sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Treinos das Ladeiras do Recife - ACORJA

Frase do dia:
"Corremos maratonas com a cabeça, treinamos o corpo para não atrapalhar."( Miguel Baleias Delgado)



Essa turma da acorja está muito bem condionada tanto fisico, quanto psicologicamente e preparada para qualquer tipo de corrida de longas distâncias.
Ontem participamos do treino da semana mais difícil, que é o treino das ladeiras.
O número de participantes aumenta a cada dia.


A largada se dá às 5:30 do parque da jaqueira e percorre vários morros da zona norte do Recife. 
Aqui no alto do eucalipto:

Aqui o ponto mais alto, no morro 13 de maio, avistando quase toda a cidade:

O percurso total é de 16 kms e quem consegue acompanhar o ritmo do presidente Lula, pode ficar convencido e ter a certeza de que poderá completar qualquer maratona.
Eu mesmo consegui fazer apenas 10 kms, cansei e voltei pra casa  "morto" de cansado e com as "batatas da perna" ardendo demais...
Parabéns a todos que participaram deste treino excelente e nos encontraremos novamente amanhã no longão ecológico de 25 kms em Aldeia.

Benefícios dos treinos em ladeiras:
O treinamento feito em aclives e declives, proporciona um bom condicionamento físico, psicológico, e especialmente segurança no desempenho atlético. Atletas de fundo obtém bons resultados trabalhando em terrenos montanhosos, acidentados. O peso do próprio corpo tanto na subida como na descida faz com que os membros inferiores recebam um trabalho de resistência localizada e este fortalecimento beneficia a performance. Uma grande gama de corredores somente corre em terreno plano, tanto em parques como em praias, criando para o corredor uma falsa idéia que esta com ótimo desempenho.
O treinamento em aclives e declives deve ser planejado minuciosamente, para desta forma evitarmos problemas de contusões. No declive principalmente, aumenta consideravelmente a possibilidade de problemas físicos como contusões nos joelhos, nas panturrilhas, tendões de calcâneo. No declive normalmente o corredor tem a ansiedade de aumentar sua velocidade, no entanto correr em um declive bem programado, obtém ritmo, equilíbrio e também quando o atleta correr no plano, acaba correndo sem saltos desnecessários.
Correr em terreno acidentado, montanha, subidas descidas, sugere ótimas performances.
Os treinos realizados em percursos que incluem subidas e descidas constituem-se na principal componente "força" do treinamento de fundistas e maratonistas. Ao lado deste aspecto, há ainda a considerar-se que este tipo de treino amplia muito a resistência do corredor, já que trabalha alguns grupos musculares pouco solicitados quando a corrida ocorre em terrenos planos. A menção dos treinos em subidas é muito mais freqüente. Entretanto, há de se reconhecer a importância também dos treinos em descidas que, a depender de sua inclinação, podem acrescentar ainda uma pequena dosagem de componente anaeróbica ao treino. Freqüência: A freqüência dos treinos em terrenos com aclives e declives deverá ser tratada com cautela, pelo perigo de lesões. Corredores bem condicionados poderão chegar a uma sessão semanal, mas isto em casos excepcionais, quando em fase de preparação para percursos acidentados. Como regra geral, este treino deverá ser feito uma vez a cada 15 dias, podendo até chegar a uma freqüência menor para corredores menos preparados ou para aqueles em fase de recuperação de lesões. Aconselha-se ainda que ele seja suspenso nos dias imediatamente anteriores a competições importantes. 


 Não se tratando de rampa muito extensa, pode-se "atacar" o terreno predominantemente com as pontas dos pés; este último ponto força um pouco mais os músculos da panturrilha, porém deixa o corredor mais solto para atingir o ponto mais alto da subida. - Tanto nas subidas como nas descidas, o corredor deverá procurar correr o mais relaxado possível, o que melhora o desempenho e evita possíveis lesões. - Nos declives, os pontos fundamentais são: equilíbrio, descontração, postura ereta e autoconfiança.
Texto retirado do Copacabana runners e Vo2 Clube de corrida

9 comentários:

  1. Júlio,
    Excelente corrida. Foi a primeira vez que fiz esse percurso das grandes ladeiras com a Acorja. Amanhã, em Aldeia, irei fazer fotos da turma na primeira parte do longão. Depois, vou treinar que a Meia Maratona do RJ vem aí e quero fazer bonito na Cidade Maravilhosa.
    Valeu pelo texto sobre o treinamento em ladeiras, ainda não tinha lido nada a respeito.
    Grande abraço,
    Gilmar
    http://www.fotocorridagilmar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse blog é profissional!!!!! Realmente esse treino é, disparado, o melhor treino do ACORJA!!
    Agora....a título de esclarecimento: cadê a batata??!! Caniço... rsrsrsr
    bjbjbj

    ResponderExcluir
  3. Esse Miguel Baleias Delgado é um sábio,perfeita a frase,a postagem foi excelente,dá um gás a mais pra ninguém faltar esse treino que é uma delícia,principalmente quando Coisa Lindaaaaaaaaaaaa aparece,só ressaltando a dúvida de Jack...de qual canela tú fala,heim Gravetim de Tabira?Ju Job.

    ResponderExcluir
  4. Julio, treino de muita qualidade e post profissional, me inspirou a montar um percurso de ladeiras aqui em SBC, vou ver se encontro. Boa semana.

    ResponderExcluir
  5. VALEU CAMPEÃO!!! EXCELENTE MATERIA SOBRE ACLIVES E DECLIVES.QUERER É PODER, REALMENTE É UMTREINO DIFICIL, MAS QUANDO SE FAZ COM DETERMINAÇÃO E PRUDÊNCIA, COM CERTEZA OBTEMOS UM BOM RETORNO, EM ESPECIAL NAS COMPETIÇÕES PLANAS.
    VEM CORRER COM AGENTE TODAS AS QUINTA-FEIRA 15KM LARGADA DO PARQUE DA JAQUEIRA NA RUA DO FUTURO, ATENTEM PARA O NOVO HORÁRIO DA LARGADA 05:10H CONCENTRAÇÃO: ÀS 05:00H, APÓS O TREINO UM BOM PAPO REGADO A FRUTAS.
    APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA DIVULGAR O PRÓXIMO LONGÃO DIA 21/08 - SÁBADO 50KM. INDIV. OU DUPLA.
    PERCURSO LINDÍSSIMO: JAQUEIRA X MARCO ZERO X BOA VIAGEM X PIEDADE X BARRA DE JANGADA X ILHA DO AMOR X ITAPUÃ X PAIVA X PEDRA DE XAREU E FINALMENTE A CHEGADA NA PRAIA DE ENSEADA DOS CORAIS NA CASA DO NOSSO AMIGO ENILDO.
    CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!!!
    TREINAR BEM PARA OBTER BONS RESULTADOS.
    FORTE ABRAÇO.
    LULA HOLANDA
    81-8861.1604

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Júlio, belo treino. Vi que você não está usando o Vibram em todos os treinos. Convém cautela mesmo. Li que tem muita gente fazendo fratura por stress pelo uso do mesmo. Veja: http://therunningbarefoot.com/?p=5303 e http://www.downtown-runner.com/ . O segundo, inclusive, fez a transição bem gradual e ainda assim teve a fratura. Acho que nossos pés não estão acostumados a correrem sem suporte após anos de tênis e sapatos. Abraço.
    Sergio Melo
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Prezado amigo Júlio, agradeço imensamente a citação em seu blog que é para nós Baleias espaço sagrado nesse mundo das corridas de rua. A citação e depois um treino poeticamente fotografado pelo Gilmar com o Manto Coral, só faz com que tenhamos mais e mais admiração por você. Valeu amigo. Você fez muita falta em Assunção.

    ResponderExcluir
  8. Caniçoooooooooooooooooooooooooooooo...cadê tú?Aparece!Ju

    ResponderExcluir
  9. alguém sabe informar onde fazer as inscrições da Meia Maratona Recife???? e qual site????

    ResponderExcluir