quarta-feira, 15 de julho de 2009

De volta aos treinos

Frase do dia:

"Se o tempo é o mais caro, a perda de tempo é o maior dos desperdícios." [ Benjamin Franklin ]

Depois da difícil Maratona de Brasília, já estou de volta aos treinos.

Ontem corri 7 kms no parque da jaqueira em ritmo lento, somente pra dar uma relaxada na dolorida musculatura.

Hoje acordei às 4:30 da manhã (é muita secura!!!), e fui até a praia de Boa Viagem para o treinamento de areia fofa com a Acorja.
Fiz 10 kms em 1 hora e 06 minutos, intercalando areia fofa e areia dura.
É um treino muito forte e que exige muito, mas para os desafios que virão no futuro, tenho plena consciência que estou no caminho certo.

A preguiça de ter que acordar tão cedo é esquecida tão logo encontro os amigos da Acorja e vemos o sol nascer na bela praia de Boa Viagem. Imperdível!!!




Informações adicionais


Andar fortalece e modela as pernas, tonifica bumbum e barriga, ativa a circulação e aprimora a capacidade cardiovascular e respiratória. Até aí, nada de novo. Porém, quando você opta por praticar a caminhada na areia, acaba acrescentando intensidade ao exercício e sai ganhando em benefícios. “Nessa superfície chega-se a gastar 2 vezes mais energia do que na esteira ou no asfalto, porque o terreno oferece resistência extra”, destaca o professor Ronaldo Rumão, da academia Fit Arena (SP).

Coxas, panturrilhas e bumbum são as partes mais solicitadas durante o treino na areia. Quando a praia escolhida é de areia fofa, então, dá-lhe também esforço abdominal, a fim de manter o equilíbrio diante das irregularidades do pavimento e da dificuldade de deslocamento.
Todo cuidado é pouco.


Mario Sérgio Andrade Silva, diretor técnico da assessoria esportiva Run & Fun (SP), alerta para o perigo de encarar a caminhada na areia como um relaxamento. “É mais agradável do que andar na academia ou na rua, mas também mais pesado, pois oferece sobrecarga. Por isso é importante estar condicionada, seguir um programa de treinamento de acordo com o seu preparo físico e ir com calma”, diz.


Uma dica é alternar terreno duro num dia e fofo no outro, para não desgastar demais a musculatura e passar o dia seguinte dolorida. Antes de começar, atenção ao circuito: nas praias de terreno inclinado o ideal é procurar um trecho plano, geralmente afastado do mar. Já na areia fofa, os desníveis no solo são um prato cheio para torções e incidentes no percurso. Tênis próprio para caminhada, principalmente quando for andar em terreno duro, é indispensável para evitar acidentes ao pisar em pedras, espinhos, conchas pontiagudas ou pedaços de vidro. Fora isso, o calçado ameniza a sobrecarga nos joelhos, tornozelos e coluna, protege contra a alta temperatura e impede a formação de bolhas pelo atrito do pé com o solo.


4 comentários:

  1. Dá-lhe Julião!! Tá pegando forte hein amigão... Parabéns!! Acordando cedo, treinando na areia... Assim ninguém te segura... Um abração e bons treinos!! Tuco

    ResponderExcluir
  2. Como te falei antes, importante fazer também a musculação...
    Abraços
    Alberto Peixoto
    http://overrunning.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Vieram treinar em boa viagem e esqueceram a amiga solitária de boa viagem para acompanhá-los nos treinos... Que pena!
    Sílvia Matos
    silvinhamatos@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. ok, inveja, inveja, inveja. Pô, treinar na praia...

    Nishi.

    (obs: espero agradecimentos pela vitória sobre o Sport...)

    ResponderExcluir