kms tão sofridos e ao mesmo tempo prazeirosos, sonhar com novas idéias e um novo mundo.

Abaixo um comentário excelente da essência da Ultramaratona:

“Talvez a essência da Ultramaratona seja sua suprema falta de utilidade. Não faz sentido, num mundo de naves espaciais e supercomputadores, correr vastas distancias à pé.

Não há dinheiro e nem fama envolvidos na maioria das provas, freqüentemente nem mesmo há a aprovação dos familiares e entes queridos. Mas como afirmam poetas, apóstolos e filósofos desde os mais remotos tempos, existe muito mais na vida que a simples lógica e o bom senso.

Os Ultramaratonistas percebem isso instintivamente. E eles sabem algo mais que está perdido no sedentarismo. Eles entendem talvez mais que ninguém, que a porta para o espírito se abrirá com o esforço físico.

Ao correr tão longas e extenuantes distâncias eles respondem uma chamada do mais profundo de seu ser – uma chamada que responde quem realmente eles são”. ( David Blaikie)

11 comentários:

  1. Júlio,esse foi sem dúvidas um dos melhores comentários do seu blog.Esse assunto de longas distâncias sempre me fascina,quando leio vejo exatamente o que penso e sinto escritos no papel...é como você disse,esses longos desafios nos faz viver outras vidas,como se nessas corridas nos tornássemos outras pessoas,ou como se nosso verdadeiro eu ficasse,enfim,liberto.A sensação é indescritível e nos pede sempre mais.É bom ter malucos que pensam como nós,assim teremos sempre companhias para treinar.Cadê você nas ladeiras?Ju.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Júlio, obrigado por garimpar essa explicação sobre as longas distâncias, cuja modalidade pretendo, na companhia do reticente Wu,estreiar em 2010. A resposta é completa. "A suprema falta de utilidade" Agora encerrarei o assunto com mais rapidez com os que não entendem, como eu também, o por que correr tanto. Abraço. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria para os aficcionados por longas distâncias.Também atentei para essa frase que july chamou atençao,onde nos longões,parece que vivemos outra vida,outra alma,outro corpo e existe uma teoria explicando essa euforia que em conjunto com a produçao de endorfina,também nesse exato momento,por incrível que pareça, o nosso cérebro está relaxando e é por isso que também vicia(teoria psicogênica).Privilégio ter um grupo de pessoas que compartilham o mesmo sentimento!!Vida longa e saúde física e mental para todos os amantes das grandes kilometragens!!

    ResponderExcluir
  4. Júlio, o título do meu blog é Longas Distâncias, e seu post definiu de forma esplêndida o que é isso. Por enquanto estou nas Maratonas, já, já irei para as Ultras, não sei porque também, nós pagamos para correr, portanto a questão não é financeira, para mim é mais espiritual, saio do mundo materialista, saio das disputas inúteis por dinheiro e posição social, a minha disputa é para passar da posição 2765 para a 2764 e às vezes fechar a corrida na posição 3000, e daí? O importante é que me sinto mais próximo de Deus. Abraço e bons treinos.

    ResponderExcluir
  5. É isso tudo Júlio. Este post é muito bom e explica o que é as corridas de longas distâncias. Explica a parte que pode ser explicável, porque há aquela outra que só quem corre é que sabe...
    Em Portugal, na Ilha da Madeira, tem um Ultra-trail de 100 Km em Setembro.

    ResponderExcluir
  6. Ei isso aí Julinho. Durante uma ultra temos tempo para pensar em tudo. É terapia, solidão, superação, desafio, meditação e contemplação. E, quando concluimos, mesmo esfolados, exauridos e dolorido por vários dias, chegando até a pensar: "que loucura é esta ? nunca mais faço isto", queremos sempre mais e mais. O fato de correr e equilibrar ritmo, passada, respiração chegando a se sentir flutuando é o que me motiva a ir cada vez mais longe. Loucura ? Não sei, só sei que é FASCINANTE. É a busca pelo Nirvana. Parabéns pelo excelente post. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Dean Gravetin.. veja o que o grande ultramaratonista diz sobre maratona.."Adoro interagir com pessoas quando estão mais expostas - quando todas as camadas da arrogância e vaidade foram eliminadas e abandonadas ao longo do caminho. A maratona arranca sem dó as camadas externas de nossas defesas e deixa o humano cru, vulnerável e nú. É aqui que se vislumbra a alma de um indivíduo. Cada inseguranda e falha de caráter ficam abertas e exportas para todo mundo ver. Nenhuma comunicação é mais real, nenhuma expressão é mais honesta. Não sobra nada para esconder. A maratona é um grande equalizador. Cada movimento, cada palavra pronunciada e não pronunciada é a verdade radiante. O véu foi removido. Esses são os momentos intensos da interação humana para os quais vivo" (Dean Karnazes-50 maratonas em 50 dias - pag 69)

    É isso aí. Jujú Karnazes..

    ResponderExcluir
  8. E mais, ele usa um conceito de uma teoria chamada de flow (fluxo) onde trata de um estado de aborção total em uma atividade desafiadora - um estado prazeroso, mas sério, de imersão absoluta em alguma tarefa direcionada para um objetivo... O flow é aquilo que os atletas se referem quando falam que estão em "estado de êxtase". É de certga forma diferente de diversão, na maioria dos casos, poruqe exige trabalho árduo. De muitas formas, é melhor do que diversão (Dean Karnazes - 50 maratonas em 50 dias - pag 93)

    ResponderExcluir
  9. Oi Júlio!!!!
    Em termos de ultramaratonas,fiz, apenas, duas e, praticamente, completei Desafio Praias e Trilhas. Sou uma iniciante. Fico me perguntando, onde quero chegar ou se vale a pena tudo isso. Acho que o significado da nossa atividade é individual. Para mim funciona como superação. O mais bonito de tudo isso, é que se não venceres o outro, podes vencer a ti mesmo. Assim, nos tornamos vitoriosos. Esse é o gostinho final.
    Mas temos que ter o cuidado de não ficarmos obcecados e esquecer que existe diversas formas de viver bem, não apenas , correndo. Parabéns pelo teu post. Eu e o João estamos com saudades de ti!!!! Beijão. Sabine

    ResponderExcluir
  10. Ow, muito profundo! Acho que achei respostas para algumas indagações que venho me fazendo! E olha que nem comecei esta jornada! Espero que um dia possa sentir um pouco do que vc está sentindo!
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  11. Julio, já pensaste nas 24hs do RJ? Porque eu fiquei impressionado com a estrutura e organização de lá!

    Nishi

    ResponderExcluir