segunda-feira, 26 de julho de 2010

Maratona de Brasília 2010

Frase do dia:
"Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você."
( Steve Beckman )


Mais uma maratona oficial no meu currículo (16) e a minha 2* em Brasília-DF.
Tirei todas as minhas más impressões da cidade e da maratona de 2009. No ano passado, além de perder as malas, achei a cidade chata, abandonada e o percurso da maratona muito ruim. Cheguei a falar pra todos os amigos maratonistas que foi a pior e a mais chata maratona que eu já tinha realizado.
Esse ano foi tudo diferente desde a chegada. Quando o Presidente da Acorja LULA vai pra uma corrida leva uma turma grande de Pernambucanos. Fomos em número de 10 Acorjianos e fizemos uma grande festa na Capital Federal.
Desde a recepção no Hotel Nacional, Lula dá as orientações ao estreante em maratonas Ricardo de como terminar bem e não perder para o japonês Hideaki.

Aqui no restaurante Gioconda, lugar do jantar de massas com o meu ídolo João Gabbardo, Sabine, Guilherme Mayo,Paulo Picanha e Hideaki:


Com a turma da Acorja:


Turma do Desafio das 6 Maratonas


Dormi bem e já cedinho chego no local da largada em frente ao Ministério da Justiça.
Levo um tênis de precaução para o guarda volumes, já que estava decidido a correr de "sapatilhas" (Vibram five fingers).

Comprei sexta feira a noite do amigo corredor Pedro Campelo e prometi a ele tentar correr os 42 kms.

              
Mesmo sendo motivo de muita gozação e desconfiança de não concluir a prova resolvi arriscar no meu "tênis" do futuro.
Aqui algumas fotos pré largada:

Baleias-piaba Monteiro e Tinil
Com Dona Maria das Graças Bernardino ES
Invasão Acorjiana em Brasília
Desafio das 6 Maratonas

Como estava testando (ou inventando?) um novo tipo de calçado, resolvi mudar também de estratégia. Fiquei ao lado da "lenda Lula", Almir, Enildo e o estreante Ricardo num ritmo constante ditado por Lula em 5:15 min/km.
Em relação as "sapatilhas" sentia apenas um leve desconforto no lado interno do pé esquerdo. De pulmão estava 100%.
Comecei a me distanciar do grupo lá pelo km 19 e na chegada da meia maratona decidi não fazer a parada pra trocar os tênis e embalei no sobe e desce do percurso.
Em relação a estar 1000 metros acima do nível do mar e desta tão famosa baixa umidade do ar, não senti absolutamente nada diferente. Ao contrário, o sol que tanto nos castiga aqui no Nordeste deu o ar de sua graça, mas não atrapalhou a corrida.
Aqui vale também elogios a organização da prova que fez uma corrida perfeita com excelente apoio no quesitos hidratação, mudança no percurso em relação ao ano passado e trânsito perfeito com apoio da polícia rodoviária federal. A massagem no final e uma foto gratuita da chegada de cada um dos participantes é um grande diferencial e merece elogios. Enfim, superior em tudo a da maratona do ano passado.
Termino a primeira volta de 21 kms com 1:53, e  decido continuar com as "sapatilhas". O incômodo diminuiu e eu tinha um estímulo a mais para concluir a corrida.
Ultrapasso o amigo  Tom no km 35 e começo uma briga saudável com a "rainha das ladeiras" Pâmela pelo 1* lugar entre os Pernambucanos.
Depois de uma "briga" grande nos últimos kms, Pâmela faz valer o seu apelido e na última e mais difícil ladeira, a vejo distanciar e ganhar por míseros 14 segundos de vantagem...

Parabéns "Rainha" que ganhou dos 9 machos da acorja e conseguiu o troféu de 2* lugar da categoria:
Premiação da categoria 40-44 anos

O único consolo de perdedor é que "perdi, mas ela pegou hospital"rsrsrsrs
A situação dos meus pés na chegada não era das melhores com alguns calos e bolhas, mas acho que encontrei o calçado ideal:

Massagem relaxante no final




Depois da confirmação do tempo de 03:48:00, 13 minutos a menos que a maratona do Rio de Janeiro semana passada, o resto foi comemorar e abraçar os corredores amigos de todo o Brasil.

Reconhecendo a derrota. Eu perdi pra João Gabbardo!!!
       
Chegada de TOM

Chegada de Almir e do estreante sub 4 horas Ricardo

Chegada de Ricardo Dubeux

Chegada de Paulo Picanha

Depois um breve descanso, almoço com Hideaki, Alexandre Kern, Fábio e namorada, Roodney e esposa no Mangai.
Conversa vai, conversa vem, TAM prá lá, GOL prá cá, 8000 pontos ida e volta. Começa a ficar tudo AZUL ou eu já estou VARIGando...
Chego em Recife cansado e já estou procurando outra maratona em Agosto.
Pense num vício bommmmmm!!!!! 

18 comentários:

  1. Júlio, parabéns por mais uma maratona. Correr com os acorjianos é sempre uma festa. Um dia estarei com vocês. Por enquanto vou ficando nos 21km.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Júlio!!! Tempo arretado!! Agora é só te zoar com a sapatilha... Um abraço. Jacque

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo, parabéns pela festa pernambucana na Ilha da Fantasia. Prova que melhora é sempre um convite para voltar. Gostei muito de ver o encontro com os Baleias Tinil e Monteiro. Grande abraço e até Foz, quando nos encontraremos. Boa prova em Teresina, já que está procurando maratona em agosto. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  4. Júlio, que façanha correr com esta "segunda pele de pé" (rsrsrs) por 42 km! Vc tem certeza que é bom correr com isso? Será que eu corro descalça? Rsrsrs. Bom descanso! DESCANSO, viu? Kkkk. Eu sei, é vício, né? Rsrsrs.

    ResponderExcluir
  5. Arrebentou na estréia com esses novos pés! Parabéns. Vai pro Paraguai, ou para Teresina...acho que Teresina está quase ai do lado..

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Júlio,só os pezinhos em frangalhos,mas gosta de inventar,né?Gosto de ver você assim...empolgado!Prepare-se!Ju

    ResponderExcluir
  7. Júlio,
    Peço desculpas a todos por ter ido embora sem me despedir.
    Fiquei só nos 21 km mesmo.
    Agradeço pelas caronas nos táxis, gentileza que eu preciso retribuir urgentemente.
    Satisfação ver toda a galera de Pernambuco.
    Obrigado,
    Ass.: Guilherme Maio.

    ResponderExcluir
  8. olha, vou te falar uma coisa, o melhor de tudo isso foi o almoço no Mangai!!!! 1,100Kg ganhei do Japa!!! e sem carne!!! Abraços até Foz!!

    ResponderExcluir
  9. Julio, parabéns por mais uma, força sempre.

    ResponderExcluir
  10. Olá Júlio,
    Não te conhecia pessoalmente (ou não sabia q vc era o Júlio Cordeiro). PARABÉNS, principalmente pela coragem de correr com o Vibram Fivefingers. Eu corri com ele a Meia da Corpore e tb gostei, mas entre a Maratona de Dourados (4/7) e a do Rio, fui treinar com o Vibram e tive uma distensão na panturrilha, já que ela que é o real amortecimento. Mas talvez num futuro próximo possamos criar um grupo dos Barefoot Marathon Maniacs Brazil eh eh... ADOREI as fotos q vc postou...Parabéns pelo Blog, nos vemos em Foz...

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá Júlio!
    Parabens pelo texto e pelo tempo, ta ficando fera, fazer abaixo de 3:48 uma semana após correr a Maratona do Rio não é para qualquer um, valeu também pela inovaçao de usar os tênis "tartaruga ninja", hahahaha, você sabia que tem uma marca brasileira estabelecidade em Paraty (RJ) que lançou também um tênis mínimo, bem fininho? A vantagem é que ela é mais discreta, parece mais tênis de pista, mas é tão flexivel quanto o Vibram, e tem a vantagem de se adaptar em qualquer comprimento de "dedos".
    http://marcosvianapinguim.blogspot.com/2010/03/conheca-marca-brasileira-maz.html

    ResponderExcluir
  13. Beleza Julio, PARABÉNS. Eu tive dificuldades, não estava no meu melhor dia e senti muito a respiração com o ar seco. Mas cheguei dentro do tempo. Quer outaMaratona bonitinha? Vamos a Teresina, 15.08, a primeira edição. Sou teimosa, já estou inscrita. http://www.maratonadeteresina.com.br
    Grande abraço, fica com Deus.
    Ah, adorei as sapatilhas...rsrs

    ResponderExcluir
  14. parabéns, júlio!

    arrasou em brasília!
    morei lá até janeiro deste ano, e sempre sofri com o ar seco em julho! que bom que você não sentiu a dureza da secura de brasília! tá com o corpo preparado pra tudo rsrsrsrs
    adorei ler seu relato, ainda mais com esse ingrediente novo: as sapatilhas!
    deu vontade de experimentar!

    mais uma vontade, parabéns!
    ah, faz como a sandrinha, e já se inscreve pra mais uma maratona;)
    eu sei que não dá pra segurar o vício bom da corrida rsrsrsrs
    ainda assim, bom descanso... enquanto durar;)

    ResponderExcluir
  15. Valeu campeão!!! Ficamos orgulhosos de ver seu crescimento com ULTRAMARATONISTA e agora como escritor, a prova maior disso, são os cometários de diversos atletas Nacional e Internacional, todos ganham com exemplo, principalmente a nossa família ACORJA.
    Tu és presente de Deus em nossas vidas, torcemos por você e que jamais deixe de ser esta pessoa humilde e amiga e outra coisa ACORJA deverá está para você como NAÚTICO vive no seu coração.
    Te amamos cara!!!
    Pessoal tenho certeza que o Júlio vai ficar arretado comigo, mas não esqueçam de PARABENIZA-LO no dia 29/07. PARABÉNS!!!! Antecipado.
    Forte abraço.
    LULA HOLANDA

    ResponderExcluir
  16. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Seu doido...rsss...com certeza vc já deve estar cansado de ganhar muitos parabéns...então tome mais um aeee...Parabéns meu camarada, pois não é mole não fazer uma maratona numa semana e outra depois e ainda abaixando o mais o tempo, só feras como vc , pelo visto esta maratona foi igual a do Rio uma verdadeira festa entre amigos...Agora quanto a correr com esse tipo de tênis que vc correu ainda mais sendo uma longa distância to fora...hehehe...Po quando vc vai ganhar uma do João Gabardo...hehehe...
    Já está sabendo da Ultramaratona de 24 horas que vai rolar em Novembro em Campinas...Veja no link abaixo:
    http://www.ultrarunnereventos.net/
    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  17. Grande Julião,
    acho que você andou ouvindo meu conselho e TREINOU EM PIRAMBEIRA. Viu no que deu: redução do tempo em 13min. Felicitações pela prova, e acima de tudo, parabéns pela estréia na nova idade. Seja feliz e que tenha muita saúde e viva sempre em harmonia familiar.
    Grande abraço.
    Silvio
    Londrina

    ResponderExcluir
  18. Olá Júlio

    Aqui é o mauricio, saudades do grupo das 6 maratonas. Ao ver as fotos fiquei engasgado. em 2011 "I will be back".
    Voçe é um cara muito dinâmico e inovador, esta de encarar as sapatilhas foi espetacular!!!

    Mauricio Bertuzzi

    ResponderExcluir