segunda-feira, 20 de junho de 2011

Desafrio Urubici 2011 - 52 kms

Frase do dia:
Quando se vê, são seis horas
Quando se vê, já é sexta-feira

Quando se vê, já terminou o ano

Quando se vê, passaram-se 50 anos
Nao deixe de fazer algo que gosta devido a falta de tempo
A única falta que terá,será desse tempo,
Que infelizmente não voltará mais...
(Mário Quintana)




Essa conquista teve um sabor muito especial pela grande presença de amigos, pelo carinho como é feita essa corrida e pelas grandes dificuldades do percurso.
São 52 kms com percursos variáveis de 20 kms de asfalto, 2,5 kms de trilhas e  27,5 kms de chão batido, altimetria de 900 a 1800 acima do nível do mar, num dos lugares mais frios do País, tudo isso  cercado por muito verde e paisagens exuberantes
Tenho que tirar o chapeu e fazer reverência às corridas realizadas pela Eco Floripa que são sensacionais justamente pelo empenho e pelo amor de todos os envolvidos na organização deste grande evento.
 
Como já tinha participado da maravilhosa Praias e Trilhas 2009, organizado pelo Carlos Duarte e equipe, "sacrifiquei" a maratona de São Paulo e com certeza não me arrependi e indico a todos os apaixonados pelas grandes distâncias.

Foi a minha 32º prova de longa distância e minha 6ª ultramaratona e desta vez muito bem acompanhado pelos Baleias, pelos muitos amigos que fiz no mundo das corridas, e pela legião de Pernambucanos da Acorja.


Aqui ainda no aeroporto com o livro do projeto Baleias de Marinês, do autor Allan Kardec, que me trouxe muitas surpresas nesta viagem...

Depois de passar a noite toda em espera nos aeroportos, enfim chego em Floripa, espero os amigos e peço imediatamente pra tirar aquela fotografia e não esperar o restante do grupo para a foto final.
O motivo era que o meu grande objetivo e segredo, seria de ser o primeiro colocado daquele grupo e deixar a foto com Henrique e Ju Job para depois.rsrsrsrs.
E não é que deu tudo certo!!!!kkkkkkkk




Almoço no caminho para Urubici

Depois de uma viagem muito cansativa de avião, outra aventura, desta vez vez pelo chão.
E que aventura viajar com uma Kombi sem freio e um motorista desabilitado, de nome Miguel Delgado, e querendo mostrar a "estabilidade" daquele meio de transporte nas curvas somente "do meu lado" por 180 kms até a cidade de Urubici.
Cheguei "morto de cansado", com a cabeça zoando por causa da Kombi Baleias, não quis ir ao congresso técnico e fiquei na pousada sozinho com Allan K...


Café da manhã


Antes da largada com Luis Antonio, 4 vezes ganhador desta corrida e amigo ultramaratonista.


Aqui a festa Acorja-Baleias antes da largada


Com os amigos Raulino e Amorim

E foi dada a largada...
Pela experiência no Praias e Trilhas e totalmente desconhecedor do que iria encontrar pela frente, minha estratégia inicial seria de correr forte onde fosse possível, caminhar nas subidas longas e me arrastar nas trilhas...
Tudo certo nos primeiros 10 kms com poucas subidas, com um tempo muito bom de 52 minutos. Até aí eu realmente cheguei a me questionar sobre as dificuldades do percurso...
Lêdo engano!!!
Os kms 13, 14 e 15 eu fiz em 33 minutos e fui literalmente me arrastando nas trilhas e escorregando nas lamas.
Como o primeiro posto de abastecimento de água foi somente no km 9, sofri muito até chegar no segundo posto, este de alimentação e fiquei ali uns 4 minutos descansando, me hidratando e me abastecendo para mais subidas.
Agora o percurso era o asfalto e me lembrei da COMRADES, e ali eu era um dos "animais" daquela prova de loucos... 


O frio já não incomodava mais, as pernas ainda obedeciam e parei desta vez para apreciar esse cenário simplesmente maravilhoso, carregando as baterias para mais e mais kms.


Finalmente cheguei no ponto mais alto da cidade Morro da Igreja a 1826 metros acima do nível do mar e onde o Cindacta II tem seus radares para rastreamento de voos.
Pelo meu GPS estava com 27,22 kms e 03 horas e 15 minutos.

Próximo ano eu vou voltar e apreciar esta beleza ai de cima com mais tempo, mas ainda tinha a segunda metade da corrida e sai dali rapidamente para mais um abastecimento com uma sopinha quente e preparação mental para a descida. 


Agora eu sabia que poderia melhorar meu desempenho e "brigar" com os amigos Acorjianos que estavam colados em mim,  Flávio, Alemão, Ricardo e Lula, pois Henrique e Ju Job eu já tinha dado por perdido.
Soltei a bota na descida e quando via uma lombadinha, ia caminhando...
E fui assim curtindo o lindo percurso e fazendo as contas do tempo, desconfiado do Garmin que tinha apagado por 2 vezes. Cheguei a pensar um resultado sub 6 horas, mas no km 47 com 5 horas e 35 minutos, via a possibilidade cada vez mais distante.




Atendendo a solicitação da placa, dei uma brecada e fiquei somente olhando o retrovisor (desculpa Flávio) e fui curtindo e tirando fotos até o km 50.

Nos últimos 2 kms já na cidade, deu um sprint final e ainda passei por 3 corredores, até passar chorando muuuuuito a linha de chegada com um tempo não oficial de 06 horas e 13 minutos.

Com a medalha



Amigo Silvio de Londrina
Lula a lenda

Elis, Miguel e Marinês em grande estilo


Miguel tentando explicar a nova "derrota" para Wu...

Ju Job, orgulho da Acorja ganha o 3º lugar GERAL
Henrique com o 2º lugar da faixa etária

A "lenda"e o merecido trofeu


Dá-lhe ACORJA!!!!!!!!!!



20 comentários:

  1. Mas cheguei primeiro no blog para o comentário. A alegria de estar com você, que me abriu as portas de Recife e da Acorja, com todos os amigos e amigas de Pernambuco e meus pares Baleias que tanto amo vale tudo, porque isso é que é bom demais, as outras coisas só tem fama, como aprendi com você. No ano que vem volto também, mas não para apreciar a beleza, quero tudo tampado de névoa e um frio de arrebentar, para ninguém dizer que corri o Desafrio no maior calor da história. Se a Comrades deixar volto em 2012, senão, em 2013. Valeu demais a sua companhia e de todos os amigos da Acorja. Abraço forte. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  2. Que frio da pitomba foi esse??? kkkkkkkkk!!! Congelou teus miolos e ganhei feliz aniversário um mês antes. kkkkk Mas adorei falar contigo depois da prova. Cheiro! Te amo! Mariana

    ResponderExcluir
  3. oi, júlio!!!!

    você escondeu minha medalha, não foi? só pode ter sido você! kkkkkkkkkk quase que eu choro, revirando a mala toda, atrás da minha medalha mais preciosa!!! kkkkkkkkkkk mas eu achei, no forro da mala! kkkkkkkk na hora, pensei: foi o júlio! kkkkkkkkk cabra danado! kkkkkkkkkkk

    foi um prazer estar com você em mais um desafio! e conhecer a vitoriosa equipe acorja! vocês correm muito!!!!
    se eu já era fã da juliana job, nesse desafrio, fiquei ainda mais!!!

    foi um fim de semana maravilhoso, divertido!
    e agora eu só quero viajar de kombi! kkkkkkkkkkkk

    parabéns, júlio!

    e o allan, hein, voltou? ;) rssssssssss

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Júlio, belíssimo desafio, parabéns a vc. e a todo o pessoal pernambucano, só tem fera aí. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Grande Júlio! Irmão, parabéns pela prova, pelo relato e pelas fotos, perfeito! Muito bom conhecer você! Espero que ano que vem você volte para o Desafrio! Não sabia que o Miguel e Wu fazem uma competição individual! Muito legal! Ao que parece o Miguel perde todas! rsrsrs
    Irmão, forte abraço!
    Felipe de Souto

    ResponderExcluir
  6. Eita, que frio!
    Mas as paisagens são lindíssimas.
    Valeu por mais essa ultramaratona!
    Que venha a Meia de Tabira na Serra da Borborea.
    E Juliana sempre arrasando...
    Beijos
    Mônica

    ResponderExcluir
  7. Júlio gostou da montanha? Parabéns por mais essa conquista.
    A moça que ficou em 5 lugar no feminino e da minha equipe a Cida.

    Bons Kms
    Fabi =)

    ResponderExcluir
  8. Fala aí julio.
    Tô preparando 1kg daquela sua encomenda. De brinde virá um blackbarry. Prazer enorme encontrá-lo em SC. Que venha Londrina.
    Silvio

    ResponderExcluir
  9. TINIL MANGUAÇA BALEIAS22 de junho de 2011 às 05:52

    Prezado Amigão Júlio,

    Parabéns por ter finalizado o DESAFRIO de forma tão alegre e descontraída.

    Que maravilha de farra. Show de relato e de fotos.Nunca pensei em correr um desafio como este mas, depois de seu relato, me deu um gostinho. Quem sabe no ano que vem, pois precisarei de um joelho novo.

    Parabéns a todos os amigos ACORJEANOS que terminaram de forma brilhante a prova.À querida Juliana Job um beijo especial pelo sensacional resultado.Aos irmãos BALEIAS que finalizaram o DESAFRIO, um abraço do tamanho de uma ORCA VELHA.

    Quero aproveitar o espaço para uma saudação especial ao grande amigo ACORJEANO PAULO GUSTAVO que, de forma brilhante e com muita garra, enfrentou e terminou os 52km do DESAFRIO no sábado e o difícil percurso dos 42km da Maratona de São Paulo no domingo. PAULO, como já confidenciei a ele no final da prova em SAMPA, é mais um exemplo pernambucano para mim, de muita superação em prol da felicidade,dos amigos e do esporte,assim como Paulo Picanha.

    Um grande abraço em todos.Até o Rio, para quem for.....

    TINIL MUITO FELIZ MANGUAÇA.

    ResponderExcluir
  10. Julio estava na corrida... Não sei se lembra mas travamos uma batalha até chegar na ladeira das pedras onde joguei na banguela e passei pelo menos uns 8 competidores sem medo de cair e me quebrar todo... dalí para frente fui só mantendo a distância pelo retrovisor... Por isso essa corrida foi linda. Um grande abraço, bons treinos e sucesso.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Júlio por mais um desafio!!Belíssimo lugar e companhias maravilhosas desfrutando momentos de felicidade!!Parabéns aos guerreiros da Acorja e Baleias mostrando como o esporte é mágico e fortalece as amizades!Juju,Lula e Henrique que arraso de vcs,enchendo de orgulho os outros integrantes da Acorja!!Saúde para todos e vida longa para muitos outros desafios!!!Abs:Paulo Sobral!!

    ResponderExcluir
  12. 52 km ! Minha nossa.. Mas quem lÊ este relato e vê as fotos, pensa que foi brincadeira...
    Que paisagem linda... Deve ter sido uma delícia! Parabéns por mais esta conquista!
    abraços,
    Fabiana

    http://bora21.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Júlio.... Parabéns pelo final de semana simplesmente maravilhoso ao lado de pessoas tão apaixonantes.... Lembrei de todos vocês na maratona de Sampa e a certeza de que em 2012 com certeza vou fazer essa prova e quem sabe passo na sua frente mais uma vez hem. 2x0...kkkkkkk

    Bjks

    Meire/Baleias - BH/MG

    ResponderExcluir
  14. Rapaz, até que tava quentinho lá, não vi nenhuma foto sua com os dentes tremendo! E você chegou limpo também, algo invejável, já que quando eu fiz essa prova me chamaram de monstro (ou melhor, monstrinho, gremlim...) do pântano. Mas vc errou a tática, era só seguir o Luis Antonio até o 50ºkm e depois passar no sprint final. Parabéns pelo Desafrio, mais desafriador ainda prum pernambucano acostumado com as altas temperaturas!!

    ResponderExcluir
  15. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Aeee Julião uma verdadeira festa entre amigos que foi essa Ultra em Urubici hein...showww meu amigo e parabéns por mais uma vitória...vc mandou bem, agora vc tem que correr uma de 24 horas hein...
    Sucessos meu grande amigo!
    Bons treinos,

    Jorge Ultramaratonista
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  16. Sempre proclamei aos quatro ventos que corrida para mim só no asfalto,no máximo chão batido,que força e resistência se medem pelo tempo que permanecemos correndo,seja qual for a distância.Urubici me ensinou que às vezes é preciso não só caminhar(eu caminhei!),mas também rastejar(eu rastejei!)pra chegar bem(eu cheguei!),que olhar a paisagem(tantas vezes critiquei Paulo por isso!)é também uma forma de estímulo,de impulsionar o corpo(há detalhes que não se pode deixar passar).
    Diferente de tudo que fiz até hoje...mas a mesma euforia,a mesma emoção e mais uma vez me sinto muito satisfeita por perceber que todo sacrifício,todo o treino,tudo de que abri mão valeram a pena!Porque é assim que sou feliz...e Urubici?Ah...Urubici ganhou meu coração.
    P.S.Mônica,vamos lá o ano que vem? Ju Job.

    ResponderExcluir
  17. Júlio,
    Que corrida linda. Parabéns, você sempre conquista os seus sonhos em grande estilo.

    A 3ª Meia Maratona de Tabira vai ser igual, sem frio e com muitos amigos.

    Juliana, Henrique e Lula, vocês mereceram o destaque no pódio. Estou feliz e orgulhoso.
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  18. Pena que você não foi agora, hein? Olha só:
    http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/semana-comeca-com-geada-e-temperatura-chega-62c-em-sc.html

    Nishi

    ResponderExcluir
  19. Vou te dizer uma coisa: sigo blogs como o seu para ver se um dia chego aos pés de voces. Correr 3 maratonas em 1 mês, fala sério! parabéns pela prova de Urubici, já tinha visto no blog da Elis, e que paisagens hem?
    Boas férias e boas maratonas.

    ResponderExcluir