sexta-feira, 10 de julho de 2009

Run Day

Frase do dia:
"Uma experiência nunca é um fracasso, pois sempre vem demonstrar algo. "(Thomas Edison)

Run Day - Maratona Brasília (Brasília - DF)

Data do Evento 12/07/2009

Local do Evento
Brasília - DF


Site da Prova http://www.mksesportes.com.br/
Organizador
MKS Sports
Informações gerais sobre o evento

Essa prova será realizada com 3 distâncias diferentes, assim podemos atender a todos os níveis de corredores.Será montado um percurso de 21 km onde teremos as seguintes provas : 8,5km, 21 km e 42 km.


Estrutura da prova :Tenda de hidratação a cada 3km, Banheiros Químicos a cada 3km.
Estrutura de chegada: Tenda de massagem,frutas,gatorade, guarda volumes, medalha de participação.

Características do percurso:

O percurso, realizado no Plano Piloto, sofreu algumas alterações na última edição depois de dois anos sem ser disputada.
Tem algumas subidas e passa pelos pontos famosos da capital do Brasil.
O grande adversário costuma ser o clima quente e seco, entretanto a última edição contou com a temperatura agradável de 24 graus. Água a cada 3 km.

Espero um grande número de participantes e uma boa organização para que a cada ano tenhamos mais maratonas no Brasil e uma em Recife organizada pela ACORJA.

PORQUE NOSSAS MARATONAS TÊM MENOS PARTICIPANTES QUE HÁ 25 ANOS???

Um dado chama a atenção na história das maratonas brasileiras. Em meados dos anos 80 uma das maratonas que acontecia no Rio teve mais de 6 mil concluintes. Hoje nossa prova de maior número de participantes, a de São Paulo, não alcança 2.500. Por que essa involução?
Para entender essa aparente contradição, considerando-se o crescimento da população e a "explosão" das corridas de rua nos últimos anos no país, é necessário voltar no tempo. Nos anos 80 as corridas no Brasil eram poucas e quase todas extremamente mal organizadas. A grande exceção era a Maratona do Rio promovida pelo Jornal do Brasil, que a realizava nos mesmos moldes do que melhor acontecia no exterior. O resultado dessa excelência era que os corredores brasileiros optavam por correr os 42 km, por falta de alternativas. Ou seja, quem queria fazer uma prova com ótima organização, só tinha uma alternativa: a Maratona do Rio.
Quando outras corridas de menor distância e bem organizadas começaram a aparecer, o óbvio aconteceu: grande parte dos corredores migrou para esses eventos, pela maior facilidade de participação. E essa reviravolta só se acentuou nos últimos anos, com o aparecimento de excelentes revezamentos, em que basta fazer 5 km para se "tornar um corredor".
Por outro lado, muitos poderiam lembrar que é conhecida a incrível sensação de completar uma maratona, nada parecido com o que se sente numa prova de 10 km ou mesmo numa meia. Sem dúvida, só quem já fez os 42 km sabe do que estamos falando, daí o grande sucesso que são as maratonas pelo mundo.
Na opinião da revista, isto não se repete no Brasil porque os organizadores não buscam melhorar as condições para os participantes. Lá fora, Estados Unidos e Europa notadamente, onde as maratonas são várias centenas, quase todas acontecem nas épocas de clima frio/ameno (março a maio e setembro a novembro),
Aqui as condições climáticas não são tão favoráveis (exceção para Porto Alegre, em maio, e eventualmente para São Paulo em maio/junho), então seria fundamental que as largadas acontecessem bem cedo, para minimizar um pouco a temperatura, que como se sabe é o principal adversário dos corredores de longa distância.
Enquanto não houver essa preocupação, continuaremos sendo um país em que boa parte dos maratonistas enfrenta o desafio dos 42 km apenas no exterior (vide as centenas de brasileiros em Nova York, Paris, Chicago, Berlim, Buenos Aires e agora também em Punta del Este).

Tomaz Lourenço - Revista Contra Relógio

Um comentário:

  1. Boa viagem, boa prova e boa confraternização com os amigos corredores de outros estados, para eles o meu abraço e quem sabe nos veremos na maratona de Curitiba em novembro.

    ResponderExcluir