Frase do dia:
"Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova. " (Mahatma Gandhi)
Neste domingo vai acontecer a maior corrida do Recife.
É a 8° Corrida das Pontes, realizada pelo Pernambucano José João da Silva, campeão da São Silvestre em 1980 e 1985.
Algumas pontes do Recife e um pouco da sua história:
Denominada ponte do Recife até o ano de 1865, liga o bairro de Santo Antônio ao bairro do Recife antigo.
Foi a primeira ponte de madeira construída sobre o rio Capibaribe, e a primeira ponte de grande porte no Brasil, inaugurada em 28 de fevereiro de 1643, sob a administração do príncipe holandês Maurício de Nassau. Na ocasião do evento foi realizada uma grande festa, cujo episódio mais importante foi a história do boi voador, que marcou a história da cidade Maurícia.
Nas suas cabeceiras existiam dois arcos, um do lado do bairro do Recife, denominado arco da Conceição, e outro do lado oposto chamado arco de Santo Antônio.
Sua estrutura possuía uma parte levadiça que permitia a passagem de embarcações, através do pagamento de pedágio, cuja cobrança ficava a cargo de companhia holandesa.
Esta ponte sofreu várias reformas e melhoramentos nos anos de 1683 e 1742, e em 1865 foi substituída por uma de ferro, que se chamou Ponte 7 de Setembro, mas teve pouca durabilidade, por conta da maresia e da rápida deterioração.
Em 1917, sob a administração do governo de Manoel Borba, foi reconstruída em concreto armado e reinaugurada com o nome Ponte Maurício de Nassau, que se encontra em bom estado de conservação até hoje.
Nas suas colunas laterais, existem quatro grandes estátuas de bronze, duas em cada extremidade da ponte, duas viradas para o bairro de Santo Antônio e duas para o bairro do Recife antigo, acompanhadas por duas placas comemorativas apostas pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, onde se lê em uma delas, "na entrada desta ponte, a primeira feita no Brasil e levantada neste local por Maurício de Nassau, o fundador da cidade, existiu o arco da Conceição, com uma das portas que se fechava, edificada em 1645 e demolida em 1913, por exigência do trânsito."
Ponte Giratória:
A Ponte Giratória foi inaugurada no dia 5 de dezembro de 1923, ligando o Recife Antigo ao bairro de São José. Funcionou até a década de 70, quando foi substituída pela ponte atual, denominada de 12 de setembro, data que lembra o dia solene da inauguração das reformas do porto do Recife, em 1918, quando o paquete São Paulo, do Lloyd Brasileiro, atracou no cais do Armazém 9.
A Ponte era formada de três lances: dois fixos e um que girava. Este último deixava, ao girar, duas passagens para o trânsito marítimo – quando se dizia que a ponte estava “aberta”. Foi instalada uma sirena, que soava alto antes da ponte girar, e as suas cabeceiras eram barradas com correntes e avisos de alerta para evitar qualquer acidente. Quando, num giro, a ponte voltava a ser um todo inteiriço, permitia a passagem de trem pela faixa do meio, que era ferroviária e o tráfego de outros veículos e pedestres pelas laterais, quando então se dizia que a ponte estava “fechada”.
Com a implantação e a ampliação gradativa do sistema de transporte rodoviário no Estado o tráfego de embarcações foi diminuindo. A Ponte que fora construída em ferro, apresentou problemas na maquinaria e a função primeira da Ponte Giratória – dar passagem a grande número de barcaças que aportavam no porto do Recife – , aos poucos, caiu em desuso.
Ponte da Boa Vista:
Considerada a ponte mais típica e original do Recife, liga atualmente a rua Nova, no bairro de Sto. Antônio, à rua da Imperatriz, na Boa Vista. Sua origem é do tempo dos holandeses. Em 1640, o príncipe Maurício de Nassau mandou construir uma ponte por onde os moradores pudessem atravessar o Rio Capibaribe, do continente para a ilha de Santo Antônio, e desta para o Recife. Existem nas suas quatro pilastras de entrada, diversas inscrições que registram datas e fatos históricos relevantes de Pernambuco e do Brasil, como a invasão dos holandeses (1630); as Batalhas das Tabocas, de Casa Forte (1645) e dos Guararapes (1648-1649); a restauração de Pernambuco (1654); a Guerra dos Mascates (1710); a Revolução de 1817; a Confederação do Equador (1824); a abdicação de Pedro I e início do reinado de Pedro II (1831).
Parcialmente destruída pelas enchentes do rio Capibaribe em 1965 e 1966, a ponte da Boa Vista foi restaurada, em 1967, na gestão do então prefeito Augusto Lucena.
Ponte do Limoeiro:
Sobre o rio Beberibe, a Ponte do Limoeiro une o bairro do Brum ao de Santo Amaro, e a rua Cais do Apolo à Av. Norte.
A primeira ponte erguida neste local era de metal, possuindo apenas os trilhos nos dormentes. Não havia passagem para pedestres. Fora construída em 1881 para dar passagem aos trens de uma estrada de ferro, a chamada linha norte do Estado, explorada pela Great Western, que se destinava à cidade de Limoeiro. O Governo Provincial, desde 1868, previa muito lucro no transporte ferroviário do açúcar pernambucano entre o Recife e a cidade de Limoeiro, uma vez que, no percurso planejado, havia muitos engenhos e fazendas de gado.
Foi substituída por outra, construida em concreto pela Empresa Christian Nielsen, e inaugurada no dia 30 de julho de 1966 pelo Senador Pessoa de Queiroz, na administração do prefeito Augusto Lucena.
Linda vista aérea para animar quem ainda está pensando em participar e deixar com "inveja" aos amigos corredores de todo o Brasil que ainda não conhecem as belezas do Recife:
Nesta corrida eu ganhei do grande José João da Silva
Será uma grande oportunidade de encontrar muitos amigos corredores e "brigar" novamente com Almir. Já estou concentrado e espero fazer os 10 kms abaixo de 45 minutos. Vai depender muito do tempo, e mesmo a largada sendo às 8:00, o sol deverá estar a mil...
Percurso
Em 2008 eu fiz um tempo de 44:29
Em 2009 fiz um tempo nâo oficial de 43:19, mas meu nome não saiu na listagem.
Grande Julio.
ResponderExcluirQue pena que não vou poder correr devido a minha fascite plantar, mas com certeza estarei lá para acompanhar e rever todos os amantes das corridas e apoiar a galera da Musashi. Espero te encontrar também. 45 min é moleza para você...
KKKKkkkkkk... Vou morrer de rir..., vou fazer só 5 km, e corro o risco grande de chegar depois de tu. kkkkkkkk, não tô me aguentando. Me espera pra tirar uma foto. Cheiros!!!
ResponderExcluirMariana
Julinho,
ResponderExcluirboa corrida pra você, Mariana e para todos os amigos da ACORJA.
Que inveja de vocês! Correr nesse percurso lindo é algo de imperdível... Pena que meu joelho ainda não me permite.
Vou ficar torcendo daqui.
Beijos
Mônica
Eu amo pernambuco gente...preciso fazer uma prova na terra de meus pais =/
ResponderExcluirBoa prova e espero estar na do ano que vem.
Bons Kms
Fabiana
Eu vou, mas também não duvido correr os 5km e chegar depois de você. hehehe
ResponderExcluirEstou praticamente sem treinar nada desde o ano passado, aí fica complicado. =]
Abraço,
Mário
http://aspiranteacorredor.blogspot.com
Valeu campeão pela bela divulgação de nossa Recife com suas pontes e rios embelzando a capital do frevo. Hoje é um dia muito esperado;
ResponderExcluir8ª Corrida da Pontes - esta corrida marcou a minha história em corridas oficiais 1ª Corrida das Pontes em 2004 - fechei a prova com tempo de 01:01:25h foi minha primeira corrida, ai começou a grande escala de corridas, maratonas e ultramaratonas e novas amizades de amantes pela QUALIDADE DE VIDA. Correr está em nosso sangue.
Hoje o sol vai pegar, mas vamos voar no asfalto
quente das ruas e nas pontes da nossa RECIFE.
Abraço
LULA HOLANDA