segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Maratona de Londrina 2011 - Relato


Frase do dia:
As boas amizades são como o bom vinho: melhoram com o tempo. (Monteiro Lobato)


Simplesmente fantástica a Maratona de Londrina!!!!
A princípio tinha 3 grandes motivos de participar desta maratona:
1- Prestigiar o amigo Sílvio 
2- Entrar para a história por participar da estreia da cidade no mundo das maratonas e completar minha trigésima maratona oficial. (Sabe o que é falar daqui a 30 anos aos netos que participou da 1ª maratona oficial da cidade de Londrina?).
3- Rever os amigos de todo o Brasil


E mesmo depois de um dia praticamente todo de aeroporto e avião chego em Londrina às 19 horas da sexta-feira. 
No voo Recife- São Paulo "saboreei" um sanduiche de queijo. De São Paulo pra Curitiba um "amendoim" e uma cerveja Sol e pra finalizar a "bela"gastromia TAM, um novo amendoim com outra Sol no percurso Curitiba Londrina. Cheguei mais ou menos assim no aeroporto... 
caveira

Mas quem tem amigo tem tudo e quando ligo meu telefone já vejo uma mensagem dos amigos Ricardo Hoffmann(Rio) e dos anfitriões Silvio e Nilza que parece que adivinham a minha chegada, meu desespero por comida de verdade e me resgatam para o seu lar. Chegando lá já tava falando "Jesus de Genésio" de tanta fome e depois de muita hidratação com água de côco, um jantar maravilhoso oferecido pelo casal abaixo e contando com os adoráveis Laura e João Pedro (uma figura!!!). Depois mais água de côco, inclusive esse foi o diferencial dessa maratona que inovei mais uma vez deixando de lado a "velha e boa cerveja".


Silvio e Nilza, obrigado pelo acolhimento

Antes da chegada dos outros amigos maratonistas, Silvio e Ricardo mostram a mim e a Paulo Sampaio no sábado de manhã a dureza do percurso que iríamos enfrentar e quando volto ao hotel desanimado tento encorajar Paulo que tentaria bater seu recorde nesta maratona, inclusive ficando um tempo sem beber(ô tempo perdido!!!).
Naquele passeio de carro pelo percurso vi que seria muito complicado ganhar desses 2 aqui embaixo (meu grande objetivo) e parti pra estratégia "água de côco o dia todo".


Depois da chegada de um monte de Baleias (esses caras vão dominar o mundo), fomos pegar o kit da corrida, almoçar, + água de côco, enfim, curtir muito esse grande momento com esses amigos antes de cada corrida de longa distância.

E o mundo das corridas e principalmente da água de côco não é nada sem esse cara, amigo meu de lascar, alvirrubro como eu e uma figura fantástica que se chama TINIL. Vejam a felicidade dessa tropa tomando a tal água de côco. Convidamos Miguel, Wu e eles falaram que fazia mal... O japa Ênio falou que queria ver o resultado final da corrida para avaliar os benefícios...

Momento da entrega do manto coral ao amigo de longas datas e longas distâncias , Walter Barbosa

Ricardo e Miguel discutindo estratégias baleiais

Blogueiros corredores e mais 2 amigas agora reais Suzi Saito e Marli

Em frente ao hotel com mais água de côco
A noite o encontro foi com os amigos do Desafio das Maratonas Brasileiras e tomei mais 2 águas de côco com o amigo MM Carlão:

Na volta para o hotel ,Paulo Sampaio passou da água de côco para o gatorade  e acho que fez uma reação contrária, principalmente pra ele que só tem um fígado... 






Depois da última hidratação no hotel, dormi bem e acordei cedinho e com ressaca zero...
Nem me lembrava que tinha tomada tanta água de côco no dia anterior.
Coloquei a camisa do meu Náutico e fui enfrentar mais um 42.195 metros...




Agora era a hora da largada e eu com a ajuda das valiosas informações do amigo Sílvio, tracei minha estratégia, que era fazer um bom tempo nos 1ºs 21 kms e administrar a outra metade.
E foi assim que nos primeiros kms tive o prazer de acompanhar o "mestre Branca", grande treinador e amigo.
Fechei a meia maratona com 1:44 minutos, tranquilo e sabedor da pedreira que estaria por vir. Segundo a grande maioria dos amigos, essa maratona tem dificuldades maiores que a de Foz do Iguaçu, que é considerada a mais difícil do Brasil. Achei Foz mais difícil,  deve ter sido a água de côco que fez a diferença.
Em relação a organização da maratona, simplesmente sensacional. Tenho certeza que pelo sucesso que foi e pelos elogios de todos os atletas participantes, será mais uma prova no nosso calendário anual. Com certeza veio pra ficar.
Meu rendimento caiu como sempre na 2ª metade da prova, peguei uma excelente "carona" de uns 12 kms com o meu amigo anfitrião Silvio e nos últimos kms fui administrando para finalizar num sol de rachar em 03:54:38.
http://www.cronoserv.com.br/resultados_fr.htm
Ah, já ia me esquecendo, Meire e Paulo Sampaio perderam pra mim...
Final com Silvio


Massagem relaxante no final
1º, 2º e 3º rsrsrsrs
Chegada de Miguel e Marinês, quase derrubando Ênio e a água de côco...
Depois da chegada de todos os amigos, fomos raptados pelo casal Silvio/Nilza, para o almoço pós prova. Miguel estava radiante de alegria como sempre e começou o pontapé para uma infinidade de latinhas de água de côco. Uma pena que Tinil teve que voltar para Goiânia, senão acabaríamos com o estoque de Londrina...
Mais uma conquista, mais um desafio, mais um final de semana espetacular.
Obrigado amigos por fazer parte desse maravilhoso círculo de amizade. Adoro vocês!!!
Não tomou água de côco antes da corrida



20 comentários:

  1. Júlio,
    tomar toda essa "água de côco" na véspera da corrida não seria recomendado, pois tudo isso poderia ser uma grande desculpa para não correr bem.
    Mas você contraria qualquer expectativa e detona no tempo, deixando muitos para trás.
    Para quem completou uma maratona de "tênis social" e na semana seguinte subiu a Serra da Borborema correndo, toda essa "água de côco" virou isotônico.
    Parabéns pela 30ª maratona!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza que a água de coco ajudou na aquisição de uns bons carboidratos! hehehe

    Parabéns pela conquista!
    Abraço,
    Mário
    http://aspiranteacorredor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Valeu campeão!!! Mais um desáfio alcançado, parabéns garoto.
    Belo relato, a corrida realmente encanta e aproxima as pessoas e os tornam amigos de verdade.
    Como é bom ver esta galera animada, Baleias cada dia aumentando seu cardume que maravilha!!!
    Ficamos aqui em Recife de água na boca por esta maratona, mas tudo tem seu tempo, se Deus permite no próximo ano estaremos juntos em Londrina.
    Valeu campeões!!! Te amamos.
    Abraço
    LULA HOLANDA - ACORJA/RECIFE

    ResponderExcluir
  4. Cabra, ter você por perto é garantia de diversão. Vocês detonaram teses de doutorado em performance, e mostraram o poder do espumante. Digo agora que água de côco antes é dopping rsrs. Obrigado por tanta risada, e me passa o material para eu te ajudar quando der branco na declamação dos poemas kkkk. Grande abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  5. Que delícia reunir esse povo todo.

    Temos que definir onde será nossa estréia nessa bela distância, só sabemos que será em 2012. Tem alguma sugestão? Porto Alegre parecia ser a melhor, mas pelo que lí a última foi uma qubradeira só.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  6. Tú tá metido demais com essa vitória....ainda falta ganhar mais uma prá empatar e mais uma prá ser vencedor.... Me aguarde que agora entrei para o time da água de CÔCO....kkkkk
    Eu achei simplesmente mágico o final de semana e confesso que ainda estou de ressaca... Obrigada por sua companhia e pelas risadas...

    Bjks

    Meire/Baleias - BH/MG

    ResponderExcluir
  7. kkkkkk
    descobri porque corro tão devagar!!!
    é que eu só tomo suco de uva antes de grandes desafios rsssss
    vou mudar pra água de coco pra ver se eu acelero pelo menos as ideias! kkkkkkkk

    muito bom esse relato!
    dá um gostinho do que foi essa festança toda lá em londrina!

    parabéns pela vitória;)
    mas como disse meire, ainda faltam mais duas pra poder comemorar rsssssssss

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Maravilha de festa e grande reunião de amigos corredores!Finais de semana assim,dá água de coco na boca!!!Parabéns pela performance,Júlio!!E quanto a toda essa água de coco tomada antes e depois,só tem uma explicacão científica:Vc deve ter três fígados e um coração enorme para fazer belas amizades mundo afora!Parabéns a todos e vida muito longa para tudo isso!!!Abs:Paulo Sobral!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Júlio, muito bom podermos nos encontrar mais uma vez e passar bons momentos com a turma, pena que tive que sair rapidinho para voltar para SPaulo e embora tenha chegado depois de vc., (perdi também rsrsrs), não te vi na chegada. Valeu o apoio nos momentos em que cruzamos na prova, é muito importante. O jeito é entrar nesse time da água de côco porque só treinar é pouco. Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Quando não podes viajar conosco fazes uma falta enorme, coisa que uma amiga não pode ser, tu és de sobra, sua companhia é "extraordinária", como Ricardo mencionou acima, diversão garantida, tu tens uma energia diferenciada cheia de luz que nos irradia de satisfação, és um grande contador de histórias ou estórias não importa a veracidade, importa as risadas que damos sem limites, com ou sem água de coco o Júlio é sempre o mesmo, nem tropeça nas palavras, improvisa e tudo sai perfeito, valeu Caniço, adoro tu viu?
    O final de semana foi show, fica sempre aquele gostinho de quero mais.

    xeiros..........

    ResponderExcluir
  11. Parabéns!!
    Você é um exemplo a ser seguido.

    Boas corridas para você.

    ResponderExcluir
  12. Eita, quanta água de côco, sô! Acho que estou no caminho certo: depois dos longões, tomo água de côco! Vou começar a tomar antes dos treinos também! Na sua terra deve ter mais que aqui! Rsrsrs.
    Quer dizer que acompanhou o mestre Branca? É, dessa vez, ele não ficou escondido por aqui, nos vendo passar! Rsrsrs.
    Vcs são corajosos! Aquela cidade é cheia de altos e baixos! Caminhando já fico cansada! Kkkk. Parabésn pela disposição!

    ResponderExcluir
  13. Amigo Julio, parabéns pela sua perfomance!Tá difícil para eu ganhar de você, pois não sou chegado a essa sua "água de côco" rsrsrs.
    Queremos sua presença no Praias e Trilhas conosco.
    Abraços! Alemão.

    ResponderExcluir
  14. Menino, que farra! A foto de Paulo Sampaio dormindo agarrado ao gatorade está impagável!!
    Hei, parabéns pela 30ª Maratona!! Tu és um danado mesmo.
    Beijos da irmã.
    Mônica

    ResponderExcluir
  15. Olá meu amigo Julião!
    Em Londrina percebi que não devo ficar sem tomar água de coco na véspera de uma maratona.
    Depois que nos falamos na prova lá pelos 30 km e vi como você estava, percebi que perdi tanto tempo sem me " hidratar com água de coco ".
    Parabêns pela maratona de Londrina.
    E até a próxima.
    Forte abraço!

    Rampasso

    ResponderExcluir
  16. Valeu meu amigo.
    agradeço as deferências e a companhia durante e após a prova.
    Você é um cabra do bem.
    Até curitiba.
    Silvio

    ResponderExcluir
  17. PREZADO AMIGÃO E IRMÃO JÚLIO

    Que bela surpresa encontrá-lo em Londrina.Estar ao seu lado é motivo de orgulho, certeza de muitas risadas e alegria sem fim e de muitos goles de água de côco espumante.

    Enquanto os mestrandos e os doutorantos vão desenvolvendo seus trabalhos e os amigos corredores tentam entender como pode nosso líquido hidratante ser tão eficiente, vamos mostrando a todos que o segredo não é ter três fígados ou dois corações mas sim tratar as maratonas com mais descontração e alegria e menos rigor e cobranças por tempos e desempenhos.

    Sensacional, apesar de tão rápido, nosso encontro em Londrina.

    É muito bom ser teu amigo, meu chapa.O mundo das corridas sem você não tem graça.

    Só mais uma. Eu, COLORADO como você, estive ontem no Serradourada e torcí muito pelo TIMBU. Não poderia deixar de dar esta força ao time de coração e, agora também o meu, do grande amigo. Ganhamos dos MOCHÉS(1 x 2). Foi demais. Faltou você.

    Grande abraço e até a próxima festança manguaça.

    TINIL FELIZ MANGUAÇA e BALEIAS

    ResponderExcluir
  18. Maratona sem baleias não é maratona!!!!
    Adorei conhecer vcs! Td bem q dei um jeito de me infiltrar por ali no QG baleistico...

    Mas fala sério que o londrinense é gente boaaaa de+! Cidade linda, povo do bem, corredores mais ainda! E a prova, segundo Ridardo Hoffmann, uma Maratona para Xerpas! E, certeza, ano que vem vai atrair muitos doidos mais, só pelo desafio que vcs enfrentaram e venceram!!!

    Valew!!!
    E ano que vem, quem sabe, recebo uns baleias em casa tb!

    http://clicandoeconversando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Também acho que os Baleias vão dominar o mundo. Tá em tudo quanto é lugar. Mas antes eles que os timbus, né? Mais uma pro currículo, tá louco, parece Corinthians, não para, não para, não para! E sim, para...béns!!!

    ResponderExcluir
  20. Meu caro amigo. Foi bom demais ter você o tempo todo conosco. A turma dos comentários tá até te confundindo. É bom demais. Tinil e Marinês estão certos, sem você a graça é menor. Abraço. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir