quinta-feira, 29 de julho de 2010

Retirado do blog Retalhos do Cotidiano da minha mãe Dulce Lima

Tabira,28/07/2010


2ª MEIA MARATONA DE TABIRA


O maratonista pernambucano e tabirense Júlio Cordeiro e a ACORJA ( Assoc. dos Corredores da Jaqueira) realizam sábado, 31/07/2010, a 2ª MEIA MARATONA de Tabira com a largada no SÍTIO São Joaquim ( açude João Padilha) e o ponto de chegada na Borborema ,distrito deste Município.

Por que novamente Borborema e não em outro local?

- Porque é um lugar diferenciado dos demais pelo clima, a paisagem e pelo verde resistente da caatinga nas encostas da SERRA DA BORBOREMA – cartão postal do sertão que divide a Paraíba de Pernambuco.

2º - Os corredores vindos da Capital e os de Tabira e cidades vizinhas que aqui se encontram, têm como motivação as dificuldades que a serra oferece e a simples alegria de superar limites; tudo por um esporte sadio, limpo e pacífico, cujo prêmio principal é a vontade de participar e de concluir a corrida.

Já não é mais o “Festival de Inverno da Borborema”, é festival de quem tem asas nos pés, fé no coração e o desejo de abraçar velhos e novos amigos na terra da poeta Carmem Pedrosa que foi comparada a Mocinha de Passira pelo poeta Ivanildo Vilanova.

O evento conta com o apoio do primo e Secretário do Meio Ambiente Sandro Ferreira,também com o incentivo dos amigos e tabirenses, e dos familiares.Como mãe de Julinho agradeço a todos pela atenção, inclusive pela acolhida aos visitantes.


A melhor forma de homenagear a Borborema é citar estrofes da poeta Carmem Pedrosa (que também fez por muito tempo a ligação Recife /Tabira ),registradas em seu livro Vitória Régia, Olinda, 1993, pag. 19.

“ Eu encontro poesia
No nevoeiro cinzento,
Nesses rosários de estrelas
Que vejo no firmamento.
No vento que sopra brando,
Qual odalisca chorando
Sem revelar seu tormento!

Nos pássaros da Borborema
Porque despertam mais cedo,
Vendo o sol por entre a serra
Confabulando um segredo.
Cantam contemplando a terra
E a torrente que flutua,
Soluça esperando a lua

Que vem por trás do penedo.”

Escrito por Dulce Lima às 06h45 PM

9 comentários:

  1. Eita, estamos todos ansiosos aguadando o pessoal da Acorja, com certeza será melhor que o ano passado.
    E tá um friozinho gostoso aqui em Tabira, e certamente na Borborema vai estar mais frio ainda.
    Beijão e boa viagem rumo ao sertão!!

    ResponderExcluir
  2. Bom evento e boa sorte aos corredores. Aos Acorjianos um abraço, ao meu irmão meus parabéns, mas estou torcendo mesmo é para joão Doidinho (meu conterrâneo) ganhar, . Na serra da Borborema/João Doidinho vai voar/Acorja que se prepare/João não vai decepcionar/E ao final da corrida/Um bom prêmio vai levar.

    ResponderExcluir
  3. Bom evento e boa sorte aos corredores. Aos Acorjianos um abraço, ao meu irmão meus parabéns, mas estou torcendo mesmo é para joão Doidinho (meu conterrâneo) ganhar, . Na serra da Borborema/João Doidinho vai voar/Acorja que se prepare/João não vai decepcionar/E ao final da corrida/Um bom prêmio vai levar.

    Mariana

    ResponderExcluir
  4. JOAO DOIDINHO VAI GANHAR PENA QUE FALTA MELHOR DIVULGAÇAO DESSE EVENTO.

    ResponderExcluir
  5. É com muito prazer e satisfação que vamos mais uma vez pra sua terra comemorar seu aniversário com esta festa maravilhosa que será a corrida corrida.

    Bartolomeu.

    ResponderExcluir
  6. Vamos nessa, mais uma vez a essa Terra abençoada,comemorar o Aniversário de Júlio Cordeiro!!Ano passado foi um sucesso total com a animada turma da Acorja e Amigos!!Uma recepção calorosa e feita com muito esmero por Dona Dulce e família!!Como estarão aquelas árvores que foram plantadas o ano passado,hein?Deus nos leve e traga na Santa paz!!Abs!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo seu aniversário e pela mãe poeta que você tem. É um privilégio ser amiga de uma família tão abençoada!!
    Jacque

    ResponderExcluir
  8. Meu amigão Júlio,parabéns,muitas felicidades,que Deus o abençoe sempre,te mantenha assim:excelente pai,marido,filho,atleta,dentista...te dê muitos kms pela frente.Sinto bastante em não poder participar desta festa linda...perder aquele café da manhã e aquele arroz é um sacrilégio...na próxima estarei lá.Beijo grande!
    Ju Job

    ResponderExcluir
  9. Nós participamos e estivemos quase lá!!! No próximo ano, correremos mais,rsrsr
    Foi lindo e maravilhoso, digno de várias edições.
    Salve os amantes da corrida .
    Saudações pajeuzeiras
    Lívia Lima

    ResponderExcluir