quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Treino nas ladeiras do Recife

Frase do dia:
As dificuldades são como as montanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas. (provérbio japonês)


Foi duro acordar cedinho, ainda mais com o tempo ameaçando chuva, mas era meu último treino para a Maratona de Londrina e  desta vez não quebrei o despertador...
Acordei às 4:30 da manhã e às 5 horas já estava no parque da jaqueira com a galera da Acorja.


O treino de hoje era "ladeira forte" uma das invenções da lenda Lula. São 15 kms de muitas subidas. Essa aqui embaixo é a ladeira do eucalipto

Pâmela, eu, Ju Job e Afonso no alto 13 de maio



Benefícios dos treinos em ladeiras:
O treinamento feito em aclives e declives, proporciona um bom condicionamento físico, psicológico, e especialmente segurança no desempenho atlético. Atletas de fundo obtém bons resultados trabalhando em terrenos montanhosos, acidentados. O peso do próprio corpo tanto na subida como na descida faz com que os membros inferiores recebam um trabalho de resistência localizada e este fortalecimento beneficia a performance. Uma grande gama de corredores somente corre em terreno plano, tanto em parques como em praias, criando para o corredor uma falsa idéia que esta com ótimo desempenho.
O treinamento em aclives e declives deve ser planejado minuciosamente, para desta forma evitarmos problemas de contusões. No declive principalmente, aumenta consideravelmente a possibilidade de problemas físicos como contusões nos joelhos, nas panturrilhas, tendões de calcâneo. No declive normalmente o corredor tem a ansiedade de aumentar sua velocidade, no entanto correr em um declive bem programado, obtém ritmo, equilíbrio e também quando o atleta correr no plano, acaba correndo sem saltos desnecessários.
Correr em terreno acidentado, montanha, subidas descidas, sugere ótimas performances.
Os treinos realizados em percursos que incluem subidas e descidas constituem-se na principal componente "força" do treinamento de fundistas e maratonistas. Ao lado deste aspecto, há ainda a considerar-se que este tipo de treino amplia muito a resistência do corredor, já que trabalha alguns grupos musculares pouco solicitados quando a corrida ocorre em terrenos planos. A menção dos treinos em subidas é muito mais freqüente. Entretanto, há de se reconhecer a importância também dos treinos em descidas que, a depender de sua inclinação, podem acrescentar ainda uma pequena dosagem de componente anaeróbica ao treino. Freqüência: A freqüência dos treinos em terrenos com aclives e declives deverá ser tratada com cautela, pelo perigo de lesões. Corredores bem condicionados poderão chegar a uma sessão semanal, mas isto em casos excepcionais, quando em fase de preparação para percursos acidentados. Como regra geral, este treino deverá ser feito uma vez a cada 15 dias, podendo até chegar a uma freqüência menor para corredores menos preparados ou para aqueles em fase de recuperação de lesões. Aconselha-se ainda que ele seja suspenso nos dias imediatamente anteriores a competições importantes.


 Não se tratando de rampa muito extensa, pode-se "atacar" o terreno predominantemente com as pontas dos pés; este último ponto força um pouco mais os músculos da panturrilha, porém deixa o corredor mais solto para atingir o ponto mais alto da subida. - Tanto nas subidas como nas descidas, o corredor deverá procurar correr o mais relaxado possível, o que melhora o desempenho e evita possíveis lesões. - Nos declives, os pontos fundamentais são: equilíbrio, descontração, postura ereta e autoconfiança.
Texto retirado do Copacabana runners e Vo2 Clube de corrida

Um comentário:

  1. Júlio, poderia me dizer onde é essa ladeira?

    Estou quase trocando o treino em ladeiros por um treino na areia, por falta de ladeiras decentes na zona norte! hehehe

    Abraço,
    Mário

    ResponderExcluir