domingo, 19 de julho de 2009

42.195 metros X Forerruner GPS 305

Frase do dia:


"O que importa na vida não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!" [ Cora Coralina ]


Mesmo perdendo essa preciosidade com apenas 6 meses de uso e sem nenhum motivo aparente, sou fã incondicional do relógio forerruner 305 da Garmin. Comprei outro logo em seguida, na Maratona da Disney (sem garantia). Agora correr sem ele, é como se faltasse alguma coisa...


Já estou de olho no 310, uma evolução do 305. Bateria com 20 horas ( olha a COMRADES aí) e resistente a água (50 metros de profundidade).




Assim como criar um blog ele é um grande aliado tecnológico para os corredores amadores.


Fazendo um comparativo das 5 maratonas Brasileiras que participei este ano, houveram algumas distorções com a distância correta, os famosos 42.195 metros.

Fica uma pergunta no ar:
Os organizadores estão querendo aumentar os nossos limites, ou há imprecisão nesses GPS????


Maratona

Maratona de Florianópolis (19/04) Garmin 42.400 metros Diferença 205 metros


Maratona de Porto Alegre (24/05) Garmin 42.580 metros Diferença 385 metros


Maratona de São Paulo (31/05) Garmin 42.620 metros Diferença 425 metros


Maratona do rio de Janeiro (28/06) Garmin 43.090 metros Diferença 895 metros


Maratona de Brasília (12/07) Garmin 42.740 metros Diferença 545 metros

10 comentários:

  1. Logo na única maratona que eu corri é que a diferença foi maior (RJ), mata o véio, mata !!!!!
    Realmente está faltando uma coisa nos meus treinos e corridas, o meu 305 pifou às vésperas da maratona do RJ e eu estou aguardando que o meu filho traga um novo prá mim (310 ?) em agosto, haja ansiedade !!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Júlio. Ninguém errou para menos??!! Assim atrapalha quem tá querendo fazer tempo. Sou um escravo do meu simples cronômetro. Um dia, sairei para correr sem ele apenas para curtir.

    ResponderExcluir
  3. O que aconteceu que perdeu o aparelhinho? Extraviou ou ele deu problema? Eu tinha um também e ele foi roubado. Uma pena. Infelizmente, depois que acostumamos com sua marcação, fica difícil mesmo... Olha só, pelo que eu sei, ele tem uma margem de erro, que fica perto de até +/- 3% mas isso, daria 300m em 10K e 1200 em uma Maratona. Só que errando em "todas" as suas marcações para mais, o que seria quase que impossível!!! Acho que um erro de 895 metros, e sempre para mais, realmente é muito esquisito. Ainda bem que aqui em Curitiba, algumas provas que eu fiz, a km deu a menos, só que, pelo cronômetro, você logo nota que está correndo num ritmo acima do normal... O negócio é ir na média, acredito eu. Um abração Julio!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Julio:
    Eu tenho um 405 que ainda não usei! Rsrsrsrs. Eu IA usar quando tive que dar esta parada brusca! Bem, espero ainda estreá-lo! Rsrsrs. estou desde o ano passado ensaiando! Kkkk.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que esse erro a mais, se dá por causa da questão do tangenciamento. Como nós não somos robôs, dificilmente vamos fazer o "caminho mais eficiente possível", dentro de um percurso.

    Por mim, fico aliviado em saber que as nossas maratonas, principalmente a de Brasilia, não são mais curtas que os 42,195 Km

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o Hideaki. O percurso é aferido da forma mais eficiente, usando as tangentes. Se todas maratonas tivessem a blue line, e você corresse em cima dela, deveria dar a distância correta.

    ResponderExcluir
  7. Tava procirando justamente um ferquencimetro com gps pra comprar, ams tava vendo a linha polar. Bom oque esse teu, vou dar uma estudada nesses garmins!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Salve Julio belas provas !!! Conheci teu blog através do blog do Jorgemaratonista e a agora ultramaratonista show rsrs ... Muito boa sua pagina e sobre a pergunta acima minha opnão é que esses organizadores estão mais é afins de ganhar dinheiro kkk Ora acertam, ora erram e erram em diversos aspectos em uma prova. Bom, errar é humano !!!! Bons treinos amigo fique na paz...

    ResponderExcluir
  9. Ei, cadê a programação da Corrida de Tabira? Manda pra eu divulgar. Combinei com Lívia e mais umas amigas pra ir de bike, pode?
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Xará,
    Tbém sou fã do Garmin. Depois que a gente começa a correr com ele, fica viciado.

    Mas tem uma questão que deve influenciar nessa história: no Rio, o meu parou no km dentro do túnel e em São Conrado. E ele só foi contar esses kms qdo parei na chegada, aí ele arredondou alguma coisa, mas já não dava mais para confiar nesse cálculo... o meu marcou 42,07 km, 1km a menos que o teu.

    ResponderExcluir