quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Maratona de Curitiba 2011

Frase do dia:
"Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer" (Mahatma Gandhi)


E é esse desejo de vencer que me move a cada corrida. Mesmo com uma experiência de 33 maratonas e 6 ultras, fico nervoso, choro, fico arrepiado, emocionado e muito feliz em conquistar mais uma medalha em corridas de longas distâncias.
E essa maratona de Curitiba finalizou o meu ano de ouro em corridas longas, pois não é pra qualquer um (convencido) bater o recorde pessoal numa maratona com percurso difícil, no Brasil, e sendo a última competição do ano, onde todos nós maníacos por maratonas estamos em fim de temporada e muito cansados...


Foram 10 maratonas em 2011 e nove resultados sub 4 horas ( Paris, Madri, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Recife (4:11:54 de sapato), Londrina, Punta del Este, Búzios e Curitiba), e 2 ultra maratonas (Rio Grande-RS 50 kms e Urubici-SC 52kms ).
Fiz algumas experiências como as sapatilhas(vibram five fingers) na maratona do Rio, corri com sapato social em Recife (ganhei de Jacque e Almir "misera"), duas corridas inéditas de cross country (Desafrio Urubici e Búzios),
Repito sim que foi um ano de ouro, pois em todo 2011 não tive uma lesão sequer(nunca tive lesões) e conquistei 3 tempos sub 3:30 (Paris, Punta e Curitiba) e o mais importante, solidifiquei as amizades antigas e ganhei muito mais amigos novos.
E são para esses amigos irmãos que torceram e vibraram com cada uma dessas minhas conquistas neste ano de 2011 que agradeço. Meu muito obrigado a todos vocês que me deram força e apoio para que eu concretizasse esse sonho realizado de correr pelo Brasil e pelo mundo e fazer amigos.


Mais vamos ao relato:
Cheguei em Curitiba com o amigo Ésio às 14 horas e fui direto pro hotel descansar.O fato de descansar muito na sexta e o hotel ficar juntinho da largada foram das razões pra eu ter me dado bem nessa maratona. Mas a noite (ninguém é de ferro) fui com Ésio pra um barzinho muito bom (aos democratas) e hidratei bem com 10 chopes.




No sábado conheci dois caras sensacionais, Marcos Rogério de Maringá (não conseguiu se inscrever e acompanhou a namorada) e Alessandro Guimarães-SP (amigo virtual que virou real) do blog Correndo que me entendo. São esses novos amigos que me deixam feliz da vida e que me motivam a sempre ter prazer em correr e vencer todos esses desafios.
Marcos Maringá, Alessandro e Júlio
E não é que Alessandro inventou de cutucar o cão com vara curta!!! Mas como competir com uma fera que tem um tempo de 03:17 em maratonas???
Eu já tinha a vontade de ganhar de Paulo Sampaio e Meire e com esses e-mails provocativos abaixo e valendo 10 cervejas, tinha que dar o máximo de mim. Eu gosto da briga!!!!!
Tudo começou em 29 de setembro de 2011, quase 2 meses antes da maratona:

Em 29/09/2011, Alessandro escreveu em preto e eu respondi em vermelho:

Tudo Bem ?
Tudo muito bom Alessandro
Julio estou precisando de um desafio para este ano ainda .....
Acho que tu tá é querendo me humilhar rsrsrsrs
Estou querendo encerrar o ano correndo uma maratona que no caso vou escolher Curitiba (ja corri em 2005) ,
como corri a de SP  e abandonei no KM 30 , e isto me incomodou um pouco apesar de não ser um especialista
em maratonas , e como estou acompanhando seus desempenhos e parabens , estão cada vez melhores , imagino
que voce vá correr Curitiba e queria competir com voce esta prova, quero usar voce como motivação pra vence-lo
pois adora ser competitivo e tenho respeito por seu curriculo de atleta , então esta lançado minha proposta ...
Desafio feito, desafio aceito, mesmo sabendo do resultado fácil favorável pra você. Já tenho até as desculpas prontas, como o fator idade, a que já fiz 11 maratonas esse ano de 2011, a que você se preparou muito para arrebentar nessa prova e outras... rsrsrsrs
Será muito bom te conhecer e te dar um grande abraço. Já está apostado 10 cervejas geladas após a prova.
Vai encarar ? Timbu vs Timão , PE vs SP... ,
Provavelmente nesta data estaremos comemorando também a subida do Náutico a 1ª divisão e a conquista do Timão do título Brasileiro. Aí será uma farra sem fim
Abraços Pernambucanos
Júlio Maratonista Cordeiro
Aguardo sua resposta .....
Desculpa o atraso da resposta. Acho que tu pensou que eu iria cair fora do desafio... Isso é que me alimenta!!!!
Um enorme abraço
Alessandro Guimaraes
Valeu
Júlio Cordeiro

Aí O Almir "misera" se animou, entrou na briga e fez esse e-mail pra o Alessandro:
Em 10 de outubro de 2011 11:11, Almir Alves Duarte Duarte <http://mail.uol.com.br/compose?to=almirduarte1@gmail.com> escreveu:
Alexandre
Sou o Almir Miséria que o Júlio Cordeiro judia tanto. Gostei do seu chamado ao desafio com ele. Treine, pois este magro é danado e é movido a desafios, porém não é invencível, pois já ganhei dele muitas vezes em maratonas e meia maratona. Uma das vezes ele contratou um coelho mais jovem que a gente e aí consegui vencer dos dois na meia maratona do RJ.
Treine viu, pois ele não entregará fácil e vai dar de tudo para vencer. Sou muito amigo dele e neste momento estou com dúvida se torço por vc, por ele ou se entro no desafio. Vou pensar, isso porque tive muitas lesões (pubalgia, joelhos, neuroma de mórton, canelite), só que estou cuidando de todas lesões e o resultado é que já consegui realizar a maratona do Uruguay em 3h45. Ressalto que meu melhor tempo em maratona é 3h34 e chegar em Júlio com 3h26 é possível.
Até já escolhi a maratona que vou usar para batê-lo que é maratona de Buenos Aires em 2012.
Outra meta que tenho é ganhar dele nos 10 Km, pois todas as outras jpa ganhei dele (15 km, 21 km e 42 km).
Boa sorte e se vc ganhar vou ficar feliz por ter me vingado.
Estou copiando o Júlio para ele está ciente do que vem por aí. Então ele que se prepare!!
Abraço!

Alessandro todo animado responde para o "misera"
 Boa Tarde 

Almir um prazer enorme em conhece-lo, eu tive um ano muito bom em todas as distancias so quebrei a cara na maratona, baixei todos os meus tempos , e quero muito , mas muito mesmo terminar bem uma maratona ainda este ano ai posso fechar com chave de ouro !! 
E achei Curitiba a corrida ideal , tive uma amigdalite que me derrubou por uma semana e ontem retornei aos treinos, como o Julio é um Touro nesta distancia, e de um senso de humor e acredito que um excelente amigo, ele foi o convocado pra ser desafiado , e acabar com aquelas fotinhos (julio em primeiro e o resto segundo e terceiro) e sempre tirando uma casquinha tua , agora é questão de honra .
Em 01 mes eu vou treinar pesado tracei minha planilha e vou honrar o amigo que agora estou ganhando "Almir" alias vou correr com seu nome nas minha costas , pro Julio ficar p da vida na hora que cruzar a linha de chegada na frente dele e finalmente ele parar de te encher o saco kkkkk pelo menos em 2011 !!!

Um grande abraço 

e boas corridas 

Alessandro


E agora com o desafio pra encarar fui pro jantar de massas do Desafio das Maratonas Brasileiras e recorri a corredores experientes como Eduardo de Ribeirão Preto.Perguntei a ele o que comer antes da prova
Ele me mostrou o prato de 28 gramas...


Depois da foto com a galera do Desafio, fui ao encontro dos Baleias
Encontro a galera mais animada das corridas e vejo Meire recebendo das mãos de Miguel Baleias a tão sonhada camisa de Ultramaratonista. Por que Elis não ganha a sua?????
Estar com os Baleias Miguel, Wu, Lana, Meire, Marinês, Lana, Ênio, Silvio, Tutta, Vinicius, Daniela Kato, Walter, Felipe e tantos outros é certeza de verdadeira amizade e de boas risadas. Essa turma ainda vai dominar o mundo!!!!!
Uma pena não ter ficado mais tempo com vocês. Estava precisando de descanso, pois o bicho tinha que pegar no outro dia cedinho...



Conhecendo o novo número 1 do meu ranking (Tutta-Ubiratã-PR)
blog correndo corridas

Galera de Pernambuco - Frade, Azevedo, Paulo e Edmilson
Dormi muuuuito bem e quando fui pegar o chip falei pra Paulo Gustavo que estava me sentindo muito bem e que eu não daria nenhuma chance pra ele ganhar de mim pela 1ª vez.rsrsrsrs


Cheguei na hora exata da corrida e ainda deu tempo de reencontrar alguns amigos antes da largada:
Wilson - Brasília-DF

José Carlos-SP
Hora da largada e logo nos primeiros metros chega Alessandro e diz que vai correr junto comigo.
Confesso que sempre achei difícil correr muitos kms com alguém de lado, afinal cada um tem o seu ritmo, sua estratégia, "sua manha"...
E quando o "cabra" que tá ao teu lado é o teu principal desafiante??? E a aposta das cervejas???
Só sei que foi uma das melhores coisas que já aconteceram comigo em uma maratona. Conversamos tudo que é possível das nossas vidas, profissão, mulheres, filhos, corrida, família, enfim foi uma conquista de uma amizade que vai durar pra sempre.
Marcamos um ritmo muito forte(pra mim) e fechamos a meia maratona em 1:37:40 e falei pra Alessandro que esse tinha sido a parcial da maratona de Paris em que eu tinha feito 03:27.
No km 25 com 1:58, lembro de Bagetti que sempre diz que se passar no km 25 com menos de 2 horas é sub 03:30 garantido...
E tome subida, descida, hidratação perfeita, organização impecável e temperatura ideal pra corrida. A largada estava em 9º e conclui com 17º, simplesmente perfeito e favorável a quebra de recordes.
No km 30 na maior descida do percurso me distanciei de Alessandro. O "mago" foi ficando cada vez pra trás e não conseguia me acompanhar...
No retorno em que encontramos vários corredores não me contive e gritava provocando os amigos Henrique,Paulo Gustavo, Wilson, Osvaldo Poggi, Betinha e outros: GANHEI!!! 
Era mais um incentivo extra para eu não baixar o ritmo e tentar fazer um sub 3:30.
Faltando 5 kms a possibilidade de bater meu recorde pessoal era real e mantinha sempre o pace de pouco menos de 5 min/km.
No último km de olho no garmin dou um sprint final e chego "voando", fazendo 03:26:32 e batendo meu recorde pessoal em 11 segundos. 
Classificação geral - 141 de 1043 concluintes 
Faixa etária - 22 de 187 concluintes
Todos os resultados
Homenageando o meu Náutico de volta à 1ª divisão
A ELITE volta à ELITE

Pra não ficar dúvidas...2 relógios
Esperando os amigos pra tirar onda
Andrea(?), José, Borges, eu, Carlão, Mário Sérgio, Osvaldo e Paulo. Perdi somente pro veinho  Borges
Pernambucanos Frade e Luis
Chegada da estreante Dani Kato (chorei de emoção)

Com o campeão Marco Antonio de Garanhuns-PE que fez o tempo de 02:20:38
Outro campeão rsrsrsrs
Muitos amigos CAMPEÕES
Resultado comum nas maratonas  

25 comentários:

  1. Júlio,
    Ninguém te segura! Parabéns!
    Desafio para 2012 com motivação: bater o tempo do Tutta BALEIAS.
    Tenho a impressão que o sonho de fazer uma sub3 já passa por essa cabecinha...
    Valeu!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  2. Oi Júlio,

    Agora eu faço parte do seleto grupo de pessoas que te conheço. Só ainda não tive o privilégio de ouvir as suas histórias que todos falam.

    Parabéns pelo teu novo record pessoal batido aqui na minha cidade.

    Nos vemos na Pampulha dia 04/12.

    Bjos,
    Dani
    correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fala "amado mestre" lembra deste bordão ? Cara tu relatou ou montou um "Dossie Curitiba", valeu muito esta corrida !!! A derrota honrosa foi de menos , ganhei muito mais do que perdi !!! Agora entrar no SPC da cerveja isto esta me coçando !!!nunca devi cerveja , infelizmente o horario da partida atrapalhou bastante... E seu grandioso premio vai ser pago, conforme vamos combinar logo mais, não atravesso ano com pendencias ! Não vou adiantar os planos , mas não digeri bem esta derrota e tambem não vou inventar desculpas . Obrigado pelas palavras, e quero meu ovo de pascoa afinal fui um bom COELHO. Espero que a nossa amizade dure até que a morte nos separe , ou o juiz deu um penalti inexistente valendo um titulo entre TIMBU vs TIMÃO !!!!! Obrigado meu Deus por ser um corredor . AMO TODOS VOCES !

    ResponderExcluir
  4. Ligeiro demaaaaaais!

    Parabéns pelas conquistas, de kms e de amizades!

    ResponderExcluir
  5. Fala julião,
    para ter feito esse temporal em Curitiba, só pode ter cortado caminho lá na av. Marechal Floriano(rsrs)

    Parabéns cabra. Você é merecedor dessa vitória com um grande "V". Arrebentou.
    Silvio

    ResponderExcluir
  6. Mari Sereia Baleias Recife23 de novembro de 2011 às 11:06

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..........esse caniço não presta, tenho por ti uma admiração e um carinho enorme, lendo teu relato rindo aqui sozinha e o povo perguntando o que é, me divirto.........essa maratona foi boa demais apesar da quantidade de subidas, curti muito.............adorei.....parabéns tu és movido a desafios, muito legal isso e sabe que não consigo torcer ao contrário, gosto de suas vitórias.

    bjão..........adoro tu viu?

    ResponderExcluir
  7. Movido a desafio;Combustível:Gasolina de avião;Adrenalina nas alturas;Paixão pelas corridas;Duro de roer e o que é melhor,competitivo da forma mais sadia possível!!Parabéns por levar a vida dessa forma, fazendo grandes amizades mundo afora!!Abs:Paulo Sobral!!

    ResponderExcluir
  8. êta menino danado!!!!

    parabéns, Júlio!
    acho que até os adversários torcem pela sua vitória, de tão divertido que é ver você comemorando, e contando de suas conquistas! ;)

    e quanto à camisa de Meire, caramba, eu nem tinha visto que tava escrito ultramaratonista! kkkkkkkkkkk mas tô tranquila! Marayse, minha "adevogada", já entrou com um mandado de segurança;)
    tudo será resolvido na Pampulha! kkkkkkkkk

    muito bom esses encontros nos desafios!
    tudo é festa!
    principalmente pra uma turma ligeira que sai ganhando de todo mundo;)

    parabéns, Júlio!

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Cabra continua da peste. Gostei muito de falar contigo e comemorar o record. Parabéns! Arrasou com todos. Até BH.

    ResponderExcluir
  10. Julio, dessa vez já sabia do seu resultado pelo nosso encontro a caminho do aeroporto, agora é mirar no sub 3hrs.

    ResponderExcluir
  11. AFFFFFFFFFFF.....cabra da peste.

    VOU ME PRESERVAR.... TENHO O DIREITO DE PERMANECER CALADA....até a volta da pampulha pelo menos....kkkk

    Me aguarde....sem lesões, sem dores e com muita vitamina C....tenho que admitir que você é tudo de bom... Parabéns... Que 2012 seja de muitas conquistas e quebras de recorde.

    Bjks

    Meire/Baleias - BH/MG

    ResponderExcluir
  12. Julio, parabéns pela Maratona! Adorei o desafio, boa maneira para se manter motivado. Eu vim parar no seu blog por acaso, estava procurando informações sobre a maratona de Rosário e eis que lendo o blog da Elis sobre maratona de Curitiba vim parar aqui novamente. Duas vezes não é mais coincidência, você ganhou mais uma seguidora. Bons treinos! Yeda

    ResponderExcluir
  13. Grande Júlio, o Mago Cordeiro. É bom demais te encontrar. Parabéns pelo recorde. Por falar nisso, não dá para estabelecer o seu ranking por idade e peso? Na faixa 48a, mais de 100k, começo a ficar competitivo. Abraço forte. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  14. TINIL MANGUAÇAS E BALEIAS24 de novembro de 2011 às 04:08

    Prezado Amigão,

    Não canso e jamais cansarei de lhe parabenizar. Que ano maravilhoso.

    Estou muito feliz por você. Você, como poucos, merece tudo isto pela luta, esforço, perseverança e, acima de tudo, muita alegria.

    PARABÉNS pelo recorde, mas acima de tudo pela emoção que não pode faltar nunca.

    Vamos agora comemorar. Primeiro em BH, no grande congresso BALEIAS, depois em Recife, na mais importante PROVA de todos os tempos.

    BRAVO JÚLIO! BRAVO TIMBU!

    ResponderExcluir
  15. Júlio, vc esta se superando a cada dia. Esse tempo foi relamente fabuloso.
    Confesso que a cada maratona a missão de ganhar de vc torna-se mais complicada.
    Parabéns pelo recorde, mas acho que essa velocidade toda esta afetando sua memória, lembre-se que JÁ GANHEI DE VC em Porto Alegre e em Recife.
    Sugestão: Prepare-se pro Atacama, não darei moleza.
    Abraços.
    PAulo Gustavo

    ResponderExcluir
  16. Paulo Gustavo....

    Minha torcida é todinha sua...kkkkk

    ResponderExcluir
  17. Mari Sereia Baleias Recife24 de novembro de 2011 às 12:01

    eeeeeeeeeeeita, assim vocês vão esturricar no Atacama, lá o bicho pega, além do calor a altimetria, xi.......será que com água de coco resolve?.............se sim tô dentro..........hehehehehehe.......quero ver. Eu que enjôo por tudo imagine lá com tantos quesitos a favor, tô frita.....ui.....

    Ei Caniço vê se confirma logo com Jakson, pedi a ele para te colocar no mesmo hotel da gente mas infelizmente lotou.

    bjão.....

    ResponderExcluir
  18. E aí Julio, blz. primeira vez por aqui. \vi seu blog pelo blog do Alessandro Guimaraes. Parabens pelo blog e pela maratona em curitiba.

    Abraços

    corridaderuams.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Valeu Julio...Parabéns cara...você não tem idéia de como gostei de conhecer uma pessoa como você,sua felicidade me contagiou na chegada, eu ia ficar esperando você, até chegar, me supreendeu seu tempo..Parabéns.Fiquei muito feliz em te conhecer pessoalmente, você euma pessoa fantástica, ja sou seu Fã!!Quando puder dar uma passada aqui em Maringá, terá todo apoio...Abraços...MARCOS ROGÉRIO SANTOS-MARINGÁ-PARANÁ me ligue se precisar -(44)9972-5267

    ResponderExcluir
  20. Valeu Julio. Beleza de resultado. A corrida de sapato é "brincadeira". Muito maluco mesmo. Vou ficar te acompanhando para saber com foi a maratona do Atacama. Quero ir em 2013. Julio, falta meu nome no ranking. Foz do Iguaçú. Quanto estiver aqui por São Paulo, mais especificamente Vale do Paraiba ou Campos do Jordão me avise pois tem um pessoal da turma aqui que vai adorar se "hidratar" com vc ou com o Ésio. Abraços p vcs. Nos vemos em Santiago???

    ResponderExcluir
  21. Afff, como consegue correr tanto? Rsrsrs. Parabéns pelas 10 cervejas geladas! Conseguiu tomar todas? Kkkk. Na próxima semana, eu levo manju para desafiar vc a comer! Rsrsrs. Até mais!

    ResponderExcluir
  22. Valeu campeão!!! Por mais uma vitória pessoal em sua vida, que maravilha de tempo e a quebra do seu próprio record. Estamos orgulhoso de sua façanha em prova oficial. Parabéns CAMPEÃO0000!!!

    Abraço
    LULA HOLANDA

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelo recorde mundial pessoal na maratona conquistado em Curitiba Júlio.
    Foi um prazer conhecê-lo pessoalmente e será uma honra pra mim poder entrar no seu Ranking.

    Abraço e nos vemos em breve se Deus assim nos permitir.


    tutta-BALEIAS/Pr.
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Júlio, tem uma foto sua nesta postagem com o meu amigo Telles, e olha parabéns por correr com a camisa do nosso Timbú. Fiz isso na corrida da Caixa deste ano.
    Maratona de Curitiba dia 18/11, estarei lá!

    Abçs

    Lily

    www.lilymartins.com.br / www.assessocor.com.br

    ResponderExcluir
  25. grande mestre Julio, estou a caminho da terceira maratona neste ano(e na vida também),
    ler seu relato sobre Curitiba foi ainda mais inspirador para a prova neste domingo(18/11/12),
    grande abraço!

    ResponderExcluir