quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Maratona de Chigago 2010

Frase do dia:
"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.
( Fernando Pessoa )


Novamente de malas prontas, e desta vez o desafio será encarar a famosa Maratona de Chicago (EUA) e logo em seguida a Maratona de Toronto (Canadá).
Pra variar não me preparei adequadamente e novamente vou ter que ralar pra chegar bem.
Ao fim da viagem, completarei 20 maratonas oficiais.
Uma boa comemoração para os meus 3 aninhos de corrida. Ainda estou engatinhando neste mundo fantástico de corridas, mas o que me deixa mais feliz é que fiz um grande número de amigos e que até hoje nunca tive uma lesão que me afastasse das corridas.
Será também um prazer está participando novamente com os amigos Acorjianos Paulo Picanha, Marinês e Jacqueline de mais 2 Maratonas Internacionais.




Informações e Curiosidades da Maratona de Chicago

Atualmente, a melhor marca no masculino registrada em Chicago é do queniano Sammy Wanjiru, em 2h05min41. Entre a mulheres, a atleta Paula Radcliffe conquistou um novo recorde para maratona em 2002, ao finalizar o trajeto com o tempo de 2h17min18. A prova faz parte do Circuito das Maiores Maratonas do Mundo (World Majors Marathon - WMM).


A primeira Maratona de Chicago aconteceu em 1977 com 4.200 e hoje com 45.000 participantes é considerada uma das maiores maratonas do mundo o que a  torna um membro das Marathon Majors .
O limite de 45.000 participantes em geral é alcançado já seis meses antes do dia da corrida. O evento é assistido por 1,5 milhões de espectadores

A Maratona de Chicago  possue um curso rápido e plana. A largada começa no Grant Park, perto do Lago Michigan.A partir daqui o percurso atravessa os bairros étnicos em Chicago, norte e todo o caminho para o lado Sul antes de retornar para o Grant Park, tendo os maratonistas em uma viagem colorida através de muitas faces de Chicago. As multidões ao longo do caminho são conhecidos por serem abundantes e extremamente solidário.

Os atuais campeões da Maratona de Londres, o etíope Tsegaye Kebede, e da Maratona de Boston, o queniano Robert Kiprono Cheruiyot, confirmaram que correrão ao lado de Samuel Wanjiru nos 42 km de Chicago, nos Estados Unidos, no dia 10 de outubro.

Wanjiru e Kebede são os atuais líderes do WMM (Circuito de maiores maratonas do mundo) com 50 pontos cada um. "Wanjiru, Kebede e Cheruiyot são jovens, realizados e destemidos, e vão trazer o melhor de si. 

Tenho orgulho de dizer que a série atual do World Marathon Majors poderá ser decidida aqui em Chicago entre esses grandes rivais", disse Carey Pinkowski, direto executivo do evento.


“A Maratona de Chicago tem um percurso fantástico e eu pretendo retornar para defender meu título”, falou Wanjiru, que em 2009 venceu a prova com o tempo de 2h5min41s.

As maiores maratonas mundiais constituem o circuito World Marathon Majors (WMM), estabelecendo um prêmio no valor de um milhão de dólares para o melhor classificado feminino e masculino, no final da temporada.


Pertencem ao WMM as maratonas de Boston, de Londres, de Berlim, de Chicago e de Nova York.

A maratona der Chicago anunciou nesta terça-feira (28/09) a presença de duas lendas históricas para a próxima competição, marcada para o dia 10 de outubro: Joan Benoit Samuelson e Steve Jones.



Os atletas vão competir a maratona deste ano para celebrar a vitória conquistada em 1985. Naquela década, os dois foram recordes mundiais e fizeram a maratona de Chicago se tornar um dos principais eventos de corrida do mundo.



"Não existe lendas maiores que Joan Benoit Samuelson e Steve Jones. Há 25 anos eles criaram um espetáculo e levaram as corridas de longa distância para uma nova era no esporte", disse o diretor do evento, Carey Pinkowski. "Estamos orgulhosos por voltarem a Chicago e deixarem a competição de 2010 mais emocionante", acrescenta.

A americana Joan Benoit Samuelson afirma ser uma dádiva retornar a 33ª edição da prova, depois de registrar em Chicago o melhor tempo em uma maratona, durante a carreira. "Eu nunca pensei que ainda estaria competindo, 25 anos mais tarde, depois de me desafiar com novas metas", conta a atleta, considerada herói nacional em 1984, depois de ganhar medalha de ouro na Maratona de Los Angeles.



"Em Boston, em 2008, eu disse que estava me aposentando das maratonas competitivas, mas meu objetivo agora é correr tão rápido quanto eu posso em Chicago, que será uma grande oportunidade para desafiar meu melhor tempo durante aos 50 anos de idade", acrescenta a americana, que em 1985 quebrou o recorde da norueguesa Ingrid Kristiansen ao cruzar a linha de chegada em 2h21min21.

Já o inglês Galês Steve Jones, que fez a maratona ser o centro das atenções ainda em 1984, quando alcançou o recorde de 2min08seg05, voltou para a competição um ano mais tarde. Ele tentava recuperar o título de recordista mundial que havia sido quebrado por Carlos Lopes, em Portugal . Apesar de não atingir a meta, Jones finalizou o percurso em 2h07min13, o segundo melhor tempo da história da maratona.


"Este evento foi onde tive meus maiores desempenhos e estou ansioso para retornar. Também é orgulho fazer parte da memória do evento e ter testemunhado a popularidade da prova aumentar desde a última vez que competi", conta Jones. "Desta vez vou aproveitar para correr sem a pressão, sem querer recordes", acrescenta o inglês.


Na história da Maratona de Chicago a corrida tem sido o campo de alguns registros de emocionantes batalhas na linha de chegada.

Uma das finais mais dramáticas da maratona ocorreu em 2006, quando o queniano Robert K.  Cheruiyot escorregou antes de quebrar a fita de chegada. Cheruiyot caiu de costas e bateu com a cabeça no asfalto. Mas ele teve a sorte de deslizar para a frente na queda fazendo com que seu chip de cronometragem para cruzar a linha de chegada e fazendo dele o vencedor da corrida, 5 segundos na frente de um pouco confuso vice-campeão Daniel Njenga.

Cheruiyot sofreu um choque, foi levado para o hospital e recebeu alta alguns dias depois.


Percuso da Maratona de Chicago


8 comentários:

  1. Boa viagem amigão!Sentiremos saudades,mas estaremos torcendo por todos...nos bateremos de frente novamente em Curitiba...Ju

    ResponderExcluir
  2. Júlio,
    Desejo sorte a você e a Paulo Picanha, Marinês e Jacqueline na nova empreitada. Aguardamos notícias sobre a performance dos acorjianos na América do Norte.
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  3. Júlio, quando crescer quero ser igual a você :))
    Boa sorte com as duas provas, especialmente a do Canadá por onde sou apaixonada... ainda quero fazer uma prova lá.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Julio, boa viagem e boa prova, se bem que desejar boa prova é chover no molhado, vc. sempre faz boa prova, tá no DNA, rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  5. oi, júlio!!!

    boa viagem!!!
    e que essas duas provas rendam muitas lembranças maravilhosas;)
    você vive treinando pra maratona, júlio, como é que não se preparou adequadamente? ;)
    é que você treina pra maratona correndo maratona!

    parabéns!!!
    muito sucesso!
    muita diversão!

    um abraço!
    elis

    ResponderExcluir
  6. Boa viagem, um cheiro em Chris e ajuda mamãe a comprr meu tênis, tá? Bjosss!!! Mariana

    ResponderExcluir
  7. Vai detonar mais uma vez,pra variar!!!aproveita tudo isso,que é bom demais e junto com esses Acorjianos feras,só vai dá Acorja na terra do Tio Sam!!!

    ResponderExcluir
  8. Boa viagem e uma procva maravilhosa!!!

    Lu
    www.lucorredora.blogspot.com

    ResponderExcluir