segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Maratona das Praias - Relato

Frase do dia:
"O rio corta a rocha não por causa de sua força, mas por causa de sua persistência. " Jim Watkins )



Missão cumprida!!! 
Completei a minha 17ª maratona oficial.
Uma maratona diferente de todas que já fiz até agora, pois o percurso é todo a beira mar, excetuando um pequeno trecho de transição entre as praias de Riviera de São lourenço e Itaguaré.
As dificuldades já começaram no voo para São Paulo. A saída às 2:32 da manhã, com escala em Belo Horizonte, onde dei somente alguns cochilos.
Depois o encontro com Hideaki e a viagem de ônibus para Bertioga.

Chegando na cidade fomos direto para o local de largada, e fomos objeto de curiosidades dos banhistas, já que os trajes abaixo estavam um pouco fora dos padrões habituais para um passeio a beira mar.

Por sorte nossa estava havendo na cidade um evento dos pescadores da região e comemos um camarão na moranga.


Já começamos a tomar uma cervejinha prévia a toda maratona e esticamos o passeio atravessando de balsa até a serra do Guaramu (?) no Guarujá.

Depois de mais cervejas, decidimos voltar para o hotel para descansar, pois no outro dia mais um desafio nos esperava.
Como estava muito cansado da viagem, fui rapidamente no encontro de massas e voltei para dormir.Fiz o check list completo: chip, gps, calção, camisa, e deixei pra decidir o calçado somente no dia da prova. Depois de uma noite de sono excelente, decidi que iria fazer minha estreia correndo descalço. Sabedor que seria um risco, pois o máximo que tinha corrido descalço tinha sido 15 kms, resolvi arriscar. Esta seria minha melhor oportunidade, pois talvez não tivesse outra chance de encontrar percurso como este.
Tive o enorme prazer de conhecer pessoalmente a grande ELIS. Nos vimos no café da manhã no hotel e na largada fui correndo pra registrar o momento da passagem de categoria de amigo virtual a amigo real.Conheci também o Daniel do Fanático por Maratonas



Esse é o paulistano Joel corredor e blogueiro que também fazia sua estreia correndo descalço na meia maratona

Aqui o encontro antes da largada com aos representantes Pernambucanos e os Marathon Maniacs Brasileiros.


E foi dada a largada.
Tentando fazer minha cabeça a aceitar que treino é treino e jogo é jogo, sai num ritmo de 5 min/km pra ver até onde aguentava. A prova em si me deixa muito motivado e mesmo com os péssimos últimos treinos, fechei os primeiros 10 kms em 47 minutos na companhia dos amigos paulistanos treinados por Branca, Herivelto e Beto que iria fazer a meia maratona. Os pés doiam um pouco quando sentia que estavam esquentando, ia refrescar na água do mar. Quando cheguei na bonita praia da Riviera, parei e fiz uma fotografia. Estava bem e ficava feliz quando algumas pessoas falavam: "ele está descalço!!!", "será que vai aguentar???".Saia sorrindo e desconfiado. Será que eu consigo terminar mesmo???



Completei a meia maratona em 1:48 minutos e logo no retorno encontro a Elis no meu calcanhar. Parei pra fotografá-la, mas com medo da ultrapassagem a foto ficou tremida.rsrsrsrs

A segunda metade foi bem mais difícil e nos últimos 7 kms sentia bastante os pés. Quando passava pelo público perguntava se tinha alguém descalço na minha frente. E gritava: Vou ser o campeão descalço!!! Ninguém entendia nada...
Fechei a maratona no bom tempo de 03:51:33.
Classificação sexo masculino
Classificação Geral: 37º de um total de 94 que concluiram a prova
Classificação por faixa etária: 8º de 20 concluintes

Depois o pódio "arrumado"


No final a comemoração regada a cerveja gelada dos dois campeões: Seu Edvaldo Caloi ( 52 anos), que foi o grande ganhador da maratona das Praias com incríveis 02:44 minutos e o ganhador descalço Júlio Cordeiro.


Depois da missão bem cumprida, fomos de carona de volta a capital com Guilherme Maio que nos levou a churrascaria novilho de prata pra repor as energias gastas.

Medalha do evento

15 comentários:

  1. oi, júlio!!!!

    que alegria conhecer você pessoalmente!

    parabéns pela sua 1ª maratona de pés descalços!!!
    lá era o melhor lugar pra estrear na modalidade;)
    e você arrasou no tempo!!!!

    achei a prova uma delícia!
    correr à beira-mar é muito bom, ainda mais com toda aquela extensão de areia batida!

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, "corredor descalço". Essa será a mais nova categoria das próximas maratonas. A medalha está linda. Gostei da foto no pódio.
    Grande abraço!
    Gilmar
    http://www.fotocorridagilmar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Julio, foi muito importante para mim te conhecer pessoalmente, pois tive a sensação que ao menos não faria m... sozinho ao correr descalço. Roubei sua foto e já a coloquei no meu blog, afinal, não é sempre que se corre descalço.
    Parabéns pela vitória! Pensar o grande trabalho que você teve para sair de Pernambuco a São Paulo e correr é realmente sensacional. Não é para qualquer um. Só os amantes da corrida mesmo. E aí ficou com alguma bolha?
    Forte abraço
    http://corredordisciplinado.blogspot.com/
    @JoelMaratonista

    ResponderExcluir
  4. Legal reencontrá-los, Júlio.
    Parabéns pelo excelente tempo!
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela excelente prova Julio, é, o que vc. quer vc. pode, essa é uma verdade que vc. vem comprovando a cada corrida. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Tinha que ser Sertanejo para correr literalmente com os pés no chão!!Parabéns,sempre mostrando garra,determinação e lidando bem demais com o desconhecido!!Abraços e rumo ao próximo desafio(Correr de costas,de lado,de uma perna só,de pé de pato....),como dizia Caetano Veloso: Impressionante a força que as coisas têm quando elas precisam acontecer; e outra é que o Homem é do tamanho do seu sonho !!Abs e muita saúde todo dia!!!

    ResponderExcluir
  7. Eita...depois desse tempão,já sei que vamos ter que engolir calados a firula do correr descalço...foi boa!Parabéns,talvez essa coisa de sem tênis tenha algum fundo de sentido...mas pode ser que o segredo não seja o tênis,mas sim o sem:sem tênis,sem treino,sem carboidrato,sem sexo...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!Valeu Caniço...Ju

    ResponderExcluir
  8. Legal Júlio a sua saga na Maratona das Praias e que legal que vc conheceu novos amigos e reviou os já conhecidos, cara tu e louco corre descalco...rsss...Agora vc precisa fazer a Ultra dos FN que fiz neste final de semana hein, ve se programa e venha correr ela ano que vem aqui no Rio.
    Parabéns pelo pódio.
    Bons treinos,

    JC

    ResponderExcluir
  9. Caro amigo. Brilhante. O mundo vive de novidades e você brilhou como o Joel. O gordão detonou descalço. Vou fazer umas brincadeiras descalço para ver como é. Você acha melhor do que de tênis? Tenho medo de me ferrar e atrapalhar as maratonas que venho fazendo de tênis e que está dando tudo certo. Mas gosto de novidade também e de te imitar também! Grande abraço. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  10. PArabéns, vc é um guerreiro de corrida, uma maratona descalço, é uma vitória...
    \o/ eeeeeeeeeeeeeee
    PARABÉNS!
    \o/simbora treinar
    \o/ simbora correr
    www.marlipalugan.blogspot.com
    Twitter:@marlipalugan

    ResponderExcluir
  11. Arrebentou nessa estréia descalço. Excelente relato e tempo de conclusão. Guerreirão!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Júlio, parabéns pela maratona!

    Corajoso correr a Comrades hein! Eu ter Completado a maratona já foi super vitória, imagina a Comrades!

    Você me seguiu um bom tempo na maratona, agora estou seguindo o seu blog! =)
    Bons treinos e vamos fazer sim uma revanche.. quem sabe na maratona de São Paulo!

    Abraços
    http://correr-ok.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. parabéns júlio correr uma maratona já é um grande desafio e correr descalço nem se fala. sua marca também foi muito boa !!! um abraço

    ResponderExcluir
  14. Num é que esse negócio de carmelita descalço deu certo!!kkkk Parabéns Júlio!! Já tô curiosa pra saber o que você vai inventar agora!!! bj

    ResponderExcluir
  15. Fala Julio!

    Meus parabéns! Completou uma maratona muito difícil, e de quebra a 17ª na sua trajetória!! Que venham muito mais para todos nós. Já estou seguindo o seu blog, que por sinal é muito bom, estou lendo os seus relatos! A Maratona das Praias foi a minha 5ª maratona, uma das mais difíceis, sem dúvida.

    Abração e bons treinos

    Daniel Gonçalves
    www.fanaticospormaratonas.blogspot.com

    ResponderExcluir