quinta-feira, 10 de junho de 2010

Comrades 2010 - Considerações finais

Frase do dia:
"A lembrança serena de uma dor passada traz um prazer. " (Cícero)


O corpo ainda está descansando após 10 dias da Comrades.
Ainda estou curtindo as horas de fama, com perguntas das mais variadas, como:
Você parou alguma vez ???, e os números 1 e 2, quantas vezes ???, é "maior" que a São Silvestre???, chegasse em que lugar ???, e quanto ganha em dinheiro???, tem leão solto nas ruas???.
Dura essa vida de corredor amador!!!!

A minha espectativa era de dar uma "férias" ao corpo de uma semana, mas há 3 dias estou com uma virose de lascar e a previsão de volta se estendeu e ainda estou infelizmente de pernas pro ar...
A volta agora está programada para o próximo sábado em Aldeia, onde receberei os amigos Acorjianos. Os "loucos" vão fazer 25 kms. Eu como momentaneamente não estou insano, vou tentar fazer uns 10 e completar com 15 latinhas de cerveja, assistindo a vitória da Nigéria sobre a Argentina...
Lembrança do último longão em Aldeia...


Finalizando a Comrades 2010, resultados oficiais e algumas curiosidades desta corrida magnífica:

Explicando melhor meu desempenho:

Tempo: 09:31:17    Ritmo de 6:20 min/km
Classificação geral: 3759 de 14338 que concluiram a prova
Faixa etária 40-49 anos: 1099

Algumas curiosidades:

1- O vencedor da corrida Stephen Muzhingi (Zimbabwean), fez sua 6ª Comrades, com um tempo "absurdo" de 05:29:01, com um ritmo médio incrível de 03:39 min/km.

                                    
2- O primeiro lugar masculino na categoria 50-59 anos, Vladimir Kotov, com 11 Comrades, foi o 14º lugar geral com um "tempaço" de 05:51:38.

3- Os 1ºs lugares masculino e feminino na categoria de + de 60 anos, deram "chinelo" em muita gente (inclusive eu), e fizeram um tempo de: Jan Meyer - 08:04:01 e "dona" Jan Phelan com 09:07:57.
"Besta cigana!!!!"

4- O título feminino foi disputadíssimo, sendo ganho por Elena Nurgalieva (06:13:04) com apenas 1 segundo de vantagem sobre Olesya Nurgalieva (06:03:05). O detalhe é que as Russas são irmãs gêmeas...


Se elas estivessem disputando com os homens, ficariam em 46º e 47º lugares.

5- Bruce Fordyce, ganhador 9 vezes da Comrades, e fazendo sua 28ª participação( não falam que ultras quebram o corredor???) , concluiu com um tempo de 07:55:03.



6- 59 Brasileiros terminaram a Comrades 2010. A Acorja do Recife, fez uma belíssima participação com os seguintes lugares entre os Brazucas, 22º (Ju Job), 23° (Bagetti), 24° (Júlio), 25° (Lula) e 32° (Jacque).

7- Destaques especiais para os amigos Nato Amaral, que fez sua 9ª participação e em 2011 entra para o seleto grupo dos "GREEN NUMBERS", e da "mulher maravilha", Maria Bernardino que com seus 63 anos bem vividos, fez um monte de corridas em 2010 e fechou com um tempo extraordinário de 09:38:05. Parabéns!!!!

  
8- Um pouco da história do último colocado, com 11:59:59.
O personagem foi Frikkie Botha, que segundo entrevista, quando olhou o cronômetro com apenas 15 segundos para terminar a Maratona Comrades, ele respirou fundo e correu para a linha de chegada, concluindo sua 28ª Comrades em 11:59:59. Um segundo abaixo do ponto de corte.

Botha (63 anos), que corre para a Amersfoort Running Club, em Mpumalanga, foi o último homem a cruzar a linha de chegada na corrida deste ano, um feito que ele disse que nunca irá esquecer.


Quando ele cruzou a linha de chegada, virou-se para as pernas de geléia e desmaiou. O último colocado ficou mais famoso que o ganhador...


                       

Em 2011 tem mais???????????

6 comentários:

  1. É isso aí Julio, so fazendo essa corrida para se ter a noção da dimensão dela. Tb pretendo voltar.
    Parabéns e boa e rápida recuperação.

    Abs
    Daniel Ipatinga

    ResponderExcluir
  2. Nossa!Essas lembranças ainda não me permtiram voltar a vida normal...vem a lembrança dos treinos,dos meus amigos inseparáveis,malucos...tantos momentos,pequenas,grandes vitórias,dia-a-dia,com pequenos passos mas uma vontade imensa...a Comrades é também resultado de tudo isso,de um amor sem limites pela corrida que nos move,motiva,excita!Preciso aterrisar!!!
    P.S.Júlio,você como excelente corredor,dentista e administrador,não sei se nessa ordem...está se mostrando um perfeito escritor.Parabéns!Ju Job.

    ResponderExcluir
  3. Júlio meu amigo, mais uma vez parabéns pela conclusão da COMRADES fera...
    Quanto aos tempos loucos e insanos feitos pelos corredores com 5horas e poucos, com certeza esses corredores não estão puro não que isso correr uma Ultra de 89K em 5 horas e poucos...rsss...

    Bons longões.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. Valeu campeão!!! Mais uma parabéns pelas brilhantes informações. Os cabra macho de Pernambuco deram show.
    Sábado nos veremos se Deus permitir.

    Abraço,

    LULA HOLANDA

    ResponderExcluir
  5. E as mulheres da "gota serena", "da mulesta dos cachorro" "viradas no móio de coentro" também!!!!kkk
    Eu ainda não tenho palavras para explicar... só sei que foi assim... e que foi maravilhoso!!!
    Júlio, valeu pelas informações. Seus relatos são especiais. Você fala com o coração. Agradecemos.
    Jacque

    ResponderExcluir
  6. Risos, me diverti com os comentários de Jacque, gente fiquei me coçando para fazer parte da comitiva para 2011, mas quando lembro dos treinos....ui.........estou muito orgulhosa dessa conquista de vocês nossa, vibrei muuuuito acompanhando tudo na net, foi demais da conta, foi emocionante, foi show. PARABÉNS DE CORAÇÃO!

    xeiros.....
    Mari Pernambucanamente Cearense.

    ResponderExcluir