quarta-feira, 24 de março de 2010

COMRADES 2 - Medalhas

Frase do dia:
"É o sofrimento e só o sofrimento, que abre no homem a compreensão interior." Gandhi

A medalha de Comrades Marathon manteve-se fiel no tamanho e no design desde sua criação em 1921.
A medalha tem 29 milímetros de diâmetro e apresenta os nomes COMRADES MARATHON e 'Maritzburg - DURBAN' .No centro uma figura de Hermes ( Hermes (em grego: Ἑρμής) era, na mitologia grega, um dos deuses olímpicos, filho de Zeus e de Maia, e possuidor de vários atributos. Divindade muito antiga, já era cultuado na pré-história grega possivelmente como um deus da fertilidade, dos rebanhos, da magia, da divinação, das estradas e viagens) caminhando com os pés alados e capacete.
Parece que a figura de Hermes foi escolhido como o emblema da Comrades Marathon, com base em sua fama como o mensageiro dos deuses segundo a mitologia grega.


A PRIMEIRA MEDALHA

A primeira medalha foi concedida em 1921. Uma medalha de prata  foi concedida a todos os finalistas do evento até 1931.

MEDALHA DE OURO
1931 viu a introdução da medalha de ouro, atribuído aos 6 primeiros lugares

MEDALHA DE PRATA

Para todos os corredores que completarem a prova no sub 7hrs 30min.

Em 1980, por causa do alto custo do ouro e da prata, a qualidade das medalhas teve que ser revista.
As medalhas de ouro tornaram-se medalhas de prata esterlina banhado a ouro e as medalhas de prata passaram a ser prata plating over 'dourados da alta qualidade do metal ".


MEDALHA DE BRONZE

Para os corredores que completarem o percurso entre 9:00 e 11:00 horas

MEDALHA ROWAN BILL
2000, ano do milênio, viu a introdução de uma nova medalha, o ROWAN BILL para os que fizerem um tempo de 7hrs 30min a 00min sub 9hrs, uma medalha de bronze com um centro circundado por um anel de prata e nomeado  Bill Rowan o vencedor da primeira Camaradas, em 1921.
Seu tempo em 1921 foi de 8hrs 59min, portanto, quem ganhar um Rowan Bill teria completar o evento mais rápido do que o vencedor da primeira corrida.

MEDALHA DE COBRE CLAPHAM VIC

Uma medalha de cobre  foi introduzido em 2003 com a introdução da medalha CLAPHAM VIC para os acabamentos das 11hrs 00min de sub 12hrs 00min.
Isto coincide com o aumento da alocação de tempo para concluir o caso da sub sub 12hrs às 11hrs.

MEDALHA WALLY HAYWARD
A medalha  "Wally Hayward" - foi introduzida em 2007.
A Comrades Marathon Association queria honrar um dos maiores atletas da África do Sul, e ao mesmo tempo a reconhecer o excelente desempenho de atletas de elite.
Esta nova medalha é concedida àqueles  que completarem  a prova dentro de seis horas.
O falecido Wally Hayward foi uma dos maiores corredores da Comrades Marathon.

Suas sete medalhas incluem cinco vitórias, três deles quebrando o recorde.
Wally continua a ser a pessoa mais velha a terminar a corrida.
Ele ganhou a corrida pela primeira vez em sua primeira tentativa em 1930 com a idade de 21 (corredor mais jovem nessa fase).
Apenas vinte anos depois, concorreu novamente e ganhou-1950-1954, com exceção de 1952, quando ele escolher a melhor representar África do Sul com os Jogos Olímpicos de Verão de 1952 em Helsínque. Ele terminou em décimo na maratona olímpica.

Em 1951 e 1953 (primeiro atleta abaixo dos 6 horas), ele quebrou o recorde, e em 1954 ele tornou-se o homem mais velho a vencer a corrida com a idade de 45 (depois ultrapassado por Vladimir Kotov em 2004) .
Em 1988 voltou novamente a participar. 
Ele venceu a metade dos finalistas com o tempo de 9h44m.
Em 1989 ele terminou dramaticamente com apenas dois minutos para corte e aos 80 anos tornou-se o homem mais velho a completar a Comrades Marathon.
Ele nasceu e morreu em Joanesburgo.  
Ele morreu em 2006, poucos dias antes da anuais Wally Hayward Marathon.

Fonte: site da comrades

3 comentários:

  1. Muito bacana a história das medalhas! Quando vi a do Paulo no ano passado, puts, deu até tristeza pela relação tamanho/esforço. Depois dessa aula, é coisa fina mesmo. Vai buscar a sua cabra!

    ResponderExcluir
  2. Júlio, muito legal o post sobre a história das medalhas, logo, logo terá a medalha Julio Cordeiro, rsrrsrsrs. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. A diferenciação das medalhas dá um fôlego a mais pra gente tentar alcançar uma categoria acima, né? Mas eu ficaria feliz com qualquer uma delas, mesmo sabendo que a medalha tem o tamanho de uma moeda... confesso que quando vi uma medalha de um Comradeiro pela primeira vez fiquei meio decepcionado pelo tamanho; mas depois ficou claro pra mim que a maior conquista estava em nossas mentes e nossos corações, e que a medalha era perfeita, porque tradicional e única.

    ResponderExcluir