quarta-feira, 17 de março de 2010

Comrades 1

Frase do dia:
"Quem avança confiante na direção de seus sonhos e se empenha em viver a vida que imaginou para si encontra um sucesso inesperado em seu dia-a-dia."
(Henry Ford)


Faltam 73 dias para a COMRADES 2010 e toda semana vou mostrar aqui no blog um pouco da história, curiosidades, recordes desta grande corrida.

Como tudo começou

Provavelmente a maior ultra-maratona no mundo onde os atletas vêm de todo o mundo a combinar o músculo e tendão e força mental para vencer os cerca de 90 quilômetros entre as cidades de Pietermaritzburg e Durban, o evento deve o seu início com a visão de um homem, Vic Clapham, veterano da I Guerra Mundial.
Vic Clapham nasceu em Londres em 16 de novembro de 1886 e emigrou para a Colônia do Cabo na África do Sul, com seus pais.


Com a eclosão da Grande Guerra 1914-1918, Vic Clapham  lutou e marchou 1.700 milhas das savanas do leste da África


A dor, agonia, morte e sofrimento de seus companheiros presenciada durante aqueles dias terríveis deixou uma impressão duradoura sobre a batalha , especialmente a camaradagem gerada entre os homens a superar essas privações.
Assim, quando a paz foi declarada em 1918, Clapham sente que todos aqueles que haviam caído nessa guerra catastrófica deveriam ser lembrados e homenageados de uma maneira única, onde um indivíduo com fragilidades físicas poderiam ser postos à prova e vencer.


Clapham pediu permissão para organizar uma corrida de 56 milhas entre Pietermaritzburg e Durban, com o nome da Comrades Marathon e para se tornar um memorial vivo o espírito dos soldados da Grande Guerra

A primeira Comrades Marathon aconteceu no dia 24 de maio de 1921, com 34 corredores. Ele tem continuado desde então a cada ano, com exceção dos anos de guerra 1941-1945 e possui como característica a direção alternada a cada ano entre Pietermaritzburg e Durban, o chamado Up & Down.

A Comrades Marathon é um tesouro nacional e atrai milhares e atletas, espectadores e telespectadores a cada ano. As 12 horas da corrida são transmitidas ao vivo em cadeia nacional.

A Comrades Marathon 2010 será um "baixo para cima" a partir de a Câmara Municipal, em Pietermaritzburg, e terminando no Estádio do Sahara Kingsmead em Durban. A corrida é de aproximadamente 89 km (56 milhas).


6 comentários:

  1. Júlio, você vai realizar o sonho de muitos corredores. Força nos treinos!

    futuramaratonista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Com certeza estaremos na torcida por vc.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  3. Esse blog sempre nos ensinando um pouco das origens das corridas!!!Sonhos nasceram para serem realizados!!Força!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eita matuto sabido da peste!!!!
    Agora eu entendi a grandiosidade do desafio.
    É que foi criado por uma pessoa que nasceu em 16 de novembro, assim como eu!! kkkkkkk
    "vamosimbora" ao combate!!!

    ResponderExcluir
  5. hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

    ResponderExcluir
  6. Queremos ver vc lá na Comrades. Estamos todos torcendo pela sua recuperação.

    Sobre dores e recuperação tenho muito para contar.......

    ResponderExcluir