sábado, 12 de maio de 2012

Maratona de Brasília 2012

Frase do dia:
Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo. (Mário Quintana)


Minha 43ª corrida de longa distância (37 maratonas e 6 ultras) e a minha 4ª maratona seguida em Brasília (minhas corridas)
Brasília não é aquela maratona "espetacular" , mas o esforço da organização fazem com que essa corrida se consolide cada vez mais no cenário nacional.
E é nessa cidade que eu tenho o privilégio de fazer meu check up anual de atleta com os meus amigos João Gabbardo e a Dra. Núbia. Pelo 2º ano consecutivo fui  "informado" pelos doutores que estou super bem na área cardio pulmonar e também na área cardíaca, bem diferente dos anos atrás quando eu ainda não corria.
Aqui abaixo fazendo o ergoespirométrico e com os amigos corredores Núbia, Gabbardo e Amorim (perdi no teste cardio pulmonar).




Com a desistência de João Gabbardo que foi pra Porto Alegre (medo de perder), fiquei com a incumbência de vencer o amigo Amorim e escolhi outro amigo pra me dar uma forcinha. Ele estava ali pertinho em Goiânia, mas os joelhos desta vez o impediram de estar aqui em Brasília.Vesti a camisa presenteada por Tinil na sua vinda aqui em Recife na corrida de bar em bar , e corri em sua homenagem.
Ano passado corri com a camisa do meu Náutico e dessa vez com o meu time de Goiás, o Vila Nova, também alvirrubro.



No domingo sai do hotel com Amorim e seguindo os conselhos do Portuga quase perdemos a hora da largada, mas ainda deu tempo de fazer uma foto com o "japa "Hideaki e Nilson de Uberlândia.


O percurso agora só de uma volta (exigência dos corredores), seria uma novidade pra mim, mas com certeza melhor pra todos os corredores.
O tal do "ar seco de Brasília", eu também nunca senti diferença nenhuma.
A temperatura também colaborava.
A hidratação dos anos anteriores de sucesso não era preocupação.


Então tinha tudo pra ser uma boa corrida pra mim, pois tudo conspirava a favor. Apenas um pouco de cansaço da maratona de Paris (3 semanas atrás), os treinos esparsos das últimas semanas e a pouca presença da "concorrência acorjiana" por bons tempos era o que poderia "melar" um bom resultado.


Então larguei feliz da vida por mais uma conquista!!!
Logo no primeiro km me encontro com o amigo "veinho" Neriovaldo Borges de São Paulo e o quase Comradeiro Fábio Machado, de Brasília.
Corri o tempo todo com Borges até a meia maratona, alternando corrida, fotos e muita conversa.






Depois me desgarrei um pouco e lá pelo km 30, já andando que só a "moléstia dos cachorros "  conheci um ícone nacional das corridas, o famoso Manoelzinho Mendes. Um cara simples, simpático e dono de um currículo de fazer inveja a todos nós corredores amadores ( bad water, BR 135, Ultra man do Hawai, etc). Um prazer muito grande fazer mais um amigo nas corridas.


Depois de me despedir do novo amigo, comecei a intercalar corrida com caminhada.
Amorim, estava lá atrás e Paulo Sampaio que tinha inventado de fazer 17 km antes da maratona, estavam fora da minha disputa particular. Agora eu só fazia as contas pra ser sub 4 horas, que é um resultado muito honroso para amadores, na minha humilde opinião.
Então comecei a fazer muitas contas e vi que conseguiria fácil.
Engano total, pois nos últimos 2 kms suei, lutei e... 4:00:05
Minha esperança seria esperar o resultado oficial, pois 5 segundinhos a menos me deixariam com mais uma maratona SUB 4 horas.
Depois de 2 dias de espera... 4:00:07 foi o meu tempo oficial.
Um pouco triste com o resultado, mas feliz com o aprendizado e agora mais sabedor do que nunca de cada corrida tem a sua particularidade e a sua história.
Resultado oficial

Depois da chegada uma foto com uma figuraça das corridas de longas distâncias, o curitibano José Luis Maida Júnior, que completara ali sua 129 corrida acima de 42 kms. 
Com José Luis Maida Jr
Com o amigo Osvaldo Poggi de Ribeirão Preto

Manoelzinho, Paulo, eu e Fábio

8 comentários:

  1. Júlio,
    Bom saber que o seu coração está firme e forte.
    Parabéns pela matéria na Revista O2. Você merece ser lembrado nacionalmente, já virou inspiração para muita gente.
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Júlio. Vc segue numa seqüência incrível. Vc me pediu e enviei lá no RANKING. O meu tempo. Abs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por uma maratona,pela saúde em dia,por tantos amigos feitos Brasil afora,por conhecer tantos lugares bonitos!!Vida muito longa para tudo isso!!

    ResponderExcluir
  4. Julinho, parabéns por mais uma Maratona. E que bom que saber que você tá se cuidando... É isso aí!
    Já tô louca pra lhe ver correndo de novo, e que bom que em julho tem a Maratona na Cidade Maravilhosa pra você correr e eu assistir, fotografar você e me emocionar.
    Beijos da irmã.
    Mônica Cordeiro

    ResponderExcluir
  5. Ei, que história é essa de matéria na Oz? Conta aí!
    E o Kinvara 3? Bom mesmo?
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Júlio! Você tem coração e pulmão privilegiados. Claro que todos precisamos cuidar deles e é bom saber que está tudo bem.
    Pareceu uma maratona divertida. Corredor acorjeano se cobra, mas acho que o tempo foi legal. Valeu também por compartilhar o aprendizado.
    Abraços,
    Marcos Gelinho.

    ResponderExcluir
  7. Menino, até andando tu faz tempo bom:)
    por uns quebradinhos não fez mais um sub4h... acho que a concorrência fez falta;)

    parabéns, Júlio, por toda essa animação, esse correr por gosto!
    você faz de cada prova uma festa, e isso contagia todo mundo!
    serve de inspiração pra gente;)

    te vi na O2:)

    um grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Sensacional. Parabéns Júlio.
    E porque ficar triste com o resultado? Sete segundos não dizem muita coisa. O importante é que você foi bem na prova. O tempo as vezes não dizem tudo.
    Abraço.

    PS: Vai pro RIO em julho?


    tutta/BALEIAS/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir