segunda-feira, 23 de maio de 2011

Maratona de Porto Alegre 2011 - Relato

Frase do dia:
"A vida é uma longa lição de humildade." 
( Sir James M. Barrie )


Voltando de mais um desafio, comemorando mais uma conquista, chegando em Recife com mais uma medalha no peito.
A 28* Maratona de Porto Alegre foi a minha terceira consecutiva na cidade e a 26* maratona oficial no meu currículo de corredor, em 3 anos e 6 meses de corrida.
Cada dia que passa e a cada maratona realizada vejo o quanto tenho ainda a aprender e o quanto é difícil completar os famosos 42.195 metros .
As dificuldades começaram ainda no avião, pois o nosso vôo que faria apenas uma escala em São Paulo, teve que parar para consertar o trem de pouso. Dá um medo de lascar...
Na chegada ao aeroporto Salgado Filho-RS a organização da maratona nos espera e leva todos os corredores aos hotéis. Uma atitude que deveria servir de exemplo a outros organizadores das maratonas brasileiras.


Mesmo chegando tarde ainda ligamos pra o casal amigo Ewerton-Andréa e saímos para jantar no excelente bairro moinhos de vento, onde comemos uma gostosa massa e tomamos um bom vinho chileno.
No sábado de manhã o encontro seria no lugar da entrega dos kits e aí é onde aponto o único erro da organização que se alia a uma loja de esportes como no ano passado, em um lugar feio e distante do centro e deixa os corredores sem opções de conversar, comprar,almoçar,etc
Encontrei o casal Joel/Selma, Ésio e fomos ao almoço da Perrone.
É pegar o kit e sair dali o mais rápido possível... Próximo ano isso tem que melhorar, Paulo Silva!!!!



Mas a nossa amiga Stephanie Perrone todo ano nos propicia um encontro de blogueiros maratonistas, salvando a entrega dos kits e aproximando mais ainda a Acorja-Baleias-Twitters'run.

Devido a gripe e a sinusite que eu estava, falei pra Ésio,Miguel, Wu e Joel que aquela era a chance deles ganharem de mim,e confesso que pela primeira vez temi em não participar ou não completar uma maratona.
Christiane falou que era frescura e que eu tratasse de melhorar...
Tomei umas 4 cervejas com Joel e fui descansar o restante da tarde e a noite. 
Dormi muito bem e acordei extremamente bem disposto, sem sintoma nenhum de gripe, apenas uma tosse persistente...

Antes da maratona e o encontro com os amigos maratonistas Bartolomeu,Ésio, Ricardo,Katryny,João Gabbardo,Nilson,Benedito,George,Bartolomeu,Mauricio Bertolluzi,Raulino,Baleias Miguel,Wu, Meire(não agüento + perder dessa menina),Tinil, Joel,Miguel,Wu,Lana,Marinês,Sebastião, Seu Macário,Seu Reduzino e tantos outros.



O ânimo se renovou e ali naquele momento eu sabia que ia dar o máximo pra ganhar do meu ídolo João Gabbardo, que andava meio sumido das maratonas Brasileiras.
Recordando nossas disputas do passado me estimulava a correr tudo que eu pudesse, apesar da gripe...
Ganhar dele é motivo de alegria e satisfação pessoal, feito a grande corrida Praias e Trilhas (Desafio Praias e Trilhas 2009)
Dada a largada, corri os primeiros kms com Ricardo e Paulo Gustavo, num ritmo forte.
Ultrapassei o Dr. Gabbardo rapidamente e lá pelo km 15 encontro sua esposa Sabine e falo que vou ganhar fácil...
Nem acreditei quando fechei a meia maratona em 1:38 minutos, meu recorde.Pensei, cabeça branca vai perder de novo!!!
Dali pra frente, quando fui ultrapassado por João Gabbardo que deve ter feito uma macumba rsrsrsrs, deu uma canseira e uma quebradeira que nunca tinha acontecido antes.
Do km 29 até o final fui alternando trotes com caminhadas e não tive mais forças, me contentando somente em cruzar a linha de chegada em menos de 4 horas.

No final o tempo de 03:52:20 foi muito bom e a mensagem do meu Presidente da Acorja Lula foi reconfortante: Campeão, o importante é terminar... rsrsrsrs
Parabéns especial para o casal Álvaro e Eidi do Corpore Sano-Recife que fizeram a 1* maratona.
Valeu a comemoração e faço desde já a promessa que para o ano de 2012 vou treinar mais, tomar um banho de sal grosso e dar o troco no Doutor...


Depois do cansaço, desabei, chorei de emoção por mais uma conquista(de novo chorão???) e a certeza que não sou nenhuma cocada preta (ALMIR), nem um super homem...rsrsrs



14 comentários:

  1. Prezado Amigão Júlio,

    Parabéns por ter finalizado mais esta batalha. Foi muito legal, apesar do pouco tempo, encontrá-lo antes e depois da prova.

    Sobre tudo que você declarou no post me fez lembrar o que o Mário Dederich escreveu na CR:" Nem jovem nem focado em bater recordes. Tampouco um saudosista ou uma máquina de correr. Um modesto corredor que reconhece seus limites e que quer aproveitar sua vitalidade pelo maior tempo possível.Dores e fracassos à parte, não desistí de ser um felizardo.

    Você, amigão, é, sem dúvidas, um grande felizardo por fazer parte deste tão seleto grupo de corredores emocionados, apaixonados e CHORÕES!

    Boa sorte em tudo e até SAMPA.

    TINIL MUITO FELIZ MANGUAÇA.

    ResponderExcluir
  2. Foi essa camisa que te secou carcará. Até andando você é sub-4. Muito bom meu amigo!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkk.....EU AMO GANHAR DO JÚLIO CORDEIRO... 2x0... Parabéns querido pelo resultado excelente sub-4, pela coragem de enfrentar e completar mais uma maratona....
    Até a próxima.... Estarei em Sampa/Rio/Recife/Assunção/Foz e Curitiba....

    Bjks

    Meire/Baleias - BH/MG

    ResponderExcluir
  4. Júlio,
    Parabéns! Como motivo de inspiração para muita gente, você já deve ter um Fã Clube pelo Brasil. Grande exemplo de força de vontade. A farra deve ter sido boa junto com os BALEIAS, heim?
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  5. Belo resultado Julio, apesar das dificuldades vc. sempre se superando. Bons treinos.

    ResponderExcluir
  6. Xará,
    Mas como é que tu passas a meia em 1h38 - ritmo de maratona prá 3h20? Só podia dar quebradeira depois... Sai mais lento que tu vais mais longe e fará um tempo bem melhor.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. oi, júlio!!!

    parabéns por mais uma conquista!!!
    gostei quando você, maratonista experiente, escreveu "...o quanto é difícil completar os 42.195"
    lição de humildade para todos nós que amamos essa distância mágica!

    a meire é uma Baleias poderosa demais!!!!
    ganhou do júlio cordeiro, que até caminhando e trotando faz sub-4h!!!!

    parabéns pra todos vocês, queridos amigos da acorja e dos Baleias! onde vocês vão, levam a alegria junto!

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Julio, foi muito bom te reencontrar depois de tanto tempo. No ano passado não fiz nenhuma maratona, fiquei só nas ultras. Fiquei com saudades, voltei a correr 42k e vamos nos enfrentar em outras provas. Fiquei impressionado com teu ritmo na primeira metade da prova. Deu um trabalhão danado te acompanhar. Grande abraço e vamos pra outra!!! Gabbardo

    ResponderExcluir
  9. Júlio,
    Foi muito bom te encontrar novamente.
    Você é sempre uma diversão à parte, seja lá qual for a corrida.
    Só não venha dizer que nós tomamos 4 cervejas porque isso absolutamente não reproduz a verdade dos fatos.
    Vamos dizer apenas que tomamos cerveja juntos, e deixe a imaginação da galera aflorar.
    A Meire ganhou de você, mas há coisas que ela não explicou: i- Você estava gripado; ii- as mulheres largaram 15 minutos antes, quando a temperatura estava infinitamente mais agradável; iii - nós pegamos trânsito durante o caminho, pois havia muito mais homens do que mulheres na corrida, e a ultrapassagem era difícil; iv - também pegamos trânsito de veículos, sendo atrapalhados pelos (des)organizadores de trânsito.
    Estou pensando em correr a Maratona de Recife para lhes encontrar novamente e ver se realmente você vai fazer aquela loucura. Vamos ver!
    Abraços,
    Joel Leitão

    ResponderExcluir
  10. Ei caniço,te prepara que uma pessoa me disse hoje que vai treinar como nunca pois colocou na cabeça como objetivo que vai ganhar de ti nem que seja por 52 centésimos de segundos......hehehehe.......xeiros.

    ResponderExcluir
  11. Oi Júlio, parabéns pela grande particpação na maratona de Porto Alegre, inesquecível. Achei seu link no blog do Joel. O gadget de seguidores não está funcionando hj, aparecó outro dia para te seguir. Abraço, Marluce

    ResponderExcluir
  12. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Parabéns meu camarada, vc já correu muitas maratonas agora vem correr conosco na Ultra de 24 horas dos Fuzileiros....

    Bons treinos,

    Jorge Ultramaratonista
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  13. Valeu Júlio !!! Obrigado pela citação e parabéns por uma mais uma maratona.

    ResponderExcluir
  14. Prezado Julio
    Parabéns pelo blog e pelos feitos. Sou o amigo do Ewerton e, pelo teu incentivo no encontro no aniversário do filho dele, estou treinando forte para disputar uma maratona contigo. Por enquanto, fico nos humildes 6k...rs.
    Abraço
    Humbetrto Della Mea
    Porto Alegre-RS

    ResponderExcluir